fbpx
Futebol

Conheça os maiores clássicos do Futebol Brasileiro

Como nos esportes americanos e futebol inglês, os times de futebol do Brasil tem suas rivalidades estabelecidas, principalmente por regiões em que estão presentes. E não se engane ao achar que ficamos pra trás neste quesito.

As rivalidades do futebol Brasileiro estão entre as maiores em todo o mundo, fornecendo cenas e shows incríveis por parte das torcidas nos estádios, como também cenas lamentáveis – como brigas entre torcidas rivais. Neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre a história de 4 dos principais clássicos do futebol Brasileiro, desde grandes figuras presentes e consagradas, quanto grandes espetáculos já proporcionados pelos respectivos times de futebol. Confira!

QUAIS SÃO OS MAIORES CLÁSSICOS DO FUTEBOL NO BRASIL?

Vamos voltar um pouquinho na história e conhecer mais a fundo as grandes rivalidades no Brasil. E já de início, trazemos o tão badalado clássico carioca que movimenta multidões, mobilizando milhões de pessoas no Rio de Janeiro – de acordo com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ):

FLAMENGO X FLUMINENSE: O Fla-Flu é considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro desde 2012 e é o clássico mais conhecido do país. O primeiro duelo entre os rivais foi em 1912, e já foram disputados mais de 400 jogos entre eles. Recentemente, o Flamengo tem levado a melhor ao contar com times e orçamentos bilionários, estando sempre presente nas disputas de títulos nacionais e continentais. Porém o Flu não fica pra trás. Sua torcida já foi protagonista de espetáculos incríveis, como o show de pó de arroz nas arquibancadas. Grandes figuras já passaram por este clássico como Zico, Romário até estrelas mais recentes, como Fred e Gabigol.

CORINTHIANS X PALMEIRAS: O Derby Paulista é uma das maiores rivalidades do Brasil e do mundo. O confronto entre os alvinegros e os alviverdes começou em 1917 e já teve mais de 350 partidas, com muita emoção, polêmica e títulos em jogo. Este é um clássico que também já disponibilizou diversos shows nas arquibancadas, porém também é conhecido pela violência das suas torcidas nos arredores do estádio e ruas de São Paulo. Grandes figuras já marcaram este confronto, como Edmundo, Marcelinho Carioca, Socrates e recentemente, Emerson Sheik e Dudu.

GRÊMIO X INTERNACIONAL: O Gre-Nal é o clássico que divide Porto Alegre e todo o Rio Grande do Sul. A rivalidade entre os tricolores e os colorados começou em 1909 e já teve mais de 400 edições, com muita disputa, provocação e paixão. Apesar de não apresentarem as maiores torcidas do país, o Gre-Nal é considerado uma das maiores rivalidades do Brasil por polarizar a região sul do pais. E histórias e figuras é o que não faltam: Renato Gaúcho e Falcão encabeçam a lista de ídolos das torcidas do Grêmio e Internacional, respectivamente. Se engana ao pensar que existem apenas ídolos do passado. Jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato, D’Alessandro entre outros marcaram seus nomes na história recente do Gre-Nal. E os torcedores do Inter que me desculpem, mas recentemente o Grêmio tem dado um trabalho e tanto para o Inter nos clássicos entre os dois times.

ATLÉTICO MINEIRO X CRUZEIRO: Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre o clássico mineiro que é uma das maiores ferrenhas rivalidades do futebol brasileiro. O duelo entre o Galo e a Raposa começou em 1921 e já teve mais de 500 jogos, com muitas glórias e conquistas para ambos os lados. Como na região sul, o clássico entre os times de Minas Gerais figuram entre os principais confrontos no futebol mundial. A rivalidade entre os times vem de longe, com Dada, Nelinho, Tostão, Alex e até Ronaldinho Gaúcho já tendo marcado seus respectivos nomes na história do clássico mineiro. Há quem diga que o Atlético vive um melhor momento na atualidade, mas fato é que o volume de conquistas do Cruzeiro desequilibra o clássico mineiro.

MUITO MAIS DO QUE UM SIMPLES JOGO

Os maiores clássicos do futebol brasileiro são mais do que simples jogos. São confrontos que envolvem história, tradição, rivalidade e paixão. Cada um deles tem suas peculiaridades, seus personagens, seus momentos marcantes. São disputas que mobilizam torcedores, mídia e sociedade. São espetáculos que fazem parte da cultura e da identidade do nosso país. São, enfim, expressões máximas do futebol brasileiro.