Você certamente já ouviu falar do camurça, mas talvez não saiba exatamente o que é. Camurça, na verdade, é um animal da família caprínea que acabou doando o seu nome ao tipo de material que conhecemos que compõe diversas peças da moda masculina e feminina.

Então, sim, a camurça é um tipo de couro. Mas, não, não é apenas desse animal, porque o termo acabou se generalizando para a pele curtida de qualquer animal. A diferença do couro de camurça para o couro liso é que o material em questão é feito com a parte interna do couro dos animais e tem um aspecto mais felpudinho.

A gente sabe que há diversas peças do universo masculino produzidas em camurça, entre elas as botas. E as botas de camurça são super estilosas e elegantes. Há botas de camurça de vários modelos, mas hoje a nossa conversa vai ser sobre dois modelos específicos: Desert Boot e Chelsea Boot.

DA INFORMALIDADE À FORMALIDADE

O couro camurça sempre vai trazer mais casualidade para a bota quando comparado ao couro liso, mas isso não significa que não há botas de camurça com uma proposta mais formal. Há sim.

Um componente da bota que vai jogar a peça para a formalidade ou informalidade é o seu solado. Um solado de couro e liso vai trazer elegância – portanto, formalidade – para a peça. Já um solado de borracha vai agregar casualidade. Ainda mais se esse solado for tratorado (com aqueles relevos que favorecem a aderência, sabe?).

Outro tipo de solado que agrega bastante informalidade e muito estilo é o solado crepe, que é um tipo de borracha clara com aspecto enrugado. Esse solado é bastante interessante para as botas de camurça.

Outro detalhe importante para a bota ser mais social é o seu “shape”. Quanto mais fina for a bota, literalmente, mais uma proposta social ela vai entregar. Quanto mais robusta, encorpada, mais casual. Percebe-se bastante essa característica na região do bico. Então repare se o bico da sua Chelsea ou Desert é mais fino ou mais grosso.

AS DIVERSAS CORES

Uma característica muito interessante das botas de camurça, ao contrário das de couro liso, são as várias colorações que elas oferecem. Podemos encontrar botas de camurça cinza, marrom claro, marrom escuro, areia, preta, azul e até mesmo verde. Há uma diversidade bem grande de cores mesmo.

Nesse quesito é importante considerar que quanto mais diferente for a cor para uma bota, mais despojada ela será, além de imprimir bastante personalidade para o visual. Agora, quanto mais sóbria for a cor, mais séria a bota será. Considere, então, que as botas pretas e marrons mais escuras são aquelas que oferecem as cores mais neutras. Todas as outras cores já vão trazer uma diferenciação forte.

Somando todos os pontos apresentados, a gente pode concluir que a bota de camurça mais formal que podemos encontrar é uma preta, com solado de couro e fina. Esse modelo dá para usar até mesmo com um costume. É claro que a bota junto de um costume será um elemento de descontração, porque por mais formal que ela seja, nunca chegará no grau de formalidade de um sapato social, sacou?

Em contrapartida, as botas mais informais serão as coloridas com solado crepe. Mas mesmo nesse caso, se você escolher uma bota com um shape fino ela vai carregar um DNA elegante, como é o caso dessas que eu estou vestindo nesses visuais, que são coloridas, têm solado crepe, mas não deixam de passar um ar elegante-casual.

Agora, se a bota de camurça for um pouco mais encorpada, aí já vai trazer mais rusticidade. No caso da Desert boot é uma opção bem legal para agregar essa característica rústica. Já no caso da Chelsea é bom tomar cuidado, porque uma bota Chelsea de camurça encorpada pode se assemelhar bastante a uma botina dessas de trabalhar no campo, e provavelmente não é essa ideia que você quer passar.

ARTIGO EM PARCERIA COM GIANNO

A Gianno oferece muitas alternativas de botas estilosas para você, com uma pegada bem elegante e de diversos modelos, da Oxford ao coturno. Visite o site www.gianno.com.br para saber mais e não deixe de acompanhar o perfil da @giannooficial no Instagram para ficar por dentro das novidades da marca!