Homens se intimidam com mulheres mais inteligentes, diz pesquisa

Felipe Lex
Felipe Lex Head de Negócios (e Assuntos Motociclísticos)

Por que nós, homens, temos medo de mulheres inteligentes? Nos últimos dias foi publicado um estudo bem interessante sobre o tema no Personality and Social Psychology Bulletin.

Os pesquisadores fizeram dois experimentos com 105 voluntários. No primeiro, após realizar uma prova, eles tiveram que responder: “Você preferiria sair com uma mulher que foi melhor ou pior do que você?”

A maioria escolheu as inteligentes.

Ótimo, né? Só que no segundo teste, os rapazes tiveram a chance de encontrar pessoalmente as mulheres que tiraram notas mais altas ou baixas do que eles.

Aí o negócio mudou.

Neste novo cenário, eles apresentaram uma linguagem corporal que contradizia a resposta na primeira fase do experimento.

f4c1b1e2cc5211716d1645bb5e11764d

Os voluntários ficaram mais distantes fisicamente das mulheres inteligentes; as avaliaram como “menos atraentes”; e mostraram interesse menor em trocar contato ou combinar de sair.

O que explica isso?

Os pesquisadores conversaram com os voluntários e descobriram que eles se sentiram menos másculos na presença física de uma mulher intelectualmente superior.

Mas, senhores, vamos fazer uma breve reflexão, ok? Onde é que nós demonstramos a masculinidade: fazendo uma prova de matemática ou embaixo do lençol?

Ter uma mulher assim ao seu lado é motivo de orgulho, não vergonha.

Afinal, se ela está com você, é porque viu alguma coisa. E, se não foi o intelecto, provavelmente foi a atitude — a começar pela postura de não se intimidar com a inteligência dela.