fbpx
tricot

Como usar tricot com estilo neste inverno?

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Quando chega o inverno, o tricot é um dos melhores amigos do homem. (Ou “tricô”, como algumas pessoas preferem escrever, as duas opções são válidas.)

Além de nos manter quentinhos, ele traz muita personalidade ao look. No texto de hoje, vamos conhecer os principais modelos de tricot masculino, com dicas de como usá-lo com outras peças

O QUE É UM TRICOT?

Antes de mais nada, o que seria um tricot exatamente? Essa é uma técnica de entrelaçamento de fios, que tradicionalmente utiliza lã (ou alguma outra fibra têxtil) para a criação de peças com textura, elasticidade e maciez.

O tricot é muito utilizado na fabricação de sweaters, uma blusa de manga longa, fechada frontalmente, para usar em dias frios.

TIPOS DE SWEATER

Assim como existem diferentes golas de camiseta, no caso do sweater de tricot é a mesma coisa.

As versões mais clássicas são (i) a gola careca, tradicionalmente chamada de redonda, (ii) a gola “V” e (iii) uma espécie de híbrido entre as duas, sendo redonda, mas com uma costura triangular logo abaixo dela.

Existem também modelos de gola alta fechada (conhecido como “rolê”) ou com fechamento em zíper na gola.

Quando o tricot é aberto na frente, ele recebe o nome de cardigan. Por tradição, o cardigan é fechado com botões, mas existem modelos de zíper também. E outra variação famosa do tricot é o pulôver, que seria um sweater fechado sem as mangas.

COLARINHO DA POLO E DA CAMISA: DEIXAR DENTRO OU FORA?

Ao usar um sweater com polo ou camisa — uma combinação bastante clássica –, o recomendado é manter o colarinho por dentro do tricot. Isso deixa o visual mais harmônico e atual do que colocar o colarinho para fora.

Esta segunda opção não chega a ser necessariamente um erro. Houve momentos do século passado em que se usou assim. Mas o colarinho para dentro é uma opção mais atemporal, especialmente quando estamos com um tricot de gola redonda.

tricot
O Bond atual (Daniel Craig) na capa da revista “Esquire” e o Bond dos anos 1990 (Pierce Brosnan) em “Goldeneye”: ambos de sweater, mas usando o colarinho da camisa de uma maneira diferente

COMO USAR COM CAMISETA

Quando você usa uma undershirt por baixo da camisa social, não gosta que ela apareça por trás, correto? O mesmo serve para o sweater. Por isso, quando você estiver de camiseta, o ideal é apostar num sweater de gola redonda.

E quanto ao sweater de gola “V”? Melhor usá-lo com camisa social ou polo, já que o colarinho vai proporcionar uma harmonia maior ao look.

tricot
Os atores Idris Elba (esquerda) e Tom Hanks (direita) em eventos: a camiseta aparecendo por trás do sweater tira a harmonia do visual

AS CORES CLÁSSICAS

Sendo o tricot uma peça indicada para o outono/inverno, cores menos brilhantes são as melhores opções para ele. Preto, azul marinho e cinza são escolhas infalíveis. Se você quiser variar, vinho, marrom e bege também trazem muito estilo ao look.

ONDE COMPRAR UM TRICOT ESTILOSO?

A Aramis, parceira do El Hombre na produção deste conteúdo especial, está com uma coleção linda de tricots, com várias opções de cores, modelos e padronagens.

Visite www.aramis.com.br para pedir o seu ;)