fbpx

Os melhores modeladores para cada tipo de cabelo: o guia definitivo

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Cera, spray, gel, pomada, mousse, pasta… Hoje em dia existem várias opções de modelador para um homem ajeitar o penteado. Por um lado isso é uma ótima notícia, pois cada um deles é indicado para um tipo específico de corte. Por outro lado, caramba, que dilema brutal: qual eu deveria comprar? O pessoal da Men’s Market nos ajudou a preparar um guia definitivo dos modeladores masculinos, revelando quais são eles e quando usar. Confira a seguir e aprenda o que você deve colocar (ou não) no seu cabelo:

CERA

cera

Se você é adepto de um corte mais clássico — como o “pompadour” ou o “side part” — a cera é uma ótima opção. Elas são bem consistentes e geralmente oferecem um brilho intermediário. Outro ponto positivo desse modelador? Ele é feito principalmente de produtos naturais, de preferência cera de abelha, que traz benefícios à saúde capilar. Sua fixação costuma ser média, então caso você tenha um penteado muito radical ou pontiagudo, a cera não é indicada.

1# Cera Modeladora Vito The Wax
2# Cera Mitch Reformer
3# Cera Tea Tree Shaping Cream

POMADA

pomada

Quer um penteado cheio de textura, com um aspecto bem bagunçado? Aposte na pomada, que é menos consistente do que a cera. Sua composição é feita na base de óleo, mas traz também uma dose de cera na receita. Há boas opções de pomada com efeito matte (fosco) ou com alto brilho disponíveis no mercado, para deixar seu penteado com a aparência que preferir.

1# Pomada Mitch Barber’s Classic
2# Pomada Modeladora Vito The Pomade
3# Pomada Osis+ Mess Up

PASTA

pasta

Ok, você quer uma fixação poderosa. Solução? A pasta modeladora. Se o seu cabelo precisa de estrutura e for muito arrepiado ou extremo, tipo um moicano, essa deve ser a sua escolha. Outro benefício da pasta é que por ser mais pastosa (óbvio) do que a pomada ou a cera, a aplicação fica mais fácil também.

1# Pasta Modeladora Vito The Paste 
2# Pasta Keune Power Paste

GEL

gel

O gel é um velho conhecido dos homens e dispensa apresentações. Seria impossível fazer um guia de modeladores sem passar por ele. Indicado para visuais clássicos, o gel traz uma fixação alta e um brilho intenso. Pense no filme “Grease”, com aqueles topetes todos. É disso que estou falando.

1# Gel Keune Extreme Forte
2# Gel L’Oréal Paris Studio Invisi’FX Fixação Normal
3# Gel de Fixação Forte 3D Men Strong Hold

MOUSSE

mousse

Enquanto os modeladores citados acima são recomendados para tipos específicos de penteados, a mousse é um pouco diferente: ela é adequada para um tipo particular de cabelo. Qual? O fino e ralo. Isso porque a mousse (em formato de espuma) dá mais volume aos fios. Ela também funciona legal em cabelos cacheados pela característica hidratante, ajudando assim a controlar o frizz.

1# Mousse de Volume Paul Mitchell Extra-Body Sculpting Foam
2# Mousse Modeladora Charming

SPRAY

spray

O spray é um modelador bem versátil. Em geral com um alto poder de fixação, ele mantém o penteado nos trinques durante muito tempo — e você pode encontrar várias opções com brilho baixo ou intenso. Um bônus? Traz um movimento bem natural ao cabelo. Assim como a mousse, também é indicado para dar e controlar o volume nos fios.

1# Spray Paul Mitchell Super Clean Extra
2# Spray Osis+ Hairbody
3# Spray de Finalização Keune Society Hairspray Extra Forte

POST PRODUZIDO EM PARCERIA COM MEN’S MARKET

Nas próximas semanas o El Hombre e a Men’s Market produzirão uma série de posts em parceria sobre grooming e moda masculina, dois temas fundamentais na vida do homem contemporâneo.

Se você quer cuidar bem do seu cabelo, corpo e aparência em geral, a Men’s Market é o melhor destino no Brasil para encontrar produtos de qualidade. Não deixe de visitar o site deles para saber mais.

MensMarket_Selo_interno