fbpx
Natura Essencial único

Crítica | Natura Essencial Único: mais do mesmo (só que não)

Os lançamentos da perfumaria nacional têm sido constantemente rotulados como “mais do mesmo”. Geralmente, são fragrâncias agradáveis, mas que caem na mesmice. Nem Natura nem o Boticário escapam das indagações, ora com justificativa, ora por exigência exagerada do público. O mais recente lançamento da Natura é o Essencial Único, tanto masculino quanto o feminino.

Copaíba… De novo?

A Natura usa e abusa da copaíba em suas criações. A matéria prima amazônica aparece em vários dos seus últimos lançamentos e já era presente em outros perfumes mais antigos. Acabou virando o DNA da marca, fazendo imediatamente a conexão com a empresa: “Esse perfume é da Natura!”.

A princípio, isso pode ser até uma jogada de marketing genial, porém o tiro pode sair pela culatra. É comum ver críticas como “tem tudo o mesmo cheiro” ou “de novo a mesma coisa” a respeito dos lançamentos. Há fortes indícios do público ficando cansado da copaíba em todo perfume.

Porém, ainda que o Essencial Único tenha a nota como destaque da fragrância, a forma como ela é trabalhada difere dos demais. Ainda resinosa e ambarada, a copaíba do novo perfume é menos adocicada e cremosa, não tendo tanto destaque assim. Ela também ganha um aspecto levemente licoroso, quase como se ela fosse tratada como uma bebida alcóolica fina. O cheiro ainda é característico, mas ganha tantas facetas novas, que a torna única, como é a premissa do perfume.

Natura Essencial único
O lançamento ocorreu tanto na versão masculina quanto na feminina

As outras notas

O Essencial Único apresenta uma inspiração oriental. O perfume ganha facetas tradicionais da perfumaria árabe, com aspectos especiados frescos na saída e aquecidos na secagem. Ele também conta com resinas e incensos, como a mirra, opoponax, âmbar e benjoim.

Junto com os incensos, resinas e especiarias, o vetiver que, segundo consta na descrição do próprio produto, é duplamente purificado. Tradicionalmente, o vetiver tem um aspecto amadeirado leve, amendoado, com uma leve pitada cítrica e às vezes um pouco terroso. Aqui ele mantém sua leveza e polidez, como também tem o amendoado, perdendo as demais. Ele é mais discreto na saída e ganha força na secagem com as resinas, incensos e, claro, a copaíba. Tem ainda um pouco de cremosidade e dulçor vindo da cumarina, da baunilha e do açafrão.

Por que a Natura lançou um Essencial Premium?

O novo perfume da casa tem um preço elevado e apresentação diferente. É uma fragrância premium, com qualidade superior às demais da linha, tendo caixa e frasco diferentes. É mais requintado e muito melhor trabalhado quando comparado aos demais perfumes. O preço é de R$249 no site, mas encontra-se com desconto atualmente. Custa R$50 acima dos perfumes da linha essencial.

A Natura lança um produto com qualidade superior para rivalizar com o Boticário, que já possui o Malbec Signature; Uma fragrância que traz o Agarwood, a mais cara matéria prima do mundo da perfumaria. Ele também tem apresentação e qualidade superiores aos demais da linha e não tinha concorrentes.

A Natura traz agora um Essencial, a sua linha mais vistosa, e que faz frente aos Malbecs, com a vantagem de ser mais comercial e usável do que seu concorrente. Oud pode ter caído no mainstream da perfumaria, mas ainda afugenta narinas desavisadas, com seu cheiro opulento. 

Portanto, um lançamento muito bem acertado pela Natura, que obrigará o Boticário a se mexer e trazer algo diferente para o mercado e que consiga ainda assim ser utilizável. Essencial Único pode não ser o perfume mais inovador já lançado, mas é muito bem feito e, mesmo sendo caro, vale cada centavo!

Leituras recomendadas

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.