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Os óculos Rift vão revolucionar o mundo dos games?

Pedro Cohn Diretor de Negócios

O crowdfunding está com tudo. Hoje milhares de pessoas usam sites como o Kickstarter e o IndieGogo para arrecadar dinheiro para as suas ideias (às vezes malucas, às vezes geniais). Elas funcionam à base de doações; você escolhe entre vários valores para ajudar um projeto. Dependendo da cifra, ganhamos alguma coisa em troca, normalmente um exemplar do produto ou até mesmo uma viagem para conhecer o escritório das pessoas envolvidas no projeto.

Muita coisa bacana nasceu por lá. É o caso do Rift, um óculos de realidade aumentada, que arrecadou US$ 2,4 milhões em um mês no Kickstarter, 10 vezes mais do que precisava para sair do papel. Trata-se de uma espécie de capacete com HUD (Heads Up Display) que substitui a sua TV ou monitor. Muita tecnologia de ponta foi usada para a realização deste aparelho. Sua tela extremamente leve possui 7” com 3D estereoscópico e o campo visual é de 110 graus, quase o dobro de seus concorrentes. Sem contar que a resolução do produto final é de Full HD, e inúmeros sensores de movimento estão presentes no visor para imergir ainda mais o jogador no game.

Tamanho foi o barulho deste projeto, desenvolvido por um jovem americano chamado Palmer Luckey , que além do dinheiro arrecadado via crowdfundingele teve mais US$ 13 milhões em investimentos externos. Uma das razões foi o apoio que o gadget recebeu de grandes nomes da indústria como John Carmack (criador da série DOOM), David Helgason (CEO da Unity Games) e Gabe Newell (fundador da  Valve Corporation). A ideia nasceu quando Palmer sentiu a necessidade de jogar games de ação com o máximo de imersão possível — e percebeu que para comprar um aparelho satisfatório, teria que desembolsar mais de US$ 100 mil. Ele resolveu, então, criar algo mais viável para o bolso das pessoas comuns.

O Rift poderá ser conectado ao seu PC, iPhone ou Android via cabo HDMI ou DVI. Poucos jogos estão disponíveis no momento, mas isso deve mudar em breve, quando os desenvolvedores colocarem suas mãos e códigos nele. Sua pré-venda foi fixada em US$ 300 e, em pouco tempo, os primeiros modelos serão enviados aos compradores. Só então saberemos se ele realmente oferece tudo o que promete. Mas, de qualquer maneiras, o Rift já tem o mérito de acelerar a popularização da realidade virtual 2.0 entre os gamers do mundo.