fbpx

Os 12 apps mais bonitos segundo a Apple

Pedro Cohn
Pedro Cohn Diretor de Negócios

Todo ano a Apple realiza o Apple Design Award, premiação que seleciona aplicativos, softwares e jogos com designs mais bonitos ou mais inovadores. Nesse ano os vencedores foram anunciados no WWDC 2015, conferência oficial da empresa voltada para desenvolvedores, que aconteceu na semana passada em São Francisco, nos Estados Unidos.

Foram ao todo 12 vencedores, sendo que um deles, o jump-O, é obra dos brasileiros Gabriel Mathias Rocha e Victor Lappas Giménez.

Confira todos os apps selecionados:

Shadowmatic

shadowmatic-el-hombre

Aplicativo vencedor desse ano, o Shadowmatic funciona como um quebra-cabeça em que o jogador movimenta objetos abstratos sob luz para desenhar sombras de diversas formas na parede. São mais de 80 cenários disponíveis para exploração. Segundo a empresa, venceu “pela sua atenção aos detalhes, renderização de alta fidelidade, excelente execução e perfeita representação de jogo multi-touch”.

Matamorphabet

metamorphabet-el-hombre

Esse é um aplicativo educacional. Funciona como um alfabeto animado, trazendo as letras com muitas formas e cores de maneira interativa. Os caras da Apple acharam que o aplicativo oferece uma experiência mágica com “sua brilhante, alegre e refinada paleta de cores, efeitos sonoros deliciosos, e excelente design de som”.

Robinhood

robinhood-el-hombre

O Robinhood é um app voltado ao mundo dos negócios. Além de se destacar pela questão visual, claro, facilita a vida dos acionistas amadores, permitindo que eles simulem transações em experiências dentro da própria plataforma antes de realizá-las. Conforme as transações são realizadas, os dados são compartilhados, construindo a reputação de cada pessoa. É o único produto da lista que não funciona no Brasil.

Affinity Designer

affinity-el-hombre

Esse é um programa de edição de imagens para profissionais que roda em Mac OS X. O software, basicamente, serve para trabalhar imagens vetorizadas. Sua precisão e alta performance gráfica fez com que os caras da Apple dissessem o seguinte: “Esse é um excelente exemplo do estado da arte de um aplicativo Mac”.

Crossy Road

crossy-road-el-hombre

O Crossy Road é um daqueles joguinhos viciantes que faz você querer tacar o celular na parede por não conseguir parar de jogar. Desenvolvido em gráfico 8-bit, o game tem como objetivo fazer o personagem atravessar a rua – mas para isso é preciso ultrapassar vários obstáculos. Consegue misturar design, comércio, marketing e arte num mesmo produto.

Fantastical 2

ffantastical-el-hombre

Esse calendário foi desenvolvido para rodar em OS X Yosemite. Está na lista por conta de seu design limpo, rica funcionalidade, velocidade, capacidade de resposta, adaptação a diversas línguas e profunda integração com OS X.

Workflow

workflow-el-hombre

O objetivo desse aplicativo é tornar algumas de suas ações cotidianas mais automáticas. Ou seja, tornar sua vida mais prática. Com ele você pode, por exemplo, twittar automaticamente uma música que está ouvindo, baixar todas as imagens de uma página da internet, fazer GIFs animados, adicionar um ícone na tela principal que fará uma ligação direta para determinada pessoa e etc. Funciona em iPhone e Apple Watch.

Does Not Commute

does-not-commute-el-hombre

Mais um jogo da lista. O Does Not Commute trabalha com agilidade de pensamento. Conforme os veículos vão aparecendo na tela o jogador tem que direcioná-los com o toque dos dedos para que não colidam. A bela estética dos anos 60 foi o que chamou a atenção do pessoal da Apple e fez com que o game ganhasse o prêmio.

Vainglory

vainglory-el-hombre

O Vainglory é um jogo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena, estilo de League of Legend em que vários grupos se digladiam em uma arena). Seus gráficos impressionam pela beleza e alta qualidade. Além disso, o game proporciona ótima imersão dos jogadores num ambiente com muitos efeitos de luzes e mais de 100 personagens.

Pacemaker

pacemaker-el-hombre

Único aplicativo da lista voltado para música, o Pacemaker é um programa de mixagem. Cada um dos dispositivos que rodam o app (iPhone, iPad e Apple Watch) receberam um design específico – todos minimalistas. No programa os usuários poderão mexer no tempo, volume, equalização, reverb e outras propriedades das músicas. O app é integrado ao Spotify e ao iTunes.

Elementary Minute

elementary-minute-el-hombre

Esse é um game no formato de quiz. Com um design “limpo, legível e consistente”, basta direcionar o dedo para cima ou para baixo para que o programa entenda a resposta como correta ou incorreta. Foi desenvolvido por estudantes, roda em iPhone e Apple Watch.

jump-O

jump-o-ek-hombre

Outro aplicativo premiado na categoria de estudantes, o jump-O foi desenvolvido por brasileiros. Gabriel Mathias Rocha e Victor Lappas Giménez criaram esse jogo com visual e jogabilidade bem minimalista enquanto estudantes da PUC do Paraná. Aliás, foi desenhado a mão. O objetivo é levar a bola até o final da fase, escapando dos obstáculos que aparecem no meio do caminho.