Fui convidado para uma festa de formatura: como me vestir?

Matéria em parceria com Cia. do Terno

***

Dezembro é o mês das celebrações. Além das festas de Natal e Ano Novo, as formaturas costumam ser nessa época do ano também. E todo mundo tem alguém na família (ou um amigo) que está comemorando a conclusão dos estudos, seja do colégio ou da faculdade. Mas quando recebemos o convite, surge o dilema: como me vestir para a festa? Fique tranquilo, pois hoje fizemos um guia para ajudá-lo a montar o look perfeito! Confira a seguir:

DESCUBRA O DRESS CODE

Veja no convite qual é o dress code da festa. Em geral, o traje nas formaturas é o passeio completo. Isso significa terno, camisa, sapato e gravata. Alguns eventos mais descontraídos, porém, adotam o traje esporte fino. Aí você deve usar camisa, sapato e (geralmente) blazer, sem a necessidade de gravata.

APOSTE NO CLÁSSICO

Nada de inventar com o look. Aposte no clássico. Sua presença na festa é para prestigiar um amigo ou parente que está se formando. Roupas extravagantes e chamativas não combinam com a ocasião. Como dizia Leonardo da Vinci, a simplicidade é o último grau de sofisticação.

➤ Passeio completo: A recomendação é usar um terno azul marinho (que passa uma imagem de modernidade), cinza chumbo (elegância) ou preto (seriedade). Quanto à camisa, aposte na branca. Com ela não tem erro. Uma gravata azul ou vinho é o complemento perfeito. Ambas cores de sapato (marrom ou preto) são adequadas. Apenas lembre-se que o cinto precisa ser da mesma cor, caso você use um.

➤ Esporte fino: Novamente, a camisa ideal é a branca. Quanto à calça, ela pode ser de alfaiataria (azul ou cinza); de sarja (azul ou preta); ou jeans escuro (jamais claro ou com rasgos). O sapato marrom é o indicado, por ser menos formal do que o preto. Para finalizar o look, um blazer também azul ou cinza.

Uma questão fundamental é o caimento da roupa. Não adianta você acertar nas peças se elas não estiverem bem ajustadas em seu corpo. Por isso, lembre-se de levar seu terno, blazer e camisa para um alfaiate fazer os ajustes. Assim você terá uma peça personalizada para a sua estrutura corporal.

ACESSÓRIOS RECOMENDADOS

Eis alguns acessórios que podem dar um upgrade no seu look social:

➤ Lenço de bolso: Colocar um lenço branco no bolso do paletó ou blazer, com dobra reta, vai trazer uma altíssima dose de estilo ao look.

➤ Relógio: Nada de relógios grandes. Aposte nos modelos mais discretos. Se a pulseira for de couro, deve ser da mesma cor do sapato. No caso do relógio de aço, não há contra-indicações.

➤ Meia: Se você quiser um look contemporâneo, use uma meia “invisível”, que fica escondida atrás do sapato. Para visuais mais sérios, ela deve ser longa e escura, combinando com a calça.

O QUE EVITAR

As peças a seguir, por outro lado, devem ser evitadas para não prejudicar o visual:

➤ Gravata borboleta: Se no convite estiver “black tie”, tudo bem. Caso contrário, é para usar uma gravata comum.

➤ Sapatênis: Esse tipo de calçado não combina com o traje passeio completo, tampouco com o esporte fino.

➤ Camisa colorida: Quando o assunto é elegância, a camisa social branca está no topo da pirâmide. A azul vem logo em segundo. Evite outras cores.

ONDE COMPRAR SEU TERNO

Agora chegamos à grande questão: onde comprar o seu terno para ir numa formatura? A Cia. do Terno possui uma linha completa de trajes sociais, para todos os estilos de festa – e um preço que cabe no bolso. Clique aqui para encontrar a Cia. do Terno mais próxima de você. São mais de 150 lojas espalhadas em 23 estados do Brasil. As unidades têm alfaiates próprios, que fazem ajustes gratuitamente nas peças. Além dos ternos, a marca oferece também uma ampla linha de camisas e acessórios – como gravatas, sapatos, lenços, cintos e muito mais.