Cn5LIxoJKd0

E aí, senhores, @pedronog na área! Hoje vou dar alguns conselhos sobre como preservar as suas finanças durante essa crise do coronavírus. A estimativa é de que a doença cause um prejuízo de US$ 1 trilhão à economia mundial, segundo a “Organização das Nações Unida”. Pois é, senhores.

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, já afirmou que as coisas só devem começar a melhorar no Brasil por volta de agosto ou setembro. Então ainda teremos uns 3 ou 4 meses de duríssima batalha pela frente — e não apenas do ponto de vista da saúde, mas também das finanças pessoais. Isso porque a economia estará estagnada. Ou, melhor dizendo, em recessão. As estimativas do mercado é de que o PIB no país recue 4,4% em 2020.

Posto isso, o que podemos fazer para preservar o nosso equilíbrio financeiro neste período de vacas magras? Eis algumas ideias.

ECONOMIZAR DINHEIRO

1# REDUZIR GASTOS: Este é um momento de focar nos gastos essenciais. Alimento, saúde, contas básicas, etc. Deixe para trocar de celular ou comprar um novo sneaker depois que a crise passar.

2# ENTRETENIMENTO GRATUITO: Claro, não dá para cortar todas as formas de entretenimento, senão você vai enlouquecer durante a quarentena. Mas há várias opções de diversão de baixo custo ou, até mesmo, gratuitas. A Amazon, por exemplo, disponibilizou vários livros de graça. O Globoplay liberou uma parte de seu conteúdo de filmes/séries para não-assinantes. E há vários outros casos assim na internet.

3# APRENDER A COZINHAR: Se você comer apenas via delivery durante toda a quarentena, seu dinheiro vai evaporar. Esse é um ótimo momento para aprender a cozinhar, inclusive para ajudar a sua família nas tarefas de casa.

MANUTENÇÃO DA RENDA

4# FREELAS: Para levantar um dinheiro extra, fazer freelas é uma boa ideia. Esses são trabalhos pontuais e específicos, de curto prazo, que as empresas contratam profissionais de fora para fazer. Busque por oportunidades que você pode fazer de casa, de preferência, para não se expor ao coronavírus. Alguns sites para procurar freelas são:

5# CURSOS GRATUITOS: Se você não encontrou nenhum freela, talvez esteja precisando desenvolver as suas competências profissionais. A boa notícia? Tem vários sites com cursos online e gratuitos, nos quais você pode aprender diversas habilidades importantes para a carreira. Eis alguns deles:

6# TRABALHO COM FOCO NO HOME OFFICE: Muitas empresas estão adotante o sistema de home office para seus colaboradores. Não confunda “quarentena” com “férias”. Continue trabalhando com foco mesmo de casa. Seja proativo. Isso vai ajudar sua empresa a enfrentar a crise; e você também vai se destacar na equipe, o que pode render a você uma promoção no futuro, quando a epidemia passar.

7# FORTALECER A CULTURA DIGITAL: Por fim, se você tem um negócio próprio ou é um profissional autônomo, está na hora de fortalecer a sua cultura digital ao máximo. Exemplos? Se você tem um comércio, vá com tudo para as redes sociais e vendas via WhatsApp. Se você possui um consultório, comece a fazer o atendimento por videoconferência. E assim por diante.