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Os 5 carros mais broncos do cinema e seus donos cascas-grossas

Uma das coisas que mais diverte a nós, hombres, é um bom e velho filme de pancadaria. Mesmo que não tenha história ou não faça muito sentido, não importa. O importante é poder sentar em frente à TV, abrir uma gelada e relaxar vendo outros marmanjos se acabarem na porrada.

E quando o filme também envolve máquinas potentes, a coisa toda só melhora. Todo mocinho durango que se preze, precisa ter uma máquina de respeito para enfrentar seus inimigos.

Algumas dessas produções se tornaram icônicas, tanto pelo ator que as protagoniza quanto pelo parceiro de quatro rodas que ele usa. De fato, dá para se dizer que em alguns casos o carro praticamente rouba a cena e toma o papel principal fazendo com que a gente não consiga mais imaginar o filme sem ele.

Os exemplos são muitos e com certeza você vai se lembrar de uma dezena deles enquanto lê este post. No entanto, acredito que a grande maioria vai concordar comigo que poucos conseguem se igualar aos eleitos da nossa lista.

Eis aí a nossa turma do chumbo-grosso:

5# Audi A8L W12 – “Carga Explosiva”

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Frank Martin é um ex-militar condecorado das forças especiais que ganha a vida transportando coisas para pessoas que pagam bem, não querem responder perguntas e que desejam permanecer incógnitas. Altamente treinado e extremamente metódico, o personagem de Jason Statham utiliza em seu trabalho um Audi A8L W12 equipado com um motor de 4.2 litros, que gera 450 cavalos e leva esse monstrengo de 0 a 100 km/h em míseros 5 segundos – o que é um feito e tanto para um carro tão grande e tão pesado.

O W12 é uma ilha de poder insana em todos os sentidos e é onde nosso herói passa o tempo quando não está cobrindo a bandidagem de porrada. E as melhores cenas, obviamente, são protagonizadas por ele despejando potência em bucólicas estradinhas europeias enquanto é severamente perseguido por Mercedes e afins. Difícil imaginar um parceiro melhor para o Frank.

O modelo utilizado no filme é de 2009 e pode ser comprado pelo preço de US$ 111.000. A franquia Carga Explosiva (The Transporter) até agora já rendeu 3 filmes, uma série de TV e há rumores de um novo longa para o ano que vem. O primeiro filme da série trazia Frank ao volante de um estupendo – e não menos imponente – BMW série 5 ano 1999 que infelizmente explodiu em mil pedaços.

4# V8 Interceptor – “Mad Max”

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Mad Max é sem dúvida um dos filmes mais cultuados de todos os tempos, além de ter sido a porta de entrada do australiano Mel Gibson para o mundo de Hollywood. Os 3 filmes da série se passam em um futuro alternativo onde o planeta inteiro acaba reduzido a escombros depois de uma guerra gigantesca travada entre as maiores potências mundiais. A humanidade volta a se organizar como tribos em uma terra sem lei, onde todos os recursos básicos como água e combustível viram verdadeiros tesouros e são disputados até a morte.

E é deste cenário pós-apocalíptico que surge um dos carros mais casca-grossa de toda a história do cinema: O V8 Interceptor.

Também conhecido pelo nome de “Pursuit Special”, esta fera foi construída sobre a plataforma de um singelo Ford Falcon XB GT coupe ano 1973 (o filme estreou em 1979). Era equipado com um V8 de 5,8 litros capaz de gerar mais de 600 HP e alcançar mais de 270 km/h. Pelo menos essas eram as especificações mencionadas no filme – e que até hoje são religiosamente seguidas por centenas de malucos mundo afora que produzem réplicas do carro. Um ótimo parceiro para quem precisa enfrentar hordas de motoqueiros sádicos e assassinos.

3# Chevy Nova SS 396 1971 – “À Prova de Morte”

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O filme À Prova de Morte (Death Proof) é uma dessas pequenas obras primas dirigidas pelo mestre Quentin Tarantino. O diretor traz aquela mistura de elementos característica que só ele sabe montar: atores veteranos dos anos 80, um belo time de ninfetas duronas, muita violência, humor negro, diálogos mordazes e carros emblemáticos. Tudo isso embalado em uma atmosfera trash que nos remete aos indefectíveis anos 70.

Isto sim, hombre, é diversão garantida! Se você por acaso ainda não teve o prazer de assisti-lo, eu recomendo fortemente a fazê-lo.

E é seguindo essa linha que Tarantino nos apresenta mais um dos seus pitorescos personagens, o canastrão Dublê Mike (sim, é assim que ele se apresenta). Personificado pelