fbpx

Esse é o melhor começo de Copa da história?

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

Tenho 26 anos. Então posso dizer que assisti, bem assistido, apenas 3 Copas do Mundo.

Mas não tenho receio de dizer que o começo da competição desse ano é um dos melhores da história. E você, se está acompanhando as disputas, há de concordar comigo.

Jogos bonitos – e quando não bonitos, raçudos – estão encantado a todos que têm assistido à competição.

O primeiro jogo digno de alguma observação negativa (excluindo a arbitragem da conversa) foi Irã x Nigéria, que registrou o primeiro empate da competição. E ainda sem gols. E mal jogado.

Mas ok, porque logo depois Gana x EUA, que protagonizaram um jogo ótimo – acelerado, com bom toque de bola, jogadas interessantes e muita emoção.

Se considerarmos que foram 14 partidas até agora, temos uma estatística de mais de 92% de bons jogos, sejam eles emocionantes ou bem jogados tecnicamente. Se continuar assim, será um mês fantástico.

Como os motivos pelos quais a competição está sendo fantástica não param por aí, resolvemos reuni-los numa lista para mostrar que esse começo de Copa do Mundo é o melhor da história.

1# Muitos gols

1-muitos-gols

Como todos têm ressaltado, a média de gols nessa Copa do Mundo está altíssimo: mais de 3 por partida. Essa é a maior média desde a Copa de 1958, na Suécia, que terminou com uma média de 3,6 tentos por jogo.

Para termos de comparação, a maior média de gols de todos os Campeonatos Brasileiro foi de 3,13 por partida, em 2005; o time que marcou mais gols na história da Champions League foi o Real Madrid dessa temporada, com 32 tentos em 10 jogos, média de 3,2 por partida; e a média de gols na Copa é de 2,85 (sendo que os 6 primeiros torneios tiveram uma média de 4,2).

2# E belos gols

1-belos-gols

O que foi o gol de Van Persie? Fantástico! E o gol da Suíça, construído num contra-ataque fulminante. Sensacional! O chute de Valdívia? Lindo! E os inteligentes corta-luz nos tentos de Colômbia e Itália? Belíssimo!

3# Estádios lotados

1-estadios-lotados

Quase todos os estádios estiveram lotados nesses primeiros jogos. Tudo bem que isso não é uma exclusividade dessa Copa, afinal as Copas costumam ter casas cheias. No entanto, é preciso que esse item seja ticado para considerarmos esse o melhor começo de todas as Copas.

Mas, além da lotação, o público tem feito um belo espetáculo em todas as partidas. Seja nos cantos a capella protagonizados por jogadores e torcedores durante os hinos, seja pela animação mostrada nas arquibancadas e arredores dos estádios, o espetáculo está muito bonito.

Nesse aspecto estamos representando muito bem a irreverência brasileira – que sabemos ser única.

4# Ótima cobertura

1-cobertura

Nunca uma cobertura de Copa foi tão completa em nosso país como essa. Seja pela evolução da tecnologia, seja pelo fato do Brasil ser anfitrião, diversos canais estão acompanhando a competição com muita intensidade e qualidade – e alguns deles 24 horas por dia.

Além disso, a mídia internacional está por aqui em peso, como não poderia ser diferente. A BBC, por exemplo, está realizando a maior cobertura de Copas do Mundo da sua história.

5# Belas atuações

1-belas-atuacoes

Sim, sabemos que belas atuações são comuns em Copa do Mundo. Mas talvez não com tanto volume como o que temos presenciado nesse início de competição.

Alguns jogos já tiveram mais de um jogador se destacando numa mesma equipe, como foi o caso do Brasil (Neymar e Oscar) e Holanda (Robben e Van Persie).

Fora isso, tivemos ótimas participações de jogadores com menos expressão no cenário mundial, como os garotos Campbell (Costa Rica) e Sterling (Inglaterra).

6# Muitas viradas

1-virada

Aquele velho discurso de que a imprevisibilidade do futebol é que faz com que o esporte seja fantástico não pode ser contestado. E não há nada que represente melhor essa verdade do que viradas. Somente nesses primeiros 14 jogos foram 5 viradas. E contando.

7# Partidas emocionantes e bem jogadas

1-belos-jogos

Para mim, esse é o principal motivo pelo qual a Copa está sendo fantástica. Como falamos, apenas um nos 14 primeiros jogos foi digno de críticas negativas. Todos os outros foram empolgantes.

A disputa entre Holanda e Espanha já ficou para a história pelo contexto da partida, pela goleada e pelos belos gols. O clássico entre Itália e Inglaterra apresentou um nível técnico altíssimo, principalmente por parte da Itália, que teve Pirlo demonstrando o que realmente significa reger um time. Alemanha e Portugal pode não ter sido emocionante, mas foi empolgante (que 4×0 não é?). E jogos de seleção de menos expressão também foram bem interessantes, como Suíxç e Equador, que nos fez vibrar até o último segundo.

8# Matadores cumprindo suas funções

1-artilheiros

Se os gols estão acontecendo desenfreadamente, é de se concluir que os atacantes estão fazendo a festa, não? E é isso mesmo o que está acontecendo. Já temos cinco jogadores com mais de 2 gols, sendo que Thomas Müller somou 3 tentos na primeira rodada.

9# Está acontecendo no país do futebol

1-no-brasil

Se os ingleses inventaram o futebol, eles não forem capazes de fazê-lo se tornar o esporte mais carismático, praticado e curtido do mundo. Coube ao Brasil cumprir com essa tarefa. Então não haveria lugar mais apropriado para uma Copa do que aqui, em nossa terra. E, cá para nós, acredito que isso está sendo provado até então. Você não concorda?