fbpx

Dicas para se manter aquecido (e estiloso) neste inverno

Pedro Nogueira Editor-Chefe

Quem apelidou o Brasil de “país do eterno verão” certamente nunca enfrentou um mês de julho em Porto Alegre.

E nem precisava ir tão longe. São Paulo e muitas outras cidades também vêm registrando temperaturas que beiram os 10 graus.

Conclusão? Como estamos mal acostumados com o calor, sempre que o frio aperta, não sabemos lidar com isso — e acabamos sofrendo de uma maneira desnecessária.

Por isso, hoje fiz um guia básico com dicas para se manter aquecido (e estiloso) neste inverno:

1# Use Camadas

camadas

A primeira dica não poderia ser outra: use camadas. Essa é uma técnica muito adotada em países frios para manter o corpo quente — e dar um up no look.

Para começar, vá do fino ao grosso. Ou seja, deixe as peças mais leves perto do corpo, enquanto as pesadas ficam por fora. Busque também variar as texturas, materiais e cores. Está de camisa jeans? Em vez de uma jaqueta jeans por cima, aposte numa de couro, por exemplo.

A combinação de 3 peças fica ótima, tipo camisa + malha + jaqueta ou camiseta + cardigã + blazer. Com o tempo você pode até arriscar em mais. Sempre lembrando que a ideia é você continuar estiloso mesmo que tire as camadas exteriores, pois isso certamente acontecerá quando você entrar num ambiente fechado.

2# Esquente a cabeça

cabeça

Sabe aquele velho mito de que perdemos metade do calor corporal pela cabeça? A ciência provou que é papo furado: a cabeça é como qualquer outra superfície da nossa pele.

Mas se não deixamos as pernas, braços ou costas descobertas — faz sentido estender a regra à cabeça também, né? Especialmente para escapar do vento gelado na orelha.

A aposta mais segura é sempre o gorro; com um visual casual não tem erro. A boina também pode funcionar, especialmente em looks mais sérios. E se você quiser ousar, vale a pena arriscar num belo chapéu. Boné? Melhor deixar para o verão.

3# Aposte no cachecol

cachecol

Aqui no Brasil, raramente temos a oportunidade de usar cachecol, um acessório que pode acrescentar muito estilo ao look. Que tal aproveitar estes dias mais gelados para tirá-lo da gaveta, então?

Primeiro, pois seu pescoço vai agradecer. Segundo, pois dará um toque de personalidade à sua roupa.

Caso você não tenha muita experiência no assunto, jogue seguro. Invista em cores terrosas ou acinzentadas, sem franjas demais e com padronagens básicas.

4# A luva também pode ser uma boa pedida

luvas

Para a maioria das pessoas, usar luvas é um exagero. Mas se você morasse no Sul, talvez mudaria de ideia. Porto Alegre já registrou, neste inverno, menos de 5 graus. A luva não parece uma má ideia agora, né?

Os modelos de lã são baratos, discretos e eficientes. Caso você queira algo mais elaborado, pode apostar no couro também. Preto, marrom e cinza são as cores mais seguras. E quanto menos detalhes, melhor.

Cansou de usar? Se for um modelo bonito, deixa-a no bolso do terno, no lugar do pocket square.

5# Você precisa de uma meia grosa

meia

Nunca liguei para a grossura das minhas meias, até o dia em que dormi na casa da minha namorada e, como esqueci de levar um par, depois do banho peguei um emprestado dela.

Era de lá. E aquilo mudou minha maneira de encarar o frio para sempre. É incrível como um pé bem aquecido deixa o nosso corpo inteiro mais quente. Sério, pode fazer o teste.

Conclusão? Não negligencie a meia; se você não tiver uma grossa, use duas. Ainda mais porque a meia, especialmente colorida, é um item em alta, que acrescenta muito ao look.

6# Não se esqueça da bota, por favor

bota

Falei sobre a bota estes dias aqui no El Hombre. Para resumir, é um item indispensável para os homens no inverno, tanto por aquecer os nossos pés, quanto pelo charme que traz ao figurino.

Dos tradicionais coturnos às versáteis Chelsea Boots, existem vários modelos no mercado — e algum deles certamente vai se enquadrar no seu estilo, seja lá qual for.

Se você precisar de inspiração, veja a nossa matéria com 6 maneiras incríveis de usar a bota masculina.