Inverno: 14 dicas para homens se vestirem bem no frio

Dizem que as pessoas ficam mais elegantes no frio. E isso é verdade, ainda mais aqui no Brasil. Enquanto no verão o nosso corpo pede por bermuda, chinelo e camiseta, a chegada do inverno é um convite para tirar blazer, bota, cachecol e companhia do armário.

As nossas opções de look são muito mais amplas no frio. Então aproveitando que o outono já derrubou a temperatura no país – e o inverno está chegando aí – nosso assunto de hoje é como se vestir bem naqueles dias em que os termômetros da cidade estão lá embaixo.

1# JAQUETA DE COURO, SUA MELHOR AMIGA

A jaqueta de couro é um clássico eterno da moda masculina. Os anos passam, mas elas continuam atuais. E o melhor de tudo? As possibilidades são muitas, porque a jaqueta de couro é incrivelmente versátil. Combina com praticamente qualquer roupa que você escolher. Desde que não seja um look esportivo, claro.

2# CAMISA DE FLANELA, UMA EXCELENTE PEDIDA

Não tem como errar com a boa e velha camisa de flanela xadrez. Vai te deixar aquecido? Sim. Vai te trazer aquele visual rústico que está em alta? Sim. Vai dar para combinar com quase todo tipo de calça e jaqueta do seu armário? Sim. Então pode apostar sem medo.

3# USE SUÉTER PARA FAZER CAMADAS

Para enfrentar um vento gelado, nada melhor do que aprender com quem entende do assunto: os europeus. Eles sabem a importância de adotar camadas para esquentar o corpo. Em vez de usar só camiseta e jaqueta, aposte também num suéter intermediário para o look. Além de esquentar, isso cria um efeito bem estiloso de camada. Mas se o frio não for grande, dá para usá-lo sozinho também.

4# APOSTE NO CARDIGÃ

Uma alternativa para o suéter é o cardigã, que tem botões frontais. Essa é uma peça que está bastante em alta. Apesar dela ser mais confortável por natureza, fique esperto no caimento. Não deve sobrar muito tecido na altura da cintura e nos braços. Outro detalhe importante? Existem modelos de cardigã mais finos ou grossos. Escolhe um adequado para a região onde você mora. 

5# NÃO SE ESQUEÇA DA BOTA

A bota é fundamental para encarar o frio. Em primeiro lugar, porque a vida é muito mais feliz quando os nossos pés estão quentes. Em segundo, porque é um calçado que acrescenta uma dose cavalar de estilo e masculinidade ao look. As opções de modelo são várias, entre elas coturno, chelsea e desert boots.

6# A CAMISA JEANS, UMA ESCOLHA VERSÁTIL

Como a camisa jeans é mais grossa e pesada do que os modelos clássicos de algodão, ela esquenta bastante. Ou seja, é perfeito para os meses frios. Além disso, o visual fica super estiloso quando você combina jeans com jeans. Lembrando sempre que o ideal é ter algum contraste entre a tonalidade de calça e da camisa.

7# JAQUETA JEANS, UM CLÁSSICO DO INVERNO

E já que estamos falando em jeans, não dá para esquecer da jaqueta jeans, outro clássico da moda masculina. Elas são perfeitas para montar o look jeans com jeans — e também ficam legal com calça de sarja, caso você queira variar.

8# CALÇA JOGGER PARA DAR CONFORTO

Nada como o moletom para nos ajudar a encarar o inverno. Ele é quente e confortável, mas se não tomarmos cuidado, pode nos deixar com uma aparência desleixada, como se estivéssemos de pijama. O negócio, então, é apostar num modelo bem atual como a calça jogger, que tem punho com elástico na barra. Ela traz uma pegada esportiva muito estilosa.

9# SEUS PÉS MERECEM UMA MEIA GROSSA

Não negligencie a meia, porque um pé quente traz conforto físico e emocional às pessoas. Sério, isso é científico. Se você não tiver uma grossa no armário, então, use duas. Outro detalhe importante: nada de meia branca. Elas são apenas para fazer esporte e não combinam com looks casuais. Dê preferência aos modelos pretos, escuros ou com padronagem.

10# DERROTE O VENTO COM UM CHACHECOL

Tá rolando um ventinho gelado? Aposte no cachecol. Primeiro, porque seu pescoço vai agradecer. Segundo, pois dará um toque de personalidade à sua roupa. Caso você não tenha muita experiência no assunto, jogue seguro. Invista em cores terrosas ou acinzentadas, sem franjas demais e com padronagens básicas.

11# UM GORRO ÀS VEZES É BEM-VINDO

Se não deixamos as pernas, braços e costas descobertas, faz sentido estender a regra à cabeça também, né? Especialmente para escapar do vento gelado na orelha. Se o look for casual, a aposta mais segura é sempre um gorro básico. A ocasião é social? Então cogite um chapéu. Ou, mais especificamente, um fedora, que tem a aba longa. O trilby (mais curto) é muito desatualizado.

12# ESTOURE COM A BOMBER JACKET

A tendência athleisure, com um toque esportivo, está em alta. E uma peça que está bombando (com o perdão do trocadilho) é a bomber jacket. Derivada dos uniformes militares, ela tem como características principais o punho em material elástico, fechamento com zíper frontal, bolso faca nas laterais e gola para proteger o pescoço do frio.

13# USE LUVA EM FRIOS INTENSOS

Para a maioria das pessoas, usar luvas é um exagero. Mas se você morasse no Sul, talvez mudaria de ideia. Lá o frio tem proporções europeias às vezes. Os modelos de são baratos, discretos e eficientes. Caso você queira algo mais elaborado, pode apostar no couro. E quanto menos detalhes, melhor.

14# DÊ PREFERÊNCIA ÀS CORES SÓBRIAS

Para finalizar as nossas dicas, nada de cores muito chamativas, senhores. Elas combinam com o verão. No inverno os tons mais sóbrios — como preto, marrom, cinza, azul-marinho, verde militar, vinho, etc — caem melhor.

VÍDEO EM DESTAQUE