melhores máscaras covid-19

Covid-19: as 5 melhores máscaras para se proteger [estudo]

Com o agravamento da Covid-19 no Brasil, é fundamental tomarmos todas as medidas possíveis para se proteger, ao máximo, da exposição ao vírus. As principais armas para temos para lutar contra a pandemia? O isolamento social e o uso de máscaras. (Além da vacina, é claro.)

Mas quando falamos em “máscaras”, existem diversos tipos diferentes. Alguns mais eficazes, outros menos. Quais seriam, então, as melhores máscaras para se proteger do coronavírus?

Cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, fizeram um estudo comparando 14 tipos de máscaras (de materiais e construções variadas) para descobrir quais eram as mais seguras contra a Covid-19. Eles chegaram à lista abaixo.

COVID-19: MELHORES MÁSCARAS

  1. N95
  2. Máscara cirúrgica descartável (três camadas)
  3. Máscara de polipropileno com algodão (três camadas)
  4. Máscara de polipropileno (duas camadas)
  5. Máscara de algodão (duas camadas)
melhores máscaras covid-19
A N95 ficou em primeiro lugar, seguida pela máscara cirúrgica descartável

Segundo a pesquisa, todo tipo de máscara ajuda a combater a Covid-19. Apenas a gola de pescoço no estilo polaina, improvisada como máscara, dispersou mais gotículas do vírus do que bloqueou.

Ficou comprovado, também, que o número de camadas está ligado diretamente à efetividade da máscara. O ideal é optar por três camadas ou, no mínimo, duas.

Agora que você já sabe quais são as melhores máscaras para se proteger do coronavírus, faça a sua parte e use sempre que sair de casa. Quando duas pessoas estão de máscara, o risco de contágio é muito menor do que se apenas uma estiver usando.