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Mídias sociais e carreira: 6 atitudes para evitar nas redes

As mídias sociais são uma excelente ferramenta para facilitar a comunicação. Nos últimos anos, muitas plataformas novas surgiram, com as mais diversas propostas. A popularidade deste tipo de interação digital continua crescendo ano após anos.

A propagação das mídias sociais é tamanha que várias empresas têm utilizado essa ferramenta como fonte de pesquisa de mercado, como base para campanhas publicitárias e até mesmo como forma de avaliação admissional. Isso sem contar que, muitas vezes, através das redes sociais, o colaborador se torna corresponsável pela imagem pública da corporação na qual trabalha.

Por isso, algumas atitudes aparentemente comuns ou banais podem afetar negativamente a sua imagem profissional, atrapalhando a prospecção de novos negócios e, em certos casos, causando até uma demissão por conta de conteúdos postados nas mídias sociais.

Para não correr esse risco, confira a seguir algumas coisas que devem ser evitadas nas suas redes, de forma a preservar (e até mesmo fortalecer) a sua imagem profissional.

MÍDIAS SOCIAIS & CARREIRA: 6 COISAS PARA EVITAR

  1. Não escreva errado
  2. Não use durante o expediente
  3. Não poste fotos públicas sensualizando
  4. Não fale mal da empresa ou de colegas
  5. Não dê sinais de insatisfação profissional
  6. Não seja agressivo nos discursos

1. NÃO ESCREVA ERRADO

Apesar das mídias sociais serem um ambiente informal, isto não significa que erros gramaticais sejam aceitáveis. Ficou em dúvida sobre a grafia correta de uma palavra? Cheque no Google. Lembre-se também de caprichar nos acentos, na pontuação, etc.

Isso tudo, inclusive, é um bom treino para você desenvolver a escrita e a comunicação. Os erros gramaticais comprometem a sua credibilidade e, em caso de um processo de recrutamento, podem até ser um fator eliminatório.

2. NÃO USE DURANTE O EXPEDIENTE

Caso as suas atividades diárias não sejam relacionadas às mídias sociais, o correto é que as mesmas não sejam utilizadas durante o expediente de trabalho.

Isso dá a impressão (verdadeira, por sinal) de que você usa o horário do expediente para assuntos pessoais e atividades que não correspondem ao trabalho. É um dos maiores erros que alguém pode cometer.

3. NÃO POSTE FOTOS PÚBLICAS SENSUALIZANDO

Se você quer fortalecer sua imagem profissional, evite postar fotos sensualizando nas mídias sociais. Uma coisa é uma foto na praia durante uma viagem; outra é uma foto sem camisa na frente do espelho de casa contraindo os músculos.

Não é uma questão de “moralismo”, mas de profissionalismo. Quer postar um Stories mais íntimo? Ok, mas coloque a opção de mostrar apenas para “amigos próximos”, o Instagram hoje em dia oferece essa possibilidade. Você também pode enviar a foto para alguma pessoa diretamente por DM ou no WhatsApp. Seja sempre seletivo nos conteúdos que você posta publicamente.

4. NÃO FALE MAL DA EMPRESA OU DE COLEGAS

Mantenha a postura ética de nunca falar mal de colegas ou do ambiente corporativo nas mídias sociais, seja da atual empresa ou de empresas anteriores.

Se há problemas a resolver, os mesmos precisam ser apresentados à gestão para a busca de uma solução. Expor de forma pública um colega (mesmo que você não cite diretamente seu nome) ou a corporação em mídias sociais é algo que põe em dúvida sua lealdade e seriedade profissional.

5. NÃO DÊ SINAIS DE INSATISFAÇÃO PROFISSIONAL

Tenha cuidado com mensagens do tipo “Chega logo sexta-feira!” nas mídias sociais. Apesar disso ser muito utilizado, pode ser mal interpretada pelo seu chefe, colegas, colaboradores, fornecedores e clientes, como uma forma de reclamação do trabalho ou, até mesmo, como um sinal de insubordinação e preguiça.

Como já mencionamos no item anterior, se você tem algum problema para resolver, faça isso de forma profissional, numa conversa particular dentro do escritório.

6. NÃO SEJA AGRESSIVO NOS DISCURSOS

Todo mundo tem direito a formar suas opiniões sobre os assuntos, mas lembre-se de expô-las sempre de maneira educada. Xingamentos, palavrões e agressividade não agregam nada ao diálogo. Seja civilizado e busque trazer ideias construtivas, não destrutivas, para uma conversa.

RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS NAS MÍDIAS SOCIAIS

A partir destas dicas, você conseguirá ter um convívio saudável nas mídias sociais, sem cometer gafes, de modo a fortalecer a sua imagem profissional digitalmente.

Lembrando também que é importante usar as redes sociais com moderação. Não fique grudado o tempo inteiro no seu smartphone, mesmo fora do ambiente de trabalho. Separe tempo para estudar, fazer atividades físicas e cultivar as suas relações pessoais, entre outras coisas.

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Artigo por Pedro Vasconcelos, especialista em marketing de exclusividade. Saiba mais no site www.pedrovasconcelos.com.br e no Instagram @pedrovasconcelosbr_