fbpx

Porsche 960 deve ser o próximo superesportivo dos seus sonhos

Thiago Sievers Head de Parcerias

Lá em cima, no topo da hierarquia dos superesportivos — ou melhor, do hipercarros –, a briga está bem estabelecida entre Porsche 918 Spyder, Ferrari LaFerarri e McLaren P1.

No nível imediatamente abaixo, no entanto, a montadora de Stuttgart desaparece.

Hoje os alemães não tem uma máquina para travar batalha com Ferrari F488 GTB, McLaren 650S e Lamborghini Huracán. O 911 é um bólido dos sonhos em seus diversos modelos, mas seu desempenho é consideravelmente inferior ao desses carros.

Countudo, parece que em breve a história mudará.

Está rolando um burburinho no universo automotivo de deixar os fãs do Porsche de coração acelerado. A publicação britânica Car divulgou uma matéria recentemente dizendo que, sim, a empresa produzirá mesmo o 960.

E quem é esse 960?

Pois bem, se você não está familiarizado com o nome, sem problemas, afinal não há uma família 960 hoje. Atualmente a Porsche tem o 918, o 911 e um grande buraco entre os dois — buraco que seria preenchido por essa novidade, que, como falamos, brigaria com aquelas máquinas mencionadas acima.

Há algum tempo fala-se no 960, mas de forma tímida. A última notícia era de que a montadora registrou o nome em setembro passado. Depois disso, não ouviu-se mais nada sobre o assunto.

Mas agora a questão renasce com força total.

Segundo a Car, um porta-voz da Porsche disse:

“Não tem se falado muito em novos modelos, mas, se você reparar, há um espaço em branco em nossas famílias — e você precisa prestar atenção naquilo que os concorrentes estão fazendo e manter isso em mente.”

A partir dessa frase, todo o rumor ganhou força.

218cb28c386b3e287e0cee41aafdef2c

De acordo com a publiação, o carro será equipado com um ignorante motor central boxer oito cilindros turbocharged de 3.9 litros que deverá produzir cerca de 650 cavalos. Para quem não acredita, eles dizem que já há um Cayman sendo testado com essa motorização atualmente.

Agora, imagina esse poderio numa máquina pesando apenas 1,400 kg? Esse é o peso que a galera prevê para o 960, que será composto de materiais levíssimos. Com essa personalização caprichada, a máquina deve fazer de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos.

Quanto ao design quase nada foi levantado. A informação do motor central e dos leves componentes podem dar um direcionamento quase que insignificante em relação a esse aspecto. De qualquer forma, a Car and Driver fez esse conceito acima em 2013, quando o modelo foi notícia.

Nada disso, contudo, foi confirmado pela marca. Provavelmente ainda teremos que esperar um pouco para ouvir a Porsche falar oficialmente do 960. Ele deve ser lançado apenas em 2019, se o for. Antes, a montadora preparará a próxima versão do 911, que se chamará 992. Então até lá nada de 960, a não ser rumores.

Mas vai dizer que o diz que me diz já não é suficiente para fazer-nos deliciar em novos sonhos?