Nostalgia: os 8 melhores jogos de Super Nintendo

Momento nostalgia, senhores! Quem aí se lembra do Super Nintendo? Se você cresceu nos anos 1990, já deve ter reunido os amigos em casa para uma partida de Mortal Kombat, para ver quem dava o melhor fatality. Ou, então, para um duelo em alta velocidade no Mario Kart. Ou mesmo uma maratona de Super Mario World até zerar a fita.

O Super Nintendo foi um videogame que marcou uma geração. Lançado em 1991 nos EUA, ele chegou ao Brasil dois anos depois e foi um verdadeiro sucesso de vendas. Se você tem saudades daquela época, ficará feliz em saber que hoje é fácil comprar pela internet um emulador que tenha seus jogos na memória. Até os controles são iguais!

Mas esses emuladores têm tantos games — às vezes mais de 500 — que isso acaba nos deixando indecisos na hora de escolher qual jogar. Para facilitar a sua vida, hoje reunimos os 8 melhores jogos de Super Nintendo. Só tem clássico! Hora de voltar para os anos 90 e sentir a nostalgia que existe em cada um de nós.

SUPER MARIO WORLD (1990)

super nintendo

Este foi o primeiro jogo lançado para o Super Nintendo. Certamente um marco para a indústria dos games. A trama é simples: Mario, Luigi e a Princesa Peach foram passar férias na Ilha nos Dinossauros, mas Bowser rouba os ovos e sequestra a princesa. Assim, Mario e Luigi vão desbravando as ilhas e seus desafios até chegar ao momento de resgate. Ao todo são 7 mundos. Para zerar o jogo, é preciso achar locais escondidos, totalizando 96 fases.

SUPER MARIO KART (1992)

super nintendo melhores jogos

Super Mario Kart foi o primeiro jogo de corrida da franquia Mario Bros, fazendo um sucesso estrondoso. Os personagens são os mesmos de Super Mario World, mas desta vez dirigindo karts em cenários incomuns, sendo alguns baseados no jogo de sua origem. O mais legal era usar os itens para sabotar seus adversários e vê-los rodando na pista!

THE LEGEND OF ZELDA: A LINK TO THE PAST (1991)

super nintendo

Muitos fãs consideram Zelda “o” melhor jogo da história do Super Nintendo. Num estilo RPG, ele conta a história do personagem Link, um jovem elfo encarregado de salvar Hyrule, uma terra mágica que foi dominada pelo vilão Ganon. Sua tarefa é libertar as sete jovens filhas descendestes dos antigos sábios. Vale lembrar que este é um dos jogos mais complexos da época, o que lhe rendeu fãs no mundo todo, até os dias de hoje.

DONKEY KONG COUNTRY (1994)

super nintendo

Que saudade desse jogo! Quem não se lembra do Donkey Kong e seu sobrinho Diddy Kong em aventuras épicas para recuperar seu tesouro de bananas, que havia sido roubado por King K e suas capangas Kremlings? Admito que sempre achei o jogo mais difícil do que os outros desta lista. Inclusive, a famosa fase de pegar carona em vagões e sair pulando me deixou com muitos calos no dedo. Donkey Kong Country tem 40 fases, todas elas com trilha sonora memorável.

MEGA MAN X (1993)

super nintendo

Mega Man X é um dos games mais renomados da Capcom. A trama do jogo se passa num futuro distópico em que foram criados robôs com livre-arbítrio. Só que obviamente algo dá errado: alguns deles resolvem destruir a humanidade. Em uma guerra instalada, o Mega Man conta com a ajuda de seu parceiro Zero para frustrar os planos do vilão Sigma. Era felicidade pura completar uma fase e ser recompensado com uma nova arma! Rs.

MORTAL KOMBAT II (1993)

super nintendo

Em Mortal Kombat II, Liu Kang e todos lutadores continuam tentando salvar a terra da invasão do Imperador. Com o upgrade que ganhou, foram aplicados novos movimentos e diversas formas de fatalities. Além de novos personagens, como Kung Lao e Jax Briggs. Vale ressaltar que na época os gráficos “realistas” de sangue e mortes gerou muita polêmica por conta da violência. Mas logo caiu no gosto dos jogadores. Definitivamente o jogo veio para mostrar ao mundo que videogame não era só coisa de criança.

STREET FIGHTER II TURBO (1992)

super nintendo

O clássico game que colocou a expressão “hadouken” na boca de muitos jovens na década de 90. O sucesso deste game foi justamente adaptar as mecânicas que eram sucesso nos fliperamas para o console Super Nintendo de forma competente. Com o mega sucesso, ajudou – e muito – a popularizar os jogos de luta entre o público. Quem não se lembra de realizar vários golpes em sequência – os famosos “combos” – contra o adversário, deixando ele sem ação alguma? Era pura diversão!

TOP GEAR (1992)

super nintendo

Não podia faltar nesta lista um jogo de corrida. E, com certeza, um dos mais lembrados é Top Gear. Foi o primeiro da franquia a ser lançado no Super Nintendo. A ideia é totalmente diferente da premissa de hoje em dia. Aqui nada de simuladores e tecnologia avançada. O jogo consistia em simplesmente uma aposta nas pistas de corrida. Os carros que você podia escolher no game eram inspirados em automóveis que eram o sonho de consumo dos anos 80 e 90:

  • Cannibal, o carro vermelho, inspirado na Ferrari 512 TR;
  • Sidewinder, o carro branco, inspirado na Ferrari 288 GTO;
  • Razor, o carro lilás, inspirado no Jaguar XJR-15;
  • Weasel, carro azul, inspirado no Porsche 959.

FINAL FANTASY VI (1994)

super nintendo

Criado e desenvolvido pela SquareSoft, é o sexto título da série Final Fantasy. O jogo se passa num mundo fantasioso, tendo como foco um grupo de rebeldes que procura derrubar uma ditadura imperial. Ao total são 14 personagens principais jogáveis, sendo os mais lembrados: Terra Branford, Locke Cole, Edgar Roni Figaro e Shadow. E não podemos esquecer o líder do exército do Império, o Kefka, grande vilão da história.

Um atrativo do game é que era dividido em 4 situações diferentes (mapa, cidade, calabouços e batalhas) e o jogador comandava um grupo com 4 personagens a sua escolha. Ele é lembrado com carinho e nostalgia até hoje pelos gamers. Uma curiosidade? Ao zerar a fita, havia um longo encerramento de 15 minutos.

E AÍ, QUAL É SEU JOGO PREFERIDO DE SUPER NINTENDO?

Agora conte para nós, caro leitor: qual é o seu jogo preferido de Super Nintendo? Sentiu falta de algum título em nossa lista? Compartilhe conosco na sessão de comentários abaixo! Aqui no El Hombre, o pessoal lembrou também de “Super Metroid”, “Star Fox” e “Super Bomberman”. Aposto que algum deles já te fez, alguma vez, soprar a fita loucamente até ela pegar. (Se não pegasse, era um desespero!) Pois é, senhores: o Super Nintendo fez a alegria de uma geração, por isso até hoje continua a ser lembrado com muito carinho e nostalgia.