Estou gostando de uma amiga, o que faço? | Friendzone

Você já ouviu falar na expressão friendzone? Isso acontece quando um homem começa a gostar de sua amiga, mas não é correspondido por ela. Ou seja, ele entrou na “zona de amizade” — e esse não é um lugar agradável para estar. Trata-se da boa e velha relação platônica, como algumas pessoas gostam de chamar. Mas com o agravante de que vocês convivem junto, o que pode fazê-lo sofrer  ainda mais com a situação. Afinal, além de ser rejeitado romanticamente pela sua amiga, é possível que você ainda acabe a vendo ficando com outro cara. Um verdadeiro inferno na Terra. A boa notícia? Hoje nós reunimos aqui no El Hombre alguns conselhos para você lidar com essa situação.

1# ABRA O JOGO PARA ELA

Antes de mais nada, você já abriu o jogo com ela? É comum alguém acreditar que seus sentimentos não são correspondidos, enquanto na realidade eles são. Se você quer ficar ou namorar com uma amiga, só existe chance de isso acontecer se você falar para ela. Então crie coragem, rapaz! E não fique esperando o momento perfeito. Faça com que ele aconteça. Se ela gosta de você, não interessa se vocês estão passeando no parque, saindo do cinema, tomando um sorvete, sei lá. Se declare para ela. Quem sabe ela não está na mesma página?

2# REFLITA  SOBRE SEUS SENTIMENTOS

Quando você se declara e recebe um “sim” dela, a vida facilita bastante. Mas e se ela não corresponder? Aí cabe a você refletir com calma sobre seus sentimentos. O que é mais importante para você: a amizade ou o amor dela? Se você chegar à conclusão de que é a amizade, então é melhor você investir suas energias em outra mulher, porque essa situação do amor platônico pode estragar a amizade. Pare de alimentar esses sentimentos românticos e parta para outra. Só que isso nem sempre é fácil. Se você está realmente apaixonado — e está disposto a arriscar a amizade para tentar namorar com ela — aí você terá que mudar de estratégia daqui para frente.

3# NÃO DEPOSITE SUA FELICIDADE NELA

Se você chegou a este item #3, é porque decidiu arriscar. Beleza. Se você realmente gosta dela, vale a pena assumir o risco. Mas o nosso primeiro conselho, neste caso, é não ser grudento. Dê espaço a ela. Não a fique sufocando. Isso só criará o efeito contrário. Ela ficará cansada de você. Sim, as mulheres gostam de homens atenciosos, mas desde que eles sejam independentes e confiantes ao mesmo tempo. Não deposite a sua felicidade na sua amiga — até porque isso é injusto com ela, além de ser ruim para você. Cada pessoa é responsável apenas por sua própria felicidade. Lembre-se disso. Nos tópicos seguintes, vamos dar dois conselhos fundamentais de como conquistar essa independência emocional.

4# MANTENHA A CABEÇA ABERTA PARA OUTROS RELACIONAMENTOS

Se ela não quer ficar com você, isso não quer dizer que você deva ficar sozinho. Esqueça a ideia romântica de esperar por ela eternamente. Você não está num filme da Disney. Como já falamos antes, viva a sua vida. E isso inclui buscar outros relacionamentos. Apenas tome cuidado para não ser um cafajeste. Ou seja, ficar usando outras mulheres para fazer ciúmes nela. Isso é ruim para todo mundo. Você continuará alimentando o sentimento por sua amiga, o que te fará sofrer; ela vai ficar de saco cheio com a situação; e a outra garota se sentirá usada. Não seja maquiavélico. Apenas mantenha a cabeça aberta para ficar com outras pessoas. Afinal, você está solteiro, não?

5# FOQUE-SE NO SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Vamos ser honestos: se ela não está interessada em você, é porque não te enxerga de uma maneira “carnal”, digamos assim. Falta química. A culpa é dela? Obviamente não. É sua. Então você precisa mudar. Mas não para pior. Muitos caras pensam: “Ah, vou virar um bad boy, assim ela vai gostar de mim.” Isso é um grande erro. Provavelmente ela vai gostar menos ainda. Você deve desenvolver sua autoconfiança, mas isso não é sinônimo de ser “bad boy”. Se você quer ser mais atraente, há algumas características que vão ajudá-lo:

  • Começar a se vestir com mais estilo (dicas)
  • Adotar um corte de cabelo mais moderno (dicas)
  • Se matricular na academia para entrar em forma (dicas)
  • Melhorar sua postura corporal (dicas)
  • Adotar novos hobbies (dicas)
  • Expandir seu conhecimento para ter um papo mais interessante (dicas)

A consequência disso tudo é que você se tornará uma versão melhor de si mesmo, o que vai te trazer autoconfiança. E isso vai fazer sua amiga te enxergar com outros olhos, porque você estará vivendo a sua vida de uma maneira empolgante, em vez de ficar na fossa devido à rejeição. Ou seja? Essa confiança possivelmente vai despertar a atração dela.

6# APIMENTE A AMIZADE

Agora que você se focou no seu desenvolvimento pessoal, vai parar de sentir que você precisa do amor da sua amiga para ser feliz. Se rolar? Ótimo. Se não rolar? Tudo bem também. Isso te abre a oportunidade para tentar apimentar a amizade, com uma atitude mais galanteadora e menos carente. Quando pintar um clima legal, tente ficar novamente com ela. Mas desta vez, sem nenhuma pressão relacionada a “amor” ou qualquer coisa do tipo. Seja mais sedutor. Mostre que você valoriza a amizade entre vocês dois — e que se ela for colorida, será melhor ainda.

Foque-se no aqui e agora, na emoção do momento, no calor da situação. Não fique falando em planos para o futuro. Vocês podem simplesmente curtir a noite juntos. E, depois, voltar a ser apenas amigos se for o caso. Ou não. Às vezes vira namoro. Ou uma amizade colorida, em que vocês ficam de vez em quando. Quem controla o futuro? Ninguém. Então vá com calma você também. Pare de fantasiar esse amor de filme. Viva um dia por vez. A vida fica bem mais gostosa dessa maneira.

VÍDEO EM DESTAQUE