passatempo

Isolamento social: 4 ideias de passatempo para praticar em casa

A pandemia da Covid-19 nos pegou de surpresa. Com a necessidade do isolamento social, temos hoje que nos focar em atividades que nos mantenham em casa, utilizando muitas vezes o computador ou o smartphone para isso.

Não está sendo fácil para ninguém. Estamos indo para mais um ano neste duro período — e pode ser que o problema se torne ainda mais intenso nas próximas semanas. Mesmo assim, é importante cultivar atividades no dia a dia que nos permitam relaxar um pouco. E os hobbies são ótimos para isso.

Claro, não dá para largar mão do trabalho. Afinal, é preciso manter o fluxo financeiro em casa. Mas dedicar alguns minutos do dia para se divertir traz grandes benefícios à nossa saúde mental. Isso faz toda a diferença em momentos de crise e de estresse: desligar por alguns instantes de tudo, para recarregar as energias.

Existem aquelas pessoas que buscam hobbies “monetizáveis”, digamos assim. Ou seja, uma atividade na qual é possível ganhar dinheiro fazendo o que você gosta. Isso é uma boa ideia, mas não deixa de se tornar uma responsabilidade com o passar do tempo. Então o ideal é equilibrar atividades desta natureza com aquelas que são focadas exclusivamente na diversão. Eis 4 sugestões para você considerar:

EXERCÍCIOS FÍSICOS

A prática de exercícios físicos é vital não apenas para a nossa saúde física, mas para a mental também. Como não está dando para sair regularmente de casa — apenas para as atividades essenciais — muitas pessoas estão adquirindo hábitos sedentários no dia a dia. Afinal, nós passamos muito tempo sentados ou deitados, na frente das telas. Mas é importante fazer um esforço para inserir algum tipo de exercício físico na rotina. Isso fará você se sentir melhor no longo, médio e curto prazo, devido aos hormônios liberados pela prática de esportes.

Algumas opções que você consegue executar em casa? Yoga, treino funcional, dança, pilates… E há também aquelas modalidades como caminhada ou ciclismo, que são praticadas em ambientes externos e sem aglomeração. Lembrando que, mesmo no ar livre, o ideal é utilizar máscara. Na internet você consegue achar tutoriais online de várias atividades físicas para fazer em casa. Além de ser bom para a saúde, isso será divertido também!

ESTUDO DE IDIOMAS

Quem nunca teve vontade de falar alguma outra língua além do português? Como inglês, espanhol, francês, alemão ou qualquer outro idioma? Além de abrir muitas portas na carreira — e na vida pessoal também — isso é excelente para o nosso cérebro, pois você está desafiando a sua própria inteligência. Uma desculpa que muitas pessoas dão para procrastinar esse plano é a clássica “estou sem tempo”.

Então o momento chegou! Você não precisa ser exigente demais consigo mesmo e querer adquirir fluência em poucas semanas. Vá com calma, avançando num ritmo tranquilo. Inclusive hoje em dia existem vários apps que ensinam línguas gratuitamente e de uma forma divertida. Você se distrai dos problemas do mundo enquanto ainda expande seus conhecimentos. Nada mal, né?

LEITURA DE LIVROS

Engana-se quem pensa que os livros servem apenas para estudar. Poucas coisas são mais prazerosas do que ler um bom romance, como uma obra de Machado de Assis, Agatha Christie ou Dostoiévski, entre muitos outros. Com as responsabilidades cotidianas, às vezes não nos sobra muito tempo para se dedicar (com a devida atenção) às leituras. Que tal cultivar esse hábito agora?

Se você separar 20 minutos diários para ler livros — em vez de ficar mexendo nas redes sociais — isso será excelente para você. Além de carregar a sua mente para outro universo, a leitura também é poderosa para fortalecer as nossas conexões neurais. Outro benefício? Você naturalmente desenvolve as suas capacidades de comunicação. O segredo para não desanimar é escolher um livro de um assunto que te interesse. E, claro, não precisa necessariamente ser uma ficção. Pode ser uma boa biografia, um livro de história e assim por diante.

JOGOS & GAMES

Foi-se o tempo em que jogos online eram coisa de criança. Cada vez mais os adultos estão se divertindo com este passatempo. As opções são inúmeras. Desde games multiplayer (como “League of Legends” ou “Fortnite”) até os minigames de celular, passando também por opções clássicas como poker, blackjack, dados, roleta e até vídeo bingo. Tudo sem sair do conforto de casa. Então seja lá qual passatempo você escolher, o importante é cultivar algum para ter um período de relaxamento ao longo do seu dia.