Finalmente a Tesla lança o tão esperado Model X. E, senhores, ao que tudo indica a máquina será mesmo uma devoradora de estradas!

A empresa surgiu em 2003 com a proposta de produzir carros elétricos de qualidade. Se lançaram no mundo com o Roadster, o primeiro esportivo totalmente elétrico. Depois veio o incrível Model S (do qual esse novo carro tem muito do DNA), um sedan da hora que começou a ser comercializada em 2012.

E agora a empresa apresenta o Model X, o primeiro SUV de sua história.

E os caras botaram para arrepiar nesse SUV.

O Model X oferece uma performance incrível, mesmo sendo um carro de grande porte. Quando aciona-se o “Modo Ridículo” (“Ludicrous Mode”) ele acelera de 0 a 100 km/h em ridículos 3.2 segundos.

Você tem uma ideia do que isso significa? É a mesma performance de aceleração, por exemplo, de um Porsche 911 Turbo. A diferença é que um é um SUV e o outro um puta de um supercarro.

Ahn, e aí?

A velocidade final do Model X é de 250 km/h.

Mas não é apenas a performance que é incrível nessa máquina. Ela oferece muitas inovações, sem falar em seu design fantástico.

As portas (motorizadas, todas elas) traseiras abrem para cima, como as asas de um pássaro (são chamadas de “falcon doors”), o que traz um ar futurístico ao carro. Como a articulação das portas ficam na parte central do veículo, isso não será um problema para quando o carro estiver em vagas apertadas – são precisos apenas 30 centímetros para as portas abrirem.

O para-brisa panorâmico é outro fator positivo do Model X. “É o maior pedaço de vidro, já feito para um carro”, disse Elon Musk, dono da empresa na apresentação do carro. “Ao menos é o que a fabricante do vidro nos disse.”

Agora, olha essa: o carro vem com um sistema de defesa contra uma possível guerra biológica. É sério. Para isso, eles desenvolveram o “Bioweapon Defense Mode”. “Esse é um botão real. Nós estamos tentando ser líderes em defesa para cenários apocalíticos”, falou Musk.

Isso, na verdade, é consequência de um potente filtro desenvolvido para o Model X. Segundo a empresa, em comparação com os filtros comuns ele é 300 vezes mais efetivo contra bactérias, 500 vezes contra alérgenos, 700 vezes contra poluição e 800 vezes contra vírus. Para ter essa potência toda, ele precisou também ser 10 vezes maior.

Assim como o Model S, o SUV também traz um sistema de direção semiautomática. Mas diferentemente daquele, terá uma autonomia de mais de 400 quilômetros com uma única recarga. É a maior eficiência em termos de distância (e muitos outros termos, como estamos vendo) que um carro elétrico da empresa já entregou.

São tantas, mas tantas inovações, que até o presidente se questionou se a empresa não exagerou na dose. Na apresentação do Model X ele disse com certa dose de humor:

Não tenho certeza se deveríamos ter produzido esse carro, sério. Quer dizer, ele tem muito mais coisas do que é necessário para se vender um carro. Olhando para trás, se soubéssemos quanto a engenharia realmente nos custaria e a complexidade de fabricação, eu acho que teríamos feito menos coisas novas.

O preço do Model X, como seria de se prever, é bem salgado: US$ 130 mil (515 mil reais). Para quem optar pelo modelo com o Ludicrous Mode incluso, o valor sobe para US$ 142 mil.

Sim, é bastante grana, mas vai dizer que não é um dos produtos mais impressionantes que você viu ultimamente?

Agora fique com algumas fotos dessa máquina incrível.

tesla-el-hombre

tesla-2-el-hombre

tesla-8-el-hombre

tesla-4-el-hombre

tesla-6-el-hombre

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA