fbpx

Os 13 utensílios que não podem faltar no bar da sua casa

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

Para muitos homens o bar é o altar doméstico. Além de guardar suas bebidas preferidas, ainda oferece ao ambiente uma decoração estilosa e de personalidade.

Mas nem somente de garrafas vive um bar. Tudo bem, se você gosta de um whisky cowboy não vai precisar de nada além de um copo. Mas e seus camaradas? Você certametne vai recebê-los e precisa ter o mínimo para oferecer uma boa bebida. Assim também com suas amigas e, claro, sua parceira.

Fazer um drink para as visitas causa uma ótima impressão. E nem precisa ser aquele drink de primeira qualidade. Apenas o movimento de dedicar um tempo para produzir algo aos parceiros e parceiras já faz com que eles fiquem bem impressionados contigo. É uma boa forma de acolher a quem se gosta.

Portanto, se você está querendo montar um bar em sua casa ou dar nova vida àquele que está esquecido no canto da sala, fizemos uma lista com os utensílios básicos que você precisa ter para fazer boa parte dos drinks que a galera curte.

COPOS

copos

Comecemos pelo óbvio: os copos. A variedade é muito grande, mas você não precisa de todos. A escolha vai variar muito de quais bebidas você pretende servir mais em sua casa.

Mas o mínimo é que tenha disponível alguns copos old fashioned, de cerveja, long drinks, para coquetel e também taças de vinho. Ah, sim, e os copinhos se shot!

BOLACHAS

bolachas

Você não vai querer manchar as mesas de madeira de sua casa. Para isso as bolachas. Ou mesmo que sirvam apenas para estética. O que não faltam são bolachas criativas e que combinarão com seu gosto pessoal.

SACA ROLHAS

sacarolhas

Imagina você leva uma mulher para casa, pega a garrafa de vinho e — cadê o abridor? Sair batendo o fundo da garrafa na parede nãoé muito sexy.

ABRIDOR DE GARRAFAS

abridordegarrafas

Nem todas as garrafas dispõem daquelas tampas práticas que tira-se com as mãos. Muitas vezes você vai precisar de abridor. Caso contrátio terá que recorrer à velha tática do isqueiro.

COQUETELEIRA

coqueteleira

Utensílio básico que não pode faltar no bar para a realização dos coqueteis. Há duas oções: a coqueteleira de três partes, que vem com aquele coador clássico; ou a chamada Boston Shaker, que é fechada com um “copo mixer” e necessita de um coador (também conhecido como strainer) independente.

DOSADOR

dosador

Para fazer os drinks você precisará de um dosador para que possa calcular as doses certas, principalmente se você é inexperiente na feitura de coqueteis. Se já tem mais experiência e segurança no trabalho, pode até ser dispensável.

Mas é um utensílio estiloso!

BALDE DE GELO

baldedegelo

O gelo é fundamental em alguns drinks — e não desconsidere isso. Utilizar água que não seja de boa qualidade ou que tenha pegado sabor de comidas no freezer pode arruinar sua mistura.

Para disponibilizar o gelo aos amigos você precisará de um balde e uma pinça para pegar as pedras. Tente evitar colocar a mão no gelo, o que também pode tirar a pureza da água e, logo, a qualidade do drink, caso você realmente esteja preocupado com o sabro da mistura.

SOCADOR

socador

Utensílio imprescindível para qualquer brasileiro — afinal, a caipirinha é presente em quase todas as nossas festas. Mas também há diversos outros drinks que necessitarão dessa ferramenta no preparo.

FACA

faca

Você também pode pegar a faca da cozinha. Mas somente se não for possível comprar uma faca específica para o seu bar. Escolha uma com um design bonito e que combine com os outros utensílios.

TÁBUA DE CORTE

tabua

Não esqueça também da tábua de corte para não fazer uma bagunça gigantesca na hora de preparar os drinks. Além disso, ela é igualmente importante para dar firmeza aos cortes.

ESPREMEDOR

espremedordelimao

Outra opção que não é absolutamente necessária. Você pode espremer o limão (ou outra fruta) com as mãos. Mas com um espremedor é muito mais estiloso, prático e higiênico.

COLHER BAILARINA

bailarina

A colher bailarina é bem importante também para o seu bar. Além de servir para mexer os drinks, ela também é utilizada como medida muitas vezes e em, algumas preparações, é importante como ferramenta técnica. Mas isso para quando você já estiver mais craque na arte da mixologia.

AÇUCAREIRO

acucareiro

Essa é uma opção. Claro que você pode pegar o açucareiro da cozinha. Mas ter um que combina com o conceito visual do seu bar é uma escolha mais estilosa.

Agora mão na massa, senhores! As bebidas clássicas que você não pode deixar de ter em seu bar são:

  • Vodca
  • Cerveja
  • Gin
  • Cachaça
  • Rum
  • Whisky
  • Tequila
  • Vinho
  • Espumante
  • Saquê

E se quiser ousar, já falamos sobre as 10 bebidas atípicas que todo homem deveria ter em seu bar.

bar

Como um último estímulo para você dar vida ao seu bar, eis alguns textos: