O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha: as 5 perguntas mais buscadas no Google (com respostas)

Hoje estamos aqui para falar sobre um dos maiores sucessos do entretenimento: O Gambito da Rainha. A produção contou com 62 milhões de assinantes vendo o programa nos seus primeiros 28 dias de exibição. Tal feito conquistou a 6° posição no ranking de séries originais mais assistidas da Netflix.

Recentemente, tivemos a premiação do Globo de Ouro, e a produção conquistou dois troféus: de Melhor Atriz (para Anya Taylor-Joy) e de Melhor Minissérie.

A história se passa nos anos 60, e acompanhamos a ascensão da jovem Beth Harmon no mundo do xadrez, enquanto enfrenta traumas de seu passado. No texto de hoje, reunimos algumas respostas para as perguntas mais buscadas no Google sobre O Gambito da Rainha. Confira a seguir:

1# POR QUE A MINISSÉRIE SE CHAMA O GAMBITO DA RAINHA?

Convenhamos que o nome da minissérie é um tanto curiosa. A tradução por aqui ficou O Gambito da Rainha, sendo uma tradução literal do título em inglês, The Queen’s Gambit. A expressão se trata de uma jogada tradicional de xadrez que ocorre logo no início da partida. A abertura funciona da seguinte maneira: o jogador que detém as peças brancas (e que, portanto, faz o primeiro lance) sacrifica um peão para dar espaço aos seus próximos movimentos. Ainda que arriscado, o truque garante a quem começa o jogo uma vantagem crucial sobre o oponente. A própria palavra “gambito” já indica uma ação ou artimanha destinada a enganar uma pessoa, com o intuito de derrubá-la.

O Gambito da Rainha
A atriz Anya Taylor-Joy na minissérie

2# O GAMBITO DA RAINHA É BOM?

Não há como negar, O Gambito da Rainha é uma ótima minissérie! Em seus sete episódios, a história consegue ser bem construída, sem enrolação e com um final satisfatório.

A trama principal é da personagem Beth Harmon, uma menina órfã que se revela um prodígio no tabuleiro. Ela aprende a jogar com o zelador do orfanato onde mora e logo desenvolve uma obsessão pelo esporte. Determinada a se tornar uma campeã mundial, Beth precisa enfrentar os traumas de seu passado e os vícios que adquiriu ao longo da vida.

Entre escolhas e consequências da personagem, o telespectador fica com vontade de aprender sobre cada detalhe de uma partida de xadrez, aflorando a curiosidade de quem assiste. Por isso, O Gambito da Rainha dá um “xeque-mate” na guerra dos streamings, mostrando que o importante não é quantidade, e sim a qualidade de seus conteúdos.

O Gambito da Rainha
Cena em que é possível ver Beth Harmon aprendendo jogar xadrez

3# A MINISSÉRIE É BASEADA EM UMA HISTÓRIA REAL?

Diferentemente do que alguns imaginam, Beth Harmon é uma personagem fictícia. Originalmente, O Gambito da Rainha é um romance de autoria do escritor norte-americano Walter Tevis, publicado em 1983. Tevis jogava xadrez, e muitas das situações vividas pela protagonista foram tiradas de suas próprias experiências.

Porém, não adianta tentar adquirir um exemplar em português. Até o momento, o livro não foi publicado no Brasil e somente a edição em inglês está disponível.

Trabalho impecável da produção ao remeter os anos 60

4# O GAMBITO DA RAINHA VAI TER 2° TEMPORADA?

Quando uma série faz muito sucesso, é normal todo mundo esperar uma continuação. Porém, a Netflix apresentou O Gambito da Rainha como uma minissérie. E vale lembrar, tal formato se limita a apenas uma temporada.

Além disso, o livro em que ele foi baseado não tem continuação. Ou seja, o entendimento é de que não haverá uma segunda parte dessa história.

Partidas de xadrez extremamente realistas foi um dos sucessos da minissérie

5# EXISTEM OUTRAS SÉRIES PARECIDAS COM O GAMBITO DA RAINHA?

Já que não há chances de uma possível continuação de O Gambito da Rainha, muito se questiona sobre outras produções parecidas com o tema. Listamos algumas séries para preencher o vazio de quem já maratonou toda a história de Beth Harmon. Confira algumas delas:

  • Endgame: disponível para compra no Amazon Prime Video
  • The White Queen: disponível no Amazon Prime Video
  • Mad Men: disponível no Globoplay
  • The Marvelous Mrs. Maisel: disponível no Amazon Prime Video
  • The Alienist: disponível na Netflix
  • Billions: disponível na Netflix

LEITURAS COMPLEMENTARES

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também: