fbpx
Ix35

Ix35: conheça um dos modelos mais marcantes da Hyundai

A automotiva Hyundai nasceu na Coreia do Sul, em 1967, quando o país ainda se recuperava da guerra e tentava expandir sua economia. Criadora de modelos como o HB20 e o Ix35, hoje é uma das grandes marcas de carro do mundo e a segunda maior na Ásia, ficando atrás apenas da Toyota.

Com o passar dos anos, a marca foi se consolidando e alargando as fronteiras, começando a exportar para as Américas e a Europa com o foco de produzir veículos personalizados e de qualidade.

Atualmente, a Hyundai é uma das marcas mais queridas e vendidas no mercado automotivo nacional. Conheça um pouco da história da sua chegada ao Brasil.

Início da parceria com o Grupo CAOA

A Hyundai já havia sido representada no Brasil por dois distribuidores, mas nenhum teve sucesso. Com a CAOA, a história foi diferente. O consumidor, até então desconfiado da marca e da precária rede de concessionárias, foi conquistado pela credibilidade e know-how do grupo, um dos maiores conglomerados empresariais do país que atua desde 1979 no mercado automotivo brasileiro.

Assim, com a parceria iniciada em 1999, a CAOA levou à marca sul-coreana à liderança no segmento de SUVs com o modelo Tucson, e posteriormente com a linha HB20 e o Ix35.

Em 2007, foi inaugurada a primeira fábrica da Hyundai no Brasil: a CAOA Montadora de Veículos, um empreendimento de mais de R$ 1,2 bilhão, erguido no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). O ambicioso projeto rendeu ao fundador da CAOA, o Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o título de “Empreendedor do Ano na Indústria”, pela reconhecida publicação IstoÉ Dinheiro.

A CAOA tem licença da própria Hyundai para fabricar os caminhões HR e HR 78. Monta também a antiga versão do Tucson e o SUV Ix35.

O Hyundai Ix35

Ix35

Em 2014, a fábrica da CAOA em Anápolis completou o ano com mais de 10 mil Hyundai Ix35 produzidos, inaugurando um novo capítulo nessa história de sucesso.

O crossover já havia sido lançado mundialmente em 2010 como o sucessor natural do Tucson (New Tucson), um dos SUV mais famosos da marca. Mas, curiosamente, em solo brasileiro decidiram rebatizá-lo como ix35 e, com isso, mantiveram a geração anterior em produção (os dois modelos convivem hoje no portfólio da marca sul-coreana). No entanto, tudo indica que como o New Tucson já começou a ser vendido no Brasil, o ix35 poderá sair de cena ainda nesse ano.

O carro Ix35 é um utilitário esportivo que começou a ser montado no Brasil pela CAOA a partir de agosto de 2013, com o motor Nu 2.0. Entre as funcionalidades, a motorização se destaca por ser potente e silenciosa.

Outro ponto importante é que o consumo do Hyundai Ix35 é relativamente baixo. Já a transmissão consta de uma caixa manual de 6 velocidades com tração FWD (Dianteira) e suspensão traseira multilink, além do câmbio automático, o que deu ao modelo um status importante dentro da marca.

O interior do Ix35 possui capacidade para 5 passageiros e o seu porta-malas aloja 465 litros. Por seu amplo espaço interno, o modelo é super indicado para famílias, para viagens e como veículo de trabalho. Além de ser espaçoso, o ix35 conta com bancos confortáveis e ergonômicos.

Se tratando de design e estilo, as linhas do Hyundai ix35 são bem fluidas e demonstram um ar de esportividade e modernidade, o que ainda conquista muitos apaixonados por esse estilo de veículo. A grade hexagonal segue o estilo mundial do fabricante, assim como os faróis e as lanternas com iluminação de LED.

Atualmente, o Ix35 usado é muito procurado por ser um produto completo, ainda que importado. A boa dirigibilidade, o espaço e a motorização ajudam na sua valorização. O seu preço atual é de aproximadamente R$57 mil, valor que corresponde aos modelos mais antigos disponíveis (2011 ou 2012).

Se estiver interessado em comprar um Ix35 usado, leve em consideração que é importante conferir que as revisões tenham sido feitas em garantia, mas também após esse período.

Além disso, desconfie de preços muito abaixo da média, assim como de baixa quilometragem. Outra dica primordial é observar sempre os detalhes relativos ao histórico do veículo, como a existência de multas ou pendências. Algumas questões podem levar muito tempo (e dinheiro) a serem resolvidas.