Van Halen morrey

Eddie Van Halen, o lendário guitarrista, morre aos 65 anos

Eddie Van Halen, um dos maiores guitarristas da história, morreu nesta terça-feira, aos 65 anos, vítima de um câncer na garganta.

O G1 fez uma matéria sobre a influência de Van Halen no rock americano:

(…) Foi uma das bandas mais influentes do hard rock e também do heavy metal. O estilo enérgico e espalhafatoso da banda marcou a cultura dos anos 1980. (…) Os riffs e solos virtuosos de Eddie viraram referência no rock. Um dos mais marcantes foi em “Eruption”, em que ele ajudou a popularizar o “tapping”, técnica em que as duas mãos são usadas no braço da guitarra. Outros solos inesquecíveis do músico acontecem em “Panama”, “I’m the one”, “Ice cream men”, “You’re no good”, “Hot For Teacher” e “Jump”.

O UOL também escreveu sobre o legado do guitarrista:

(…) Além do tapping, Eddie fez da alavanca de trêmolo parte indissociável de solos e riffs, mudando o tom das cordas rapidamente enquanto tocava. Não foi o primeiro a explorar o recurso, mas mostrou que ele poderia ir além de tudo que já havia sido feito antes na música.

Na Folha, há mais detalhes sobre a trajetória da banda:

(…) Eddie nasceu em Amsterdã, em 26 de janeiro de 1955. Alex é dois anos mais velho. A família se mudou para os Estados Unidos em 1962, e os dois garotos se naturalizaram americanos. Aprenderam a tocar piano, e depois Eddie se interessou por bateria, enquanto Alex foi aprender guitarra. Mas o talento natural do irmão para a bateria fez Eddie trocar de instrumento com ele. Um mau baterista se tornou um guitarrista fantástico. (…) Com o tempo, foram parar em grandes estádios lotados.

 Fique agora com uma playlist do Spotify com as grandes músicas de Van Halen. Descanse em paz, Eddie.

Pular Publicidade →