fbpx

Os 17 Doodles animados mais divertidos que o Google já fez

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

Doddle. Você sabe o que é isso? Se você acha que não, está errado. Sim, porque é praticamente impossível você não saber o que é doodle. A não ser que você nunca tenha entrado no Google.

O doddle (ou Google doodle, já que a palavra “doodle” tem um significado próprio, algo como “rabisco”) nada mais é do que o logo do Google alterado para homenagear algo ou alguém. Você certamente já entrou na página principal da gigante das buscas e observou que o logotipo da empresa estava diferente daquela básica. Eis um doodle.

A primeira arte surgiu em 1999 para homenagear o festival americano The Burning Man, realizado anualmente em Nevada, que celebra a contracultura. Nessa época o Google ainda não era a empresa gigantesca que é hoje e não foi de cara que os doodles emplacaram. Demorou cerca de um ano para o segundo aparecer.

Foi em 2000 que Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, pediram a um estagiário que fizesse uma arte que celebraria o dia da Queda da Bastilha, fato que marcou a Revolução Francesa em 1789. A partir de então os doodles decolaram.

Até hoje mais de mil Doodles já foram criados – e só em 2013 mais de 350 foram feitos. “Isso significa que em quase todos os dias do ano passado a página principal do Google estava com o logo alterado?”, você pode perguntar desconfiado. E a resposta é não, pois os doodles nem sempre são lançados mundialmente, mas regionalmente. Ou seja, no Brasil não foram 350.

Atualmente há uma equipe que cuida especificamente dos doodles na empresa. São, ao todo, 16 sortudos: 10 ilustradores (os doodlers), 4 desenvolvedores e 2 gerentes de projeto. Eles vivem para isso. Maravilha, não?

Outro dia estava me lembrando de alguns doodles interativos bem divertidos que me fizeram perder alguns minutos preciosos no trabalho. E então resolvi fazer uma lista dos melhores doodles animados. Para isso, separei-os em duas categorias: os interativos e os que são pequenos filmes. Os desenhos ficarão para uma próxima.

Confira, se divirta e nos diga se você tem algum doodle preferido que não foi incluso na lista.

  • INTERATIVOS

11# Olimpíadas

1-basquete

Em 2012 o Google criou uma série de jogos divertidos para homenagear as Olimpíadas. Para mim, o mais legal foi esse de basquete. Mas também tem o de futebol, canoagem e atletismo, que são um bom passatempo.

Data da homenagem: 08/12/2012

Alcance: mundo todo

10# Festival Chilseok

aaaaa

Esse não é um joguinho desafiador, mas é simpático. O Festival Qixi/Chilseok celebra uma história folclórica romântica asiática de um casal que está separado e só se encontram durante uma noite por ano.

Data da homenagem: 13/08/2013

Alcance: China, Coreia do Sul, Taiwan e Malásia

9# Les Paul

1-les-paul

Les Paul foi o criador da guitarra elétrica. Ele nasceu em 1915 e morreu em 2009. Vida longa àquele que tornou o rock possível. E o doodle é uma homenagem digníssima ao seu 69º eniversário. Nele você pode fazer alguns acordes, tocar uma melodia, gravar tudo e mandar o link da música para quem quiser. Genial.

Data da homenagem: 09/06/2011

Alcance: mundo todo

8# Jornada nas estrelas (Star Trek)

1-star-trek

Esse doodle não é bem um jogo, mas é interativo. Nele você tem algumas opções de clique que te levarão num passeio junto dos personagens estilizados da série pelo espaço intergaláctico. Para quem é fã vale demais.

Data da homenagem: 08/09/2012

Alcance: mundo todo

7# Stanislaw Lem

1-stanislae

Stanislaw Lem foi um dos mias influentes escritor de ficção científica da história. O doodle explorou seu interesse pela tecnologia para desenvolver um jogo de enigmas (simples, mas divertidos) que funciona por meio de uma animação minimalista. É muito bom.

Data da homenagem: 23/11/2013

Alcance: Rússia e boa parte da Europa

6# Robert Moogs

1-robert

Esse doodle é semelhante àquele que homenageia Les Paul. O Dr. Robert Moogs foi o criador do sintetizador (anos 80 pira). E então, na data em que comemoraria seu 78º aniversário, o Google desenvolveu um doodle que simula um sintetizador. Assim como na guitarra elétrica de Paul, aqui você pode tocar, gravar e compartilhar.

