times europa títulos 2021

Quais times da Europa ganharam títulos em 2021?

Quais times da Europa ganharam títulos em 2021? A final da UEFA Champions League não serve somente para premiar o campeão como melhor clube europeu do momento, mas também para encerrar a temporada de futebol no continente. Alguns times já estão curtindo as férias, enquanto outros pensam em como reforçar os elencos para os próximos meses.

Em um ano com o calendário um pouco mais apertado, tivemos campeonatos ainda mais disputados e com algumas surpresas. Fizemos uma lista para lembrar quais foram os principais campeões das ligas nacionais e continentais nesta temporada.

Inglaterra: Manchester City

times europa títulos 2021
Manchester City | Quais times da Europa ganharam títulos em 2021?

Apesar do time de Pep Guardiola não ter começado bem a Premier League (foi goleado logo na 2ª rodada pelo Leicester), os Citizens mostraram por que vêm dominando a Inglaterra nos últimos anos.

Liderados pelo zagueiro português Ruben Dias, o Manchester City teve uma defesa muito sólida nessa temporada, com 32 gols sofridos em 38 jogos. Ederson, goleiro da seleção brasileira, teve a maior quantidade de clean sheets (jogos sem sofrer gols) do torneio, ficando 19 partidas sem ser vazado.

Ao todo, o City terminou a Premier League campeão com 86 pontos. A vantagem para o principal rival e 2º colocado, Manchester United, foi de 12 pontos. Liverpool e Chelsea fecharam o top 4.

  1. Manchester City – 86 pts
  2. Manchester United – 74 pts
  3. Liverpool – 69 pts
  4. Chelsea – 67 pts

Espanha: Atlético de Madrid

Campeones
Atlético de Madrid | Quais times da Europa ganharam títulos em 2021?

Nunca é fácil competir com Barcelona e Real Madrid, mas o Atlético aproveitou muito bem a instabilidade dos dois gigantes e conseguiu levar a La Liga. Ao ser campeão na última rodada, o time da capital voltou a levantar a taça depois de 7 anos.

As marcas do time de Diego Simeone sempre foram raça, vontade e solidez defensiva. Os Colchoneros sofreram somente 25 gols nas 38 rodadas, com o goleiro esloveno Jan Oblak ficando 19 jogos sem sofrer gols.

O Atlético chegou a estar com uma vantagem de mais de 10 pontos durante o campeonato, porém acabou sofrendo com a irregularidade nas rodadas finais. Ainda assim, conseguiu garantir o título na última rodada, após vitória de 2×1 sobre o Real Valladolid.

  1. Atlético de Madrid – 86 pts
  2. Real Madrid – 84 pts
  3. Barcelona – 79 pts
  4. Sevilla – 77 pts

Alemanha: Bayern

times europa títulos 2021
Bayern | Quais times da Europa ganharam títulos em 2021?

Sem surpresas aqui: o Bayern foi campeão pela nona vez seguida da Bundesliga. Sendo totalmente soberano, o time da Baviera praticamente não deu chances para seus rivais, fechando com título a última temporada do técnico Hansi Flick pelo clube.

O grande destaque da equipe foi, sem sombra de dúvidas, o polonês Robert Lewandowski. Em 29 jogos, o atacante marcou 41 vezes e superou o recorde histórico de mais gols em uma só edição, que pertencia ao alemão Gerd Müller.

Ao todo, o Bayern marcou 99 vezes em 34 jogos, simbolizando um dos melhores ataques do continente europeu nesta temporada.

  1. Bayern – 78 pts
  2. RB Leipzig – 65 pts
  3. Borussia Dortmund – 64 pts
  4. Wolfsburg – 61 pts

Itália: Inter de Milão

Campeão
Inter de Milão | Quais times da Europa ganharam títulos em 2021?

Diferente da Alemanha, tivemos uma quebra de hegemonia em solo italiano. Depois de 9 títulos seguidos da Juventus, a Inter conseguiu faturar seu 1º título da Série A desde 2010.

Apesar do seu principal rival, Milan, ter liderado o campeonato por todo o 1º turno, os Nerazzurris conseguiram assumir a liderança na segunda metade da temporada, terminando 12 pontos à frente do 2º colocado.

  1. Inter de Milão – 91 pts
  2. Milan – 79 pts
  3. Atalanta – 78 pts
  4. Juventus – 78 pts

França: Lille

times europa títulos 2021
Lille | Quais times da Europa ganharam títulos em 2021?

Os gastos do milionário Paris-Saint Germain não foram suficientes para garantir o título da Ligue 1 nesta temporada. Dessa vez, o troféu ficou com o Lille, que não ganhava o campeonato nacional desde 2011.

O time se destacou pela defesa que sofreu somente 23 gols em todo a competição. Além disso, o time só teve 3 derrotas durante o campeonato, o que demonstra um espírito muito competitivo da equipe.

  1. Lille – 83 pts
  2. PSG – 82 pts
  3. Monaco – 78 pts
  4. Lyon – 76 pts

UEFA Europa League: Villarreal

Campeão
Villarreal | Quais times da Europa ganharam títulos em 2021?

Tivemos um campeão inédito na Europa League. O Villarreal, time do leste da Espanha, conquistou seu primeiro título relevante na história ao bater o Manchester United em Gdańsk, na Polônia.

O jogo terminou 1×1 no tempo regulamentar, obrigando a decisão ser decidida nos pênaltis. Depois de todos os jogadores de linha converterem as cobranças, coube aos goleiros decidir o título. Rulli, do Villarreal, defendeu a cobrança do goleiro De Gea, do United, sagrando o submarino amarelo como campeão continental.

UEFA Champions League: Chelsea

Campeão

No duelo entre ingleses, o time de Londres acabou levando a melhor sobre os atuais campeões da Premier League. Chelsea e Manchester City fizeram a final do maior torneio da Europa na cidade do Porto, em Portugal.

Na partida, o Chelsea abriu o placar com o alemão Kai Havertz, ainda no 1º tempo. Os Citizens até tentaram reagir, mas o placar acabou desse jeito. Os Blues venceram por 1×0 e conquistaram sua 2ª Champions na história, comemorando muito com os 14.000 torcedores presentes no estádio.

Leituras complementares

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.