Cabelo lavar

Cuidados com o cabelo: lavar todos os dias pode fazer mal?

Lavar o cabelo todos os dias é algo que te gera dúvidas? Normal, pois existem muitas informações sobre o tema espalhadas por aí, onde alguns dizem que não há mal algum nisso e outros condenam a prática com todas as forças.

Portanto, antes de sair por aí lavando ou deixando de lavar todos os dias, vale a pena entender alguns detalhes sobre tipos de cabelo, sobre oleosidade natural e outras informações úteis.

Cabelos lisos e ondulados

Nosso couro cabeludo gera uma oleosidade natural, que transita nos fios. Caso ela seja em excesso, o ideal é lavar cabelos lisos e ondulados todos os dias, pois esse excedente também pode gerar outros problemas.

Essa dica de lavar o cabelo todos os dias também vale para quem costuma utilizar muitos produtos que “sujam” os fios, como gel, fixadores, pomadas, entre outros. Além disso, outra dica de ouro é ficar atento à qualidade dos produtos. Sempre confira rankings com as melhores indicações, como essa lista das melhores pomadas feita pelo site Uma Dica por Dia.

Cabelos afro ou enrolado

Em relação aos cabelos afro ou enrolados, em sua maioria, não é ideal lavar todos os dias. Devido à oleosidade natural dos fios, este tipo de cabelo acaba tendo maior dificuldade de chegar às pontas, o que pode deixá-lo com aspecto ressecado caso receba lavagens diárias.

Portanto, a sugestão é lavar no máximo 4 vezes na semana, além de ter mais cuidado com a hidratação dos fios, podendo até mesmo usar esporadicamente produtos como óleo de coco ou outros com benefícios parecidos.

Como lavar o cabelo masculino?

A primeira coisa a se fazer para lavar o cabelo é escolher shampoos e condicionadores que tenham propriedades recomendadas para o seu tipo de fio. Leia os rótulos e faça testes. Nem sempre você vai acertar de primeira, mas certamente encontrará um produto que se adequará à sua rotina de cuidados.

Passo a passo:

  1. MASSAGEAR: Comece molhando os cabelos na água morna para fria, dando uma leve massageada no couro cabelo para começar a soltar parte das impurezas e da oleosidade.
  2. ESPALHAR: Pegue um pouco do shampoo e espalhe nas duas mãos para não pesar nos cabelos. Depois, passe as mãos nos fios dividindo o produto por toda a cabeça. Massageie bem usando as pontas dos dedos, nunca as unhas.
  3. ENXAGUAR: Enxágue retirando todo o excesso de produto.
  4. CONDICIONADOR: Caso você tenha cabelo oleoso, divida o produto nas duas mãos, passe nos fios e retire rapidamente; caso seu cabelo não seja oleoso, deixe o condicionador agir um pouco mais, enquanto finaliza seu banho.

Aprendeu sobre seu tipo de cabelo e a forma correta de lavá-lo? Lembre-se sempre de procurar sobre cuidados com seus fios e eles permanecerão com aparência mais saudável e bonita.