O WhatsApp está ferrando sua produtividade – e você talvez não tenha percebido

O WhatsApp está ferrando a sua produtividade – e você talvez não tenha percebido. Uma pesquisa recente revelou que os brasileiros passam, em média, mais de 9 horas por dia na internet. Não é nenhum absurdo, levando em consideração que, para muitos profissionais, a internet é a sua principal ferramenta de trabalho.

Acontece que no mesmo estudo somos os vice-campeões do mundo, atrás apenas das Filipinas, quando o assunto é tempo gasto com redes sociais. A nossa média nacional é superior a 3h30. Pois é. Se você tem a sensação de que falta tempo na sua vida para fazer exercício, ler livros e coisas assim, agora descobriu a razão: é porque está gastando todas as suas horas livres nas redes sociais.

Claro, isso não é uma regra absoluta, trata-se de uma média nacional. Então obviamente há pessoas que usam menos – e outras que usam até mais. Só que a chance é grande de você estar, pelo menos, nos arredores disso.

FATOR WHATSAPP

Agora adivinha só qual é rede social mais baixada do Brasil atualmente, tanto para smartphones iOS quanto Android? WhatsApp, claro. Em seguida temos Instagram e depois Facebook. Todos do Mark Zuckerberg, por sinal. Sujeito esperto esse.

Apesar do Facebook ter mais usuários no país, no dia-a-dia usamos o WhatsApp com uma frequência maior. É notificação o tempo inteiro, sendo a maioria nos grupos. É grupo da família, do futebol, do trabalho, da faculdade, da escola… São tantos que até perdemos a conta.

E aí pensamos: “Ah, deixa eu pausar aqui 2 minutinhos para ler a mensagem…” Em primeiro lugar, a chance desses “2 minutinhos” se multiplicarem é alta. Depois que você entra no WhatsApp, provavelmente vai dar uma checada também nas notificações de outros grupos e nas mensagens diretas que recebeu.

E se a pessoa estiver online, pronto, aí há o risco da “resposta” virar uma “conversa”. Lá se foram 15 minutos do seu precioso tempo. Multiplique essa situação por dez vezes ao dia e, aí, podemos entender porque o brasileiro passa quase 4 horas por dia nas redes sociais.

Mesmo que você tenha disciplina de olhar só aquela notificação original, há uma segunda questão: segundo especialistas em neurociência, a cada interrupção, o nosso cérebro demora cerca de 23 minutos para voltar ao desempenho máxima da tarefa original.

Então vamos às contas. Se você fizer uma modesta pausa de 2 minutos a cada meia hora — o que parece inofensivo, não? – vai trabalhar apenas 5 minutos em sua capacidade máxima durante este período. Essa é uma estatística chocante, para dizer o mínimo. E vamos lembrar que este é um cenário conservador, porque muitas vezes esses 2 minutos aumentam.

COMO RESOLVER O PROBLEMA

O que fazer, então, para combater esse problema? Em primeiro lugar, saia dos grupos que não acrescentam nada em sua vida. Se a galera só compartilha memes e bobeira, para que perder tempo ali?

Explique educadamente que você está numa fase em que precisa se concentrar mais no trabalho ou nos estudos. Por isso, vai deixar o grupo por um tempo – nem precisa entrar em detalhes e dizer que esse período é “eternamente”.

O próximo passo? Desligar as notificações durante o trabalho e os estudos. Se alguém tiver uma coisa urgente para falar com você, pode ficar tranquilo, porque vai ligar. Ninguém que quebra o pé num buraco pede socorro por WhatsApp e fica esperando o outro ver a mensagem.

Assim, você consegue se focar 100% numa tarefa até termina-la. E, se quiser, depois disso entra no app para ver se mandarem alguma mensagem nova para você. Tudo respondido? Aí você pode partir para a próxima tarefa, novamente sem interrupções.

Se no seu trabalho o WhatsApp é usado como ferramenta de comunicação corporativa, aí a melhor alternativa é silenciar a notificação de todos os grupos e contatos, deixando ativa apenas no grupo do trabalho e de seus colegas de empresa.

Essa pequena mudança de atitude vai trazer grandes benefícios à sua vida, não tenha dúvidas. E não apenas porque você passará a investir seu tempo em coisas mais úteis do que batendo papo-furado com as pessoas, mas também porque sua produtividade e desempenho subirão de nível como um todo. Bora fazer o teste?