fbpx
crítica Turma da Mônica - Lições

Crítica | “Turma da Mônica – Lições” retrata a importância do amadurecimento

Em 2019 o cinema nacional ganhava uma joia rara: Turma da Mônica – Laços, que trouxe a “tulminha” mais conhecida do Brasil em uma adaptação cinematográfica digna de aplausos. Dois anos depois, somos presenteados com sua continuação, Turma da Mônica – Lições, que mostra Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali em uma nova aventura. Mas será que a nova produção é tão boa quanto sua antecessora? Bom, por isso estamos aqui, para trazer a crítica completa de Turma da Mônica – Lições, que certamente vai resgatar seu lado nostálgico e mostrar que é possível crescer, sem deixar de ser criança!

A convite da Paris Filmes, fomos conferir em primeira mão Turma da Mônica – Lições. Vale lembrar que a pandemia está sendo superada a cada dia, portanto a sessão foi realizada com todos os protocolos de segurança. Tais medidas se estendem para todos os cinemas brasileiros, para que você possa se divertir com segurança. O filme estreia dia 30 de dezembro, somente nos cinemas.

Confira nossa crítica de Turma da Mônica – Lições:

SINOPSE DE “TURMA DA MÔNICA – LIÇÕES”

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.

crítica Turma da Mônica - Lições
A “tulminha” cresceu e agora enfrentam uma nova aventura, que mudará para sempre suas vidas

ELENCO E DIREÇÃO PRIMOROSA

Não tem como negar: a direção de Daniel Rezende é primorosa! O diretor consegue colocar toda a essência presente nos gibis em Turma da Mônica – Lições. Com diálogos impecáveis, locações reais e fidelidade aos personagens, o longa se torna uma verdadeira homenagem ao povo brasileiro, que por mais de 60 anos, aprende lições de vida valiosas com as obras de Mauricio de Sousa. E essa essência só pode ser assistida (e sentida) graças a direção impecável de Daniel Rezende, que pela segunda vez, acerta em cheio em dar vida a estes personagens tão icônicos na telona.

E falando em personagens, não poderia deixar de mencionar o time mirim, composto por Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão), que personificaram com exatidão as personas dos gibis na tela grande. Se no filme de 2019 já nos apaixonamos pelo elenco mirim, agora, é impossivel não se emocionar com toda a carga dramática que cada um entrega, na qual todos tem o seu momento de brilhar.

Mas as emoções não param por ai! Turma da Mônica – Lições conta com uma vasta apresentação de novos personagens, que já são conhecidos pelo público que acompanha os gibis. Gustavo Merighi (Rolo), Camila Brandão (Pipa), Fernando Mais (Zecão), Emilly Nayara (Milena), Lucas Infante (Humberto), Laís Villela (Marina) e Vinícius Higo (Do Contra) chegam para somar, fazendo com que a produção fique grandiosa e cheia de nostalgia. Porém, o grande destaque das participações especiais vai para Isabelle Drummond, que dá vida a Tina, sendo a personificação perfeita do gibi para a vida real.

crítica Turma da Mônica - Lições
Tina (Isabelle Drummond) e Rolo (Gustavo Merighi) em cena do filme

AS HOMENAGENS E REFERÊNCIAS DOS GIBIS

Talvez você não conheça todos os personagens presentes no vasto universo da Turma da Mônica, mas certamente já avistou alguns deles ao folhear as páginas de um gibi. E em Turma da Mônica – Lições, somos presenteados com a “presença” de diversos deles, como Anjinho, Penadinho, Jotalhão e muitos outros. Eles estão no longa como easter eggs, aparecendo em questões de segundos, mas que é o suficiente para aquecer o coração dos fãs. Inclusive, Mauricio de Sousa marca presença, resultando em uma das cenas mais memoráveis do filme.

Indo além de participações especiais, Turma da Mônica – Lições adapta com fidelidade a HQ em que foi baseada, de mesmo nome, lançada em 2015. A história trata de forma clara e direta o amadurecimento, e tal mensagem é transmita fielmente para o longa. Existem momentos em Turma da Mônica – Lições que remetem diretamente a HQ, dando a sensação de que o longa é um “gibi vivo”, de tamanha fidelidade a obra original. E este é um dos grandes acertos e diferenciais do novo filme, que se propõe a passar uma mensagem importante para todos os públicos, e com maestria, consegue!

Turma da Mônica – Lições chega para mostrar ao mundo que é possivel adaptar a história de uma HQ e transformar em um filme cheio de personalidade, homenagens e com lições de vida importantíssimas.

crítica Turma da Mônica - Lições
Desta vez, eles terão que enfrentar seus próprios medos sozinhos, entendendo a importância do amadurecimento

 

É POSSÍVEL CRESCER SEM DEIXAR DE SER CRIANÇA!

Se a cada dia que passa nos sentimos mais velhos e longe da infância, Turma da Mônica – Lições chega para mostrar que é possível crescer e ter responsabilidades, mas sem abandonar o lado leve e divertido da vida. Além disso, mostra que qualquer atitude tem consequências, e que cabe a você saber lidar com elas.

Inclusive, falar de amadurecimento é um dos pontos fortes de Turma da Mônica – Lições. Depois de uma atitude errada, eles terão que enfrentar seus maiores pesadelos: Mônica vai para uma nova escola, Cebolinha precisa aprender a falar certo, Cascão é colocado em uma escola de natação e Magali fica extremamente ansiosa. Com estas quatro premissas em tela, o longa ganha sub camadas para serem trabalhadas, que refletem diretamente ao mundo real. Sim, é um filme, mas as situações são extremamente reais. Isso faz com que o espectador entre na história e reflita sobre questões importantes da vida. Grande exemplo está no arco dramático da Magali, mostrando para adultos e crianças como detectar sinais de ansiedade, e o que fazer para lidar com tal situação.

Turma da Mônica – Lições é uma aula sobre a vida, que usa momentos divertidos e emocionantes para mostrar aos adultos e crianças a importância do amadurecimento, e que os obstáculos somos nós mesmos que criamos, e cabe a nós enfrentá-los.

E fiquem atentos: existe uma cena pós-créditos, que vai deixar os fãs de Turma da Mônica enlouquecidos!

Gostou de nossa crítica de Turma da Mônica – Lições? Fique ligado que traremos mais conteúdos neste formato!

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.