Testamos o Nokia Lumia 930

Tiago Tadeu
Tiago Tadeu Head de TI

Até pouco tempo atrás, não tínhamos o Windows Phone em alta conta aqui no El Hombre. Nada contra o sistema móvel da Microsoft, mas o iOS e o Android eram notavelmente superiores a ele, ao nosso ver.

Bem, estávamos enganados. E quem nos mostrou isso foi o Nokia Lumia 930, que recebemos aqui na redação para fazer um review. Após testá-lo percebemos que, no celular certo, o Windows Phone pode fazer frente a seus rivais do Google e Apple.

DESIGN

Com design robusto, o Lumia 930 possui uma versão preta que é bem elegante. Mas se você gosta de algo mais chamativo, há também modelos coloridos. O tamanho é igual ao do iPhone 6, seguindo a tendência do mercado de smartphone maiores. Ele tem laterais de alumínio, bordas chanfradas e tampa de policabornato, que resiste melhor a impactos.

SISTEMA

O Lumia é um aparelho muito rápido, mesmo com uma configuração de hardware inferior a seus principais concorrentes: Galaxy S5, LG G3 e Sony Xperia Z2, tops de linha do Android. A razão disso é a interação do hardware com o Windows Phone 8.1 dele.

CÂMERA

Sua câmera de 20 MP o torna um dos melhores celulares do planeta em resolução e detalhes de uma foto. Fizemos alguns testes aqui na redação e o resultado agradou bastante.

APLICATIVOS

Eis onde o Windows Phone fica para trás de seus concorrentes: os aplicativos. As lojas do iOS e Android têm uma diversidade muito superior. Mas isso tem melhorado nos últimos tempos. Atualmente os principais apps do mercado têm criado também uma versão para o sistema da Microsoft, devido ao seu crescimento no mundo inteiro.

PROGRAMAÇÃO

Se o Windows Phone fica devendo no número de aplicativos, ele possui uma vantagem: é muito mais fácil desenvolver apps nele do que nos sistemas concorrentes. Se você gosta de programação, pode se divertir — e até mesmo fazer um dinheiro — com esta funcionalidade.

CONCLUSÃO

Ficamos realmente satisfeitos com o Nokia Lumia 930: ele é o casamento perfeito para o Windows Phone. Se você tem vontade de experimentar algo novo, que vai além do iPhone ou Galaxy, esta é uma ótima opção.

Especificações técnicas:

  • Sistema operacional Windows 8.1
  • Tela ClearBlack de 5’’ Full HD
  • Processador Quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz
  • Câmera de 20 MP PureView (traseira) e 1,2 MP HD (frontal)
  • Carregamento sem fio
  • Memoria RAM de 2 GB
  • Armazenamento interno de 32 GB + 15 GB em nuvem pelo OneDrive
  • Preço de R$ 1899