A shortlist, com os países pré-selecionados para competirem, será anunciada no dia 16 de dezembro, e os cinco finalistas, no dia 22 de janeiro de 2026. A cerimônia de premiação acontece no dia 15 de março.
“Nossa campanha começou em maio, no Festival de Cannes, e agora segue mais forte ainda. Grande abraço por todo o apoio popular e para o comitê de seleção pela confiança a esse filme que acaba de começar a ser visto no Brasil”, declarou Kleber Mendonça Filho sobre a seleção. Emilie Lesclaux, produtora do filme, complementa: “que honra o reconhecimento da Academia Brasileira de Cinema e a indicação para representar o Brasil no Oscar. Estou orgulhosa do filme que fizemos e da nossa trajetória. Trabalharemos muito para levarmos O Agente Secreto o mais longe possível, representando a força do cinema brasileiro no mundo”.
O filme trilha agora uma extensa trajetória por festivais nacionais e internacionais, com a presença do diretor Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux e do elenco em diferentes momentos. A próxima parada acontece no AFI Latin American Film Festival (de 18 de setembro a 6 de outubro), nos EUA; terá exibição no dia 21 de setembro no 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (de 19 a 27 de setembro), na Espanha; seguindo para o Beyond Fest (de 25 de setembro a 9 de outubro), em Los Angeles; e o 63º Festival de Cinema de Nova York (de 26 de setembro a 13 de outubro).
O longa abre, no dia 21 de setembro, o 34º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (de 20 a 26 de setembro), na França, que também homenageará Kleber Mendonça Filho. Em outubro, o filme tem sessões confirmadas no prestigioso BFI London Film Festival (de 8 a 19 de outubro, reunindo o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos), no 23º Festival de Morelia (de 10 a 19 de outubro), no México; e no dia 19 de outubro será o filme de abertura do BRAVO Film Festival, no Museu da Academia, em Los Angeles, com apresentação de Walter Salles e sessão seguida de debate com Kleber e a produtora Emilie Lesclaux. A agenda traz ainda Wagner Moura como homenageado no Festival de Zurique, na Suíça.
Essas sessões dão sequência a uma bem-sucedida trajetória por alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como:
Após suas primeiras sessões públicas no Brasil, que ocorreram no dia 10, nos cinemas São Luiz e Teatro Parque, no Recife, O Agente Secreto trilha ainda um caminho por diversos eventos nacionais. No Brasil, o filme acaba de abrir o Festival de Brasília, no último dia 12, e agora parte para o Olhar do Norte, em Manaus (16/09); Maranhão na Tela (18/09); CineBH (23/09); Cine Ceará (24/09); e Festival do Rio (data a ser divulgada), em sessões que fazem parte da série de exibições especiais que o longa terá pelo país, antes de chegar às salas de todo país oficialmente, no dia 6 de novembro.
Além do lançamento no Brasil, o filme tem estreia confirmada em mais de 90 países da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente. Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia. Nos Estados Unidos, o filme chega ao circuito comercial de Nova York no dia 26 de novembro, ampliando para as salas de Los Angeles em 5 de dezembro, e, posteriormente, será expandido.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais