Ganhar presente é bom e todo mundo gosta. Mas se você quer dar algo realmente especial para o seu pai neste Dia dos Pais, que tal fortalecer a relação entre vocês dois adotando algum hobbie com ele?

Assim, vocês vão criar juntos novas lembranças e memórias que – com o perdão do clichê – dinheiro nenhum pode comprar. Reunimos algumas ideias que vão ajudá-lo a se aproximar do seu pai em 2018. Afinal, o melhor presente que você pode dar é passar mais tempo com ele.

PRATICAR ESPORTES

Poucas atividades são melhores para criar e fortalecer amizades do que a prática de esportes. Se os dois já praticam alguma modalidade – tipo tênis ou futebol – podem adotar um dia fixo para jogarem juntos. Se apenas um pratica, que tal ensinar ao outro? E se ninguém sabe, uma opção bacana é se matricular na aula em dupla.

E não precisa ser um esporte físico necessariamente, porque às vezes o seu pai não está em condições disso. Pode ser um esporte da mente como xadrez ou poker. A verdade é que não interessa a modalidade. De golfe a gamão, de futevôlei a ping-pong, o importante é vocês estarem juntos fazendo algo que gostam.

IR À BARBEARIA

Provavelmente foi o seu pai que te ensinou a fazer a barba, quando você ainda era um adolescente de voz desafinada e corpo franzino. Que tal retribuir o favor e levá-lo para uma experiência completa numa barbearia bacana da cidade?

Hoje em dia, os espaços estão bastante sofisticados. Dependendo da barbearia, vocês também podem desfrutar cerveja artesanal para relaxar; jogar sinuca; ver futebol na televisão enquanto esperam a vez; comer alguns petiscos; e assim por diante. Esse pode virar um ritual mensal de vocês.

VIAJAR

Diz um ditado que o mundo é um livro – e a única maneira de ler todas as páginas é viajando. Que tal ler essas páginas na companhia do seu pai? Claro que viajar é mais caro e trabalhoso do que as outras sugestões desta matéria. Mas se vocês conseguirem se organizar para fazer pelo menos uma viagem a cada 6 meses, mesmo que seja um simples fim-de-semana na praia, já será bacana.

ASSISTIR JOGOS

Existem aquelas pessoas que são apaixonadas por esporte, mas em vez de praticar preferem assistir. Seu pai é assim? Tente levá-lo ao estádio com alguma frequência ou, pelo menos, marque na sua agenda os dias de jogos para assistir com ele em casa na televisão.

Com o tempo, isso vai virar uma tradição familiar – tipo ver a F1 aos domingos ou assistir à rodada de quarta-feira do Brasileirão – que inclusive você pode adotar depois com o seu filho, quando chegar sua hora de virar pai.

FAZER PASSEIOS CULTURAIS

Ok, já falamos muito sobre esportes, mas é possível que você, seu pai ou ambos não liguem muito para isso. Próxima sugestão? Os passeios culturais. Isso traz várias possibilidades, basta saber do que ele gosta. Uma alternativa clássica é ir ao cinema. Ou visitar museus. Ou ver peças no teatro. Assistir shows. Dar umas risadas num stand-up. E assim por diante.

COZINHAR OU SAIR PARA COMER

Cada vez mais os homens estão se interessando por gastronomia e isso é uma grande oportunidade para se aproximar do seu pai. Vocês podem optar pelo clássico e fazer um churrasco todo mês; ou se ele for mais sofisticado, um jantar em casa regado a vinho.

Nenhum de vocês têm ideia de como fritar um ovo? Ok, sem problemas. Então vocês podem explorar as opções gastronômicas de onde moram, com visitas regulares aos novos restaurantes e bares da cidade.