Como usar jaqueta jeans masculina

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Vídeos

A jaqueta jeans é uma peça atemporal da moda masculina, o que significa que você vestirá hoje e daqui a 50 anos com muito estilo. E esse é um item do armário masculino que já tem mais de um século de vida. Na verdade, a sua origem — assim como a origem de várias outras peças de vestuário — não está ligada à moda: ela surgiu com finalidades práticas para ajudar trabalhadores americanos do campo no final do século XIX. Depois, no começo do século XX, ficou famosa entre os cowboys do oeste americano antes de ganhar popularidade como uma peça fashion, o que só veio acontecer em meados desse mesmo século. Isso porque famosos das mais diversas áreas passaram a adotar a jaqueta jeans, do cinema à música.

Uma característica importante da jaqueta jeans, nesse momento que ela passou a se popularizar como um item de moda, é que as pessoas que começaram a vesti-la tinham uma característica rebelde e isso não morreu lá nos anos 60, mas acompanha a peça até hoje. Então por mais que a jaqueta jeans tenha se popularizado e hoje é utilizada pelas pessoas nas mais variadas ocasiões — até mesmo situações mais formais –, não podemos esquecer que quando colocamos uma no corpo estamos, de certa forma, incorporando esse ar rebelde que ela carrega em seu DNA.

TRUCKER, A VERDADEIRA JAQUETA JEANS

Hoje em dia “jaqueta jeans” e “jaqueta Trucker” são sinônimos — mas não são a mesma coisa. O “jeans” diz respeito ao tecido, o “Trucker” ao modelo. Isso significa que existem outros modelos de jaqueta jeans, assim como existem jaquetas Truckers de outros tecidos (são famosas em sarja também).

Mas, de fato, apesar do primeiro modelo das jaquetas jeans não ser a Trucker, foi nesse formato que ela se popularizou no universo fashion. Trata-se daquele modelo que tem os dois bolsos na altura do peito (bolsos com detalhes em V), duas faixas que descem afinando dos bolsos até a barra, fechamento em botões metálicos e um ajuste discreto na parte de trás da barra. Basicamente é isso.

E uma coisa interessante na jaqueta jeans Trucker é que ela tem uma modelagem ligeiramente curta em relação a outras jaquetas. Então é normal, por exemplo, você vestir essa peça e a sua camiseta ou camisa ficar mais comprida, aparecendo por baixo da barra da jaqueta. Fique tranquilo que isso não está errado, ok?

Então se você quer uma jaqueta jeans com cara de jaqueta jeans, já sabe, escolha o modelo Trucker — até porque terá certa dificuldade em achar jaqueta jeans em outro modelo.

A VERSATILIDADE DA JAQUETA JEANS

O bom dessa peça é que ela é bastante versátil. É claro que o grau dessa versatilidade vai depender das características da sua peça: quanto menos detalhes mais versátil e quanto mais detalhes como rasgos, lavagens criativas, cortes audaciosos, menos versátil — contudo, mais personalidade imprime no seu estilo.

Logo, se você escolher uma jaqueta jeans mais discreta pode usar em ambiente bastante casuais como um churrasco, um passeio no shopping, como em uma situação que pede um pouco mais de formalidade, uma festa mais séria, um jantar romântico. É claro que nessas circunstâncias mais formais será preciso que você combine a sua jaqueta jeans com peças mais sérias. Então procure vestir uma camisa, uma calça chino, um sapato casual ou uma bota social, e por aí vai.

DETALHES ATUAIS

Hoje em dia as jaquetas jeans mantêm as características da Trucker mencionadas acima, contudo, com o tempo as marcas vão oferecendo pequenas alterações. E um acréscimo que a gente vê com frequência hoje em dia é uma gola ou um capuz destacável. No caso dessas jaquetas da Damyller que vocês estão vendo, é possível escolher um modelo que oferece uma gola de “pêlo” e outra que tem um capuz de moletom. Isso é bem legal porque em uma mesma peça você consegue ter propostas diferentes, o que a torna ainda mais versátil.

CONCLUSÃO

Sim, é bem interessante você ter uma jaqueta jeans no armário. Não se esqueça: ela é muito versátil. Você consegue combinar com calça jeans (aliás, a Damyller também tem um monte de calça jeans para você), calça de sarja, calça chino e até calça de alfaiataria ou jogger, dependendo do seu estilo e da ocasião. Também dá para combinar com qualquer tipo de camiseta, mesmo as estampadas, com camisa social e casual e até mesmo sobrepondo uma peça mais pesada, como um suéter ou um moletom. Em relação aos pés, sneakers dos mais variados, botas rústicas, casuais ou sociais e sapatos casuais e sociais combinam perfeitamente com a peça. E até com acessórios dá para combinar a jaqueta jeans, dos bonés aos cintos, das carteiras às gravatas.

Portanto, é uma peça perfeita para um armário cápsula e atemporal. Aí vai da sua criatividade as possibilidades de combinação.

Post produzido em parceria com Damyller.