Data da homenagem: 23/05/2012

Alcance: mundo todo

5# Frank Zamboni

1-zambo

Esse foi o tal do doodle que veio em minha cabeça. Eu perdi algumas dezenas de minutos jogando esse game minimalista (como todos os doodles interativos). A homenagem foi feita à Frank Zamboni, um inventor do início do século passado. A invenção em foco aqui é a máquina reparadora de gelo – que pouco conhecemos aqui no Brasil.

Data da homenagem: 16/01/2013

Alcance: América, Europa, Ásia, Austrália, Malásia, África do Sul e Namíbia

4# Alan Turings

1-alan

Esse é um dos meus prediletos e talvez o mais enigmático. Trata-se de um jogo de linguagem de informática. Alan Turings foi um matemático e cientista da computação britânico importantíssimo no desenvolvimento da ciência da computação e dos algoritmos. Isso para resumir bastante, ok? O game é ótimo para quem gosta de coisas lógicas.

Data da homenagem: 23/06/2012

Alcance: mundo todo

3# Pac-Man

1-pac-man

O que falar desse doodle? Deve ter sido o doodle mais fácil de se lançar com 100% de garantia de sucesso. Você pode se divertir o quanto quiser com esse clássico dos clássicos dos games numa fase que tem o nome da empresa bem ao centro.

Data da homenagem: 21/05/2010

Alcance: mundo todo

2# Roswell

1-roswelt

O caso Roswell dispensa apresentações. E então, no 66º aniversário do acontecimento, o Google lançou esse joguinho simples e divertido que tem como protagonista um ETzinho simpático. O desafio é pequeno, mas para quem abriu a internet para, sei lá, trabalhar, dá uma boa descontraída. O Google torna nossas vidas mais leves.

Data da homenagem: 08/07/2013

Alcance: quase toda a América, parte da Europa, Japão, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia

1# Dr. Who

1-dr-who

E então o que, para mim, é o doodle interativo mais legal já feito: o do Dr. Who. E isso por um simples motivo: o desafio. Não que seja um game que você vai levar dias para zerar. Mas, em comparação com os outros, aqui há algum desafio capaz de te provocar. Isso, somado à paixão pela série (para os fãs, claro), faz com que o doodle do Dr. Who seja imbatível.

Data da homenagem: 23/11/2013

Alcance: quase toda a América e Europa, parte da África, Rússia, Taiwan, Indonésia, Malásia e Oceania

  • FILMES

6# Lucille Ball

1-lucille

Lucille Ball foi uma atriz americana que atuava em programas de humor desde a década de 50. A americana foi fundamental na propagação desse gênero de programa e é uma grande referência nos Estados Unidos. E, para homenagea-la, o Google desenvolveu essa bela arte com algumas de suas cenas mais marcantes.

Data da homenagem: 06/08/2011

Alcance: Estados Unidos

5# John Lennon

1-john

Essa homenagem a John Lennos é absolutamente simples e até óbvia. Mas é bonita. Eles teriam que errar muito para não fazer algo bonito com essa música. No entanto, não entenda que estamos desvalorizando o trabalho dos doodlers. Eles foram muito bem, para variar.

Data da homenagem: 08/10/2010

Alcance: mundo todo

4# Saul Bass

1-bass

Saul Bass foi um cineasta famoso pelos designs gráficos que desenvolveu principalmente para os créditos dos filmes. E a pequena produção que o Google fez procurou seguir um pouco de sua arte – na forma e na essência.

Data da homenagem: 08/05/2013

Alcance: quase o mundo todo

3# Charles Chaplin

1-chaplin

Igualar os filmes de Chaplin o pessoal do Google jamais conseguiria – mas o que eles fizeram ficou bem legal. A homenagem veio por conta do 122º aniversário do gênio.

Data da homenagem: 16/04/2011

Alcance: mundo todo

2# Freddie Mercury

1-fred

Esse filme ficou demais. Ao som de Don’t Stop Me Now o cantor do Queen vai percorrendo cenários que casam com a letra da música num clima de aventura, à lá Super Mario Bros (ainda mais com o bigodinho). E o interessante é que eles utilizaram vários estilos de animação. Muito bom mesmo.

Data da homenagem: 05/09/2011

Alcance: mundo todo

1# Claude Debussy

1-debussy

E, para mim, o filme mais bonito que o Google já fez para os doodles. É simples – como todos os outros -, mas de uma profundidade incrível. E não podia ser diferente, considerando o homenageado e a música que deu vida à animação: Claude Debussy, Clair de Lune.

Data da homenagem: 22/08/2013

Alcance: mundo todo