A melhor maneira de reduzir o estresse? Ler um livro por 6 minutos

Você deve ter reparado que o estresse anda na pauta de muitas conversas ultimamente. Como lidar com ele? O primeiro passo para resolver um problema é identificá-lo. O segundo, agir.

Já falamos aqui no site sobre um exercício de respiração que em apenas 2 minutos dá uma acalmada brava na ansiedade. E, hoje, trazemos um novo truque que encontramos pesquisando sobre o assunto.

Aliás, não é apenas um truque qualquer, mas o melhor de todos, segundo a ciência: ler um livro.

Uma pesquisa da University of Sussex realizada em 2009 descobriu que ler silenciosamente por 6 minutos reduz o nível de estresse em impressionantes 68%, diminuindo bastante a frequência cardíaca e a tensão muscular.

Obviamente pode ser mais do que 6 minutos, esse é apenas o mínimo de tempo.

“Se jogar nos livros é o método definitivo de relaxamento“, disse Dr. David Lewis, o líder do estudo. “É mais do que apenas uma distração, porque ativa a imaginação e criatividade do leitor. Isso nos faz esquecer das preocupação e ansiedades da vida rotineira, enquanto exploramos a história em nossa mente.”

Convencido de que você precisa adotar esse hábito na sua vida, hombre?

Além da leitura, a pesquisa também descobriu que ouvir música reduz o estresse em 61%, tomar uma xícara de chá em 54% e fazer uma caminhada em 42%.

VÍDEOS EM DESTAQUE