corte de cabelo masculino

Cortes de cabelo masculino valorizam o melhor do homem

Os cortes de cabelo masculino são todos iguais? Melhor não cair nessa pegadinha. É verdade que alguns deles são bastante parecidos, mas os detalhes sempre vão fazer a diferença entre uma escolha que valoriza ou não aquilo que você tem de melhor. Neste texto, reunimos dicas para ajudar a identificar o seu estilo e encontrar aquele corte de cabelo de respeito.

Cortes de cabelo masculino: como é o seu estilo?

Antes de começarmos, vale uma provocação: se alguém perguntasse agora, você saberia dizer qual é o seu estilo? A simples escolha de deixar o seu corte de cabelo mais comprido ou mais curto já diz muito sobre ele.

Claro que a definição também tem tudo a ver com a sua personalidade, o seu momento, os lugares que você frequenta e as pessoas com quem anda. Ou seja, não estamos falando de algo exatamente estático.

Outra dica para entender melhor o seu estilo é olhar para as roupas que mais tem usado ao longo dos últimos meses. Buscar referências também pode ser uma boa ideia – não custa dar uma olhada no Instagram daqueles famosos com quem você se identifica.

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM CORTE MASCULINO

Ter um bom corte de cabelo ajuda a reforçar e valorizar quem você é. Tanto em termos pessoais quanto profissionais, ele pode fazer a diferença – motivos para isso não faltam, como vamos ver em seguida.

Harmoniza com você

Um corte de cabelo masculino que combina com os seus traços e reflete o seu estilo vai garantir aquela harmonia na aparência e mais confiança nas atitudes. Afinal, de nada adianta adotar o corte do momento se ele não tem nada a ver com quem você é e com a maneira como as pessoas o identificam. Ele pode até mesmo funcionar como uma marca registrada sua.

Disfarça imperfeições

Quem não tem aquele detalhe que não curte no próprio rosto? Além de valorizar os seus melhores traços, o corte de cabelo certo pode ajudar a disfarçar as imperfeições. Ao mesmo tempo, ele também ajuda a dar a sensação de um rosto mais alongado ou mais largo, de acordo com a sua intenção.

Melhora a autoestima

Vamos combinar uma coisa: não são só as mulheres que melhoram a autoestima depois de um bom corte. Prova disso é o aumento na procura por serviços e produtos especializados em barba e cabelo para homens. Essa é uma escolha inteligente, vale dizer.

Mesmo que a aparência não seja tudo, ela influencia, e muito, no humor e no aumento da confiança – ou mesmo na ausência dela. Então, sem constrangimentos em manter uma rotina de autocuidado, ok?

Passa uma boa impressão aos outros

Especialmente no trabalho, manter o corte de cabelo em dia passa a mensagem de que você é um profissional organizado e atento aos detalhes. Se o assunto for entrevista de emprego, então, nem se fala. Do jeito que o mercado atual está concorrido, recrutadores podem avaliar sua personalidade e comportamento conforme a escolha do corte.

E na hora da conquista? Nem seria preciso dizer, mas não custa lembrar: manter o cabelo bem cuidado melhora o seu visual e ajuda a mostrar todo o seu estilo.

Modelos de barba valorizam o corte

Se você está se perguntando por que vamos falar sobre modelos de barba em um artigo sobre cortes de cabelo masculino, vai perceber que a resposta é simples: eles se complementam. Quando pensados separadamente, o resultado pode ser a falta de harmonia e até mesmo um visual estranho.

Sabe aquele dito de que a barba é a maquiagem do homem? Pois é, não ignore. Seja rala ou volumosa, a barba ajuda a delinear o rosto e pode ser um elemento para rejuvenescer ou envelhecer.

Basta olhar duas fotos bem diferentes do Alisson Becker, atual goleiro do Liverpool e da seleção brasileira, para entender do que estamos falando.

Para escolher o melhor modelo de barba, é importante avaliar outros detalhes, além da harmonização com o corte de cabelo, como formato do rosto, as características naturais do seus pelos e mesmo a personalidade.

No caso do Alisson, que possui um formato mais triangular, com queixo proeminente, a barba mais espessa nas laterais ajuda a dar a sensação de equilíbrio.

Já para quem tem rosto redondo, o ideal é buscar um estilo lenhador, que alongue as linhas. Para o rosto quadrado, dois cortes costumam funcionar bem: a barba mais cerrada, no estilo “por fazer”, ou aquela mais cheia na metade inferior.

Então, qual combina mais com você?

Tendências em cortes masculinos para 2020

Além de todas as dicas, não poderíamos deixar de falar sobre tendências. Então, que tal algumas dicas de cortes de cabelo masculino que estão em alta para 2020? Já dá para se inspirar e escolher o seu. Confira!

Peaky Blinders Hairstyle

A série, produzida pela BBC, tem arrebatado fãs no Brasil. Além disso, traz cortes clássicos e militares que têm servido de inspiração para muita gente. Um exemplo é o personagem principal da série, Tommy Shelby (interpretado por Cillian Murphy), que traz um corte raspado nas laterais e com volume no topo, além de uma leve texturização. Pena que, na construção do personagem, a barba acabou ficando de fora. Mas dá uma olhada no corte para ver se combina com seu estilo:

Franja curta

Sem muito volume e com uma franja que vai até, no máximo, o meio da testa. Essa tendência é ideal para quem não gosta de ter muito trabalho e aposta na praticidade como principal atributo. É o caso do corte do Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol, que é atacante do Flamengo.

Escovado para trás

Outro jogador de futebol (agora ex) que costuma ditar tendências quando o assunto é corte de cabelo é o inglês David Beckham. Um dos mais copiados e sempre em alta é aquele com fios mais longos, especialmente no topo da cabeça, e escovados todos para trás, como mostra a imagem.

Crew cut

Com inspiração militar, esse modelo traz as laterais mais raspadas – seja com ou sem fade – e um leve volume no topo da cabeça. Mais uma opção para quem preza pela praticidade. Para continuar no ambiente do futebol, quem já adotou o corte em 2020 foi Paolo Guerrero, atacante do Internacional e da seleção peruana.

Blowout

Além do corte, em si, a forma de pentear também é central neste corte. A ideia é realmente parecer que o cabelo foi assoprado. Por isso, ele é moldado para ficar para trás, mas não colado na cabeça, como mostra a foto do cantor canadense The Weeknd.

Qual vai ser o seu corte?

Depois de todas as dicas, está pronto para renovar o seu corte de cabelo? Como deu para ver no texto, motivos não faltam para manter ele sempre em dia. Só não deixe de pensar no conjunto da obra – ou, no caso, da harmonia com a sua barba, o que faz toda a diferença para garantir o estilo que deseja. Temos certeza que a escolha vai garantir uma dose extra de confiança para a sua rotina. Gostou do texto? Tem mais alguma dica ou sugestão? Deixe um comentário!

Este artigo foi escrito pela equipe da Liontari, blog de dicas de marketing certeiras para ajudar barbeiros e suas barbearias a crescer enquanto negócio.