Como utilizar as redes sociais a seu favor no trabalho

De segunda a sexta, das 9h às 18h, você é um profissional exemplar: honesto, ético, ponderado, culto, refinado, comprometido. Enfim, admirado e respeitado pelos colegas.

Após as 18h tudo muda. Esse profissional é deixado de lado e você relaxa dessa máscara corporativa que lhe obrigam a usar. E do trabalho você vai direto para o bar, se entrega a bebida, utiliza um palavreado nada adequado, mas aceitável naquele ambiente.

E já que a tensão do horário comercial foi deixada no trabalho, então você extravasa: fala alto, fala errado, arruma briga, faz questão de provar que gosta de beber. Ou seja, duas pessoas distintas que se apresentam de acordo com o contexto.

Pode parecer absurdo o relato acima, mas é exatamente assim que muitas pessoas exibem as suas vidas nas redes sociais. Preservam-se no trabalho, mas escancaram o seu lado B na web. Exibição de excesso de bebida; fotos inapropriadas; desabafos sobre o seu relacionamento conturbado; compartilhamento de conteúdos impróprios que demonstram todo o seu caráter duvidoso. Enfim, um festival de mau gosto e imaturidade.

O seu perfil nas redes sociais é apenas uma extensão de você em um ambiente virtual. Imagine o seu chefe ou o seu liderado presenciando o seu comportamento no exemplo bizarro que dei acima. Como você se sentiria? Você acreditaria que o respeito por você seria o mesmo?

E o que muda quando esse comportamento é demonstrado nas redes sociais? Absolutamente nada! Portanto, compreenda que, nos tempos atuais, as redes sociais também contribuem para a formação da sua reputação. Logo, utilize esse poder virtual a seu favor.

shutterstock_157266884

 

Algumas dicas podem lhe ajudar:

1# Você é o que você compartilha: Se as redes sociais ajudam a formar a imagem que eu tenho de você, a sua timeline diz muito a seu respeito. Seja cuidadoso com a qualidade e quantidade de informações que compartilha.

2# Seja fonte de informação: Na era da conectividade, vence aquele que compartilhar mais conhecimento de forma adequada. As redes sociais são uma grande ferramenta para tornar a sua imagem mais admirada. Compartilhe informações, curiosidades, deixe as pessoas instigadas por aquilo que você faz e naturalmente o valorizarão.

3# Se posicione como uma pessoa influente: As pessoas valorizam quem se cuida em todos os aspectos, desde a sua aparência até o seu caráter. Quanto mais fortalecida for a sua imagem, quanto mais credibilidade transmitir, mais chances de conquistar um grande ciclo de relacionamentos você terá. Entenda, as pessoas querem ficar perto de pessoas que transmitem uma energia positiva, que exalam o bem, que têm cultura. Seja conhecido pelo seu profissionalismo, positivismo, seriedade e principalmente, caráter.

4# Tenha opinião: É muito bom seguir pessoas que lutam por uma causa, que defendem ideias, projetos e ideologias, mas nada de fanatismo. Não entre em discussões desnecessárias e jamais desrespeite ou ignore pessoas com opiniões divergentes. Os debates inteligentes e respeitosos enobrecem a sua reputação.

Por favor, não compreenda as minhas palavras como um encorajamento para que você crie um personagem para as redes sociais. Estou dizendo apenas para que você demonstre o seu melhor para as pessoas. Tenho certeza que tem muita coisa boa ai para compartilhar e as pessoas precisam de boas notícias.

Seja exemplo disso e será seguido nas redes sociais e no mundo analógico também!