fbpx

Mais uma fórmula contra a calvície – e parece que dessa vez vai

Thiago Sievers Head de Parcerias

A calvície é um dos grandes inimigos do homem. Talvez o maior deles quando o assunto é estética. E isso por um simples motivo: ainda não há algo viável que solucione esse problema.

Mas, se o bom Deus quiser, por pouco tempo, senhores.

Uma notícia animadora chegou aos nossos ouvidos nos últimos dias: parece que alguns cientistas generosos estão avançando no combate à calvície.

Pois é.

O pessoal da Universidade de Columbia realizou uma pesquisa com uma substância originalmente usada para combater o cãncer e encontraram ótimos resultados. Eles começaram a usá-la em paciente com alopecia areata, condição autoimune que causa a calvície, e observaram que seus cabelos cresceram muito mais rapida e robustamente.

E então, estudando mais profundamente os efeitos do remédio, descobriram que ele afetava diretamente os folículos capilares, atuando contra uma enzima (a JAK) que faz com que o cabelo entre num estado de “descanso”. Ou seja, se você inibe o trabalho da JAK o cabelo volta a crescer em seu ciclo natural.

A partir dessa observação eles tiveram a ideia de ver como os ratos reagiriam à substância. Então a aplicaram em animais carecas durante cinco dias e – boom! – em 10 dias novos cabelinhos nasceram nas áreas que antes estavam tristemente desamparadas.

10 dias!

“Não há muitos componentes que fazem os folículos capilares voltarem ao seu ciclo de crescimento tão rapidamente”, foi o que disse a Dra. Angela M. Christiano, líder da pesquisa. “Alguns agente típicos podem induzir tufos de cabelos aqui e ali depois de algumas poucas semanas, mas pouquíssimos têm esse efeito potente tão rapidamente.”

cabelo

E nos humanos? Bem, ainda não realizaram os testes em em nós – mas em folículos capilares humanos sim. Os pesquisadores expandiram as experimentações a ratos com pele humana enxertada e os resultados foram os mesmos, o que indica que há esperança nesse terreno infértil.

Duas substâncias inibidoras das enzimas mencionadas foram testadas, obtendo os resultados apresentados na imagem acima.

O trabalho ainda não foi conclusivo no sentido de achar uma solução para a calvície. Mas os cientistas estão animados com os resultados. Tão animados que até entraram com pedido de patente para registrar a descoberta.

E se eles estão animados, então nós estamos animados, certo?

No entanto, precisaremos de um pouco mais de paciência para ver a coisa realmente acontecer.

Enquanto isso, vamos lidando com a realidade porque, sim, é totalmente possível ser um careca estiloso.