fbpx

Do coque à calvície: como não cair nessa cilada que o penteado da moda pode pregar

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

Semana passada fizemos um guia ensinando como adotar um coque samurai, afinal, esse é o penteado mais em alta no universo da moda masculina de hoje.

No entanto, senhores, nem tudo são flores para aqueles que usam coque. Provavelmente você nunca ouviu falar, mas existe uma condição capilar chamada de “alopecia por tração”.

Alopecia, para quem não sabe, indica a perda parcial ou total de cabelo em alguma parte da pele – nesse caso, na cabeça. E a “tração” indica a causa da alopecia, que é a tensão frequente realizada nos fios de cabelo.

Se você já juntou os pontos, entendeu que aqueles que usam coque estão sujeitos à alopecia por tração. Isso independe de sexo e de tipo de penteado. Então, na verdade, não se limita apenas ao coque, mas se estende ao rabo de cavalo, às tranças e qualquer outro estilo que cause tensão no cabelo.

E não pense ser algo tão atípico.

A dermatologista americana Sabra Sullivan deu uma entrevista à Mic contando a realidade do que vê em sua clínica:

É muito, muito comum. Eu vejo isso provavelmente uma ou duas vezes por semana. A alopecia por tração nos homens está se tornando mais comum.

Sullivan explicou que os folículos capilares não foram feitos para sofrer o tipo de “tração” que recebem com esses penteados mais apertados e, por isso, acabam sendo prejudicados de forma permanente.

Ou seja, se isso acontecer, seus cabelos não voltarão a nascer novamente.

Mas, acalmem-se, a solução é simples: não apertar o penteado.

Se você adota o coque ou qualquer outro estilo que amarre o cabelo, basta não usá-lo com tanta tensão. E isso não é mal para os homens, uma vez que o coque descompromissado, meio bagunçado, é tendência. Nem é preciso que se puxe tanto os fios.

Caso você não queira usar um penteado mais apertado algum dia, tudo bem também, pois não é o uso esporádico que danificará o cabelo, mas o uso frequente.

É uma solução simples, que manterá vocẽ na tendência e salvará seus fios de um triste destino.

Separamos alguns looks para provar que não é preciso judiar de seu cabelo para ficar na estica com um belo coque. Saca só:

coque-el-hombre