Google Maps mapeia mundo subaquático de Fernando de Noronha

Compartilhe

O Google surpreende. E o Google Street View surpreende mais ainda.

Foi assim desde o instante em que a empresa desenvolveu essa ferramenta incrível, em agosto de 2007, que é tanto útil quanto curiosa.

Quem nunca utilizou o sistema para conhecer o caminho que iria percorrer? Ou então, quem nunca perdeu algumas horas visitando virtualmente cidades pelo mundo apenas para poder ver “de perto” pontos turísticos famosos?

E agora a gigante está expandindo sua exploração. A ideia do Google é de mapear o mundo todo. E quem diz isso é o responsável técnico pelo projeto na América Latina Tomás Czamanski à BBC Brasil:

Isso faz parte de uma ambição maior do Google Maps de fazer um mapeamento do mundo todo. Fernando de Noronha foi o ponto de partida, tanto para fazer o Street View (mapeamento das ruas) quanto a primeira coleta das imagens subaquáticas do Brasil.

A ideia de mapear ambientes subaquáticos já foi colocada em prática nos oceanos dos Estados Unidos (Flórida) e da Austrália. E no Brasil a primeira região a ser mapeada dentro d’água é Fernando de Noronha.

Decisão estratégica, não?

Até agora 6 quilômetros do ambiente marinho local já foram registrados ao longo de 12 dias. A ação aconteceu em outubro e o usuário terá as imagens liberadas na ferramenta no começo de 2015.

O equipamento, chamado de Trekker, é um pouco semelhante ao utilizado nos carros que mapeiam ruas, com a exceção de que ele é segurado por um operador. São 15 câmeras acopladas na ponta da ferramenta que registram imagens em 360º.

É claro que nada substitui um bom mergulho – mas também não vai fazer mal algum dar uma passeada virtual pelos corais do arquipélago de Fernando de Noronha. Certo?

Pedro Cohn

Um dos fundadores do El Hombre, hoje vive na Califórnia à beira do mar. Se você quer irritá-lo, basta falar mal da Apple. Mas prepare-se para tomar um pontapé na orelha.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais