fbpx
Hitchcock

Hitchcock voltou à moda?

Tudo bem, temos de concordar que Hitchcock, um dos maiores diretores da história, nunca saiu de moda. Mas é uma grande (e feliz) coincidência que, no momento, dois filmes a seu respeito estejam perto de estrear.

O primeiro, intitulado pura e simplesmente Hitchcock, ganhou um novo trailer esta semana. A história foca na relação de Hitchcock com sua mulher, Alma, durante a produção do clássico Psicose. Como o próprio trailer já deixa claro, a trama também abrange a reação de produtores e executivos diante deste novo projeto e a relação de Hitchcock com seus atores — podemos até ver o momento em que o diretor explica para Janet Leigh como será feita a famosa cena do chuveiro.

Hitchcock tem tudo para contar histórias interessantes do lado pessoal do diretor, além de agradar aos fãs do cinema, mostrando os bastidores (que, como na maioria dos grandes filmes, tiveram turbulências) da produção. E por favor, corrijam o único defeito do filme de 1960: se Hitchcock não mostrou Janet Leigh de topless, que o filme atual nos dê o prazer de ver a bela Scarlett Johansson como veio ao mundo na cena do chuveiro.

O elenco, além de contar com Johansson, tem um Anthony Hopkins irreconhecível como o diretor e Helen Mirren interpretando sua mulher.

Já a segunda produção é, na verdade, um telefilme, numa co-produção entre HBO e BBC, chamada The Girl.

A história foca na relação de Alfred Hitchcock com a atriz Tippi Hedren, que estrelou em Os Pássaros e Marnie. Hitchcock via Hedren como sua cria e se tornou muito possessivo e abusivo com ela durante as gravações de Os Pássaros. O diretor era famoso por seu desprezo com atores – ele chegou a ter frases que se tornaram famosas com o tempo, em que os comparava com gado ou os minimizava dizendo que tinham a mesma importância que qualquer objeto de cena. (É bom notar, no entanto, que o diretor disse em muitas entrevistas não odiar atores, apenas achar que, diferente do teatro, o papel do ator no cinema é menor, já que ele não é dono do meio, pois a câmera decide o que mostrar e enfatizar.)

Se Hitchcock é mais um drama, The Girl parece ser um thriller (um filme que inclusive poderia ter sido feito pelo próprio diretor), aparentemente vilanizando Alfred Hitchcock e tornando Tippi Hedren uma donzela indefesa. Sienna Miller interpreta Tippi Hedren e Toby Jones vive o diretor britânico – Jones pode não ser um Anthony Hopkins, mas também se transformou para dar vida a Hitchcock.

The Girl estreia 20 de outubro nos EUA, enquanto Hitchcock faz seu debute em 23 de novembro. Nenhum dos filmes, infelizmente, tem data para chegar ao Brasil, por enquanto.