fbpx
jaqueta trucker jeans

O que é uma Jaqueta Trucker? 3 dicas para usar com estilo

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

A jaqueta Trucker é uma das peças mais icônicas da moda masculina. Mas se você não a reconheceu pelo nome, fique tranquilo. Afinal, ela é mais conhecida pelo nome do material usado em sua construção: o jeans.

Os primeiros registros de uma jaqueta confeccionada em jeans são da década de 1880, mas ainda levaria muitos anos – quase um século – para a mais icônica das suas modelagens, batizada como Trucker, surgir nos anos 1960.

CARACTERÍSTICAS DA JAQUETA TRUCKER

A jaqueta Trucker possui uma série de características particulares, que a diferencia de outros tipos de jaqueta jeans:

  1. Colarinho similar ao de uma camisa;
  2. Bolsos simétricos, no peitoral, com aba pontiaguda e botões;
  3. Costura horizontal logo acima dos bolsos;
  4. Costuras verticais (em formato de “V” ou paralelas) na região do abdômen;
  5. Fechamento frontal e no punho com botões de metal;
  6. Cinta traseira, na região do cós, com botões;
  7. Caimento ajustado ao corpo.

Ao longo dos anos, diferentes variações da Trucker foram sendo criadas. Hoje em dia, por exemplo, é comum que ela tenha bolso embutido nas laterais. Além disso, agora é possível encontrá-la em outras cores (como preto) e materiais diversos (como couro e camurça).

Para os dias frios, uma excelente escolha é a Trucker em tecido híbrido de jeans com moletom: ela mantém a estética fiel do jeans, mas com o aconchego do moletom, devido à construção de malha aplicado ao tecido.

COMO USAR JAQUETA TRUCKER COM ESTILO

De David Beckham a Lenny Kravitz, passando por Ryan Gosling, Michael B. Jordan e muitos outros, a jaqueta Trucker já vestiu alguns dos maiores ícones da moda masculina desde que foi criada. Mas como fazer para usá-la com estilo? Eis algumas dicas para inspirá-lo na hora de montar o seu look:

→ COR DA CALÇA: A dupla “jeans com jeans” traz muita personalidade ao nosso look, mas lembre-se de criar algum contraste entre a tonalidade da calça e da jaqueta, para não parecer um conjunto único. Outra opção é apostar numa calça de sarja, em cores como marrom, preto e verde militar. A combinação fica perfeita.

→ SNEAKER & BOTA: Melhor deixar o seu sapato social para usar com blazer. A jaqueta Trucker é um símbolo da moda casual. Portanto, você pode combiná-la com outros símbolos deste universo, tais como um sneaker (desde que não seja de praticar esportes) ou bota.

→ CAMISETA LISA: O que usar por baixa da jaqueta Trucker? Nada melhor do que uma camiseta lisa nas cores clássicas, como branco ou cinza. Outra ideia é montar um base “all black” com sua camiseta e calça, inserindo a Trucker como a estrela do outfit.

ONDE COMPRAR SUA JAQUETA TRUCKER

A Aramis, parceira do El Hombre na produção deste conteúdo especial, está com uma coleção linda de jaquetas Trucker em moletom, com três opções de cor (azul marinho, azul escuro e preto) e um caimento maravilhoso no corpo. Visite www.aramis.com.br para pedir a sua ;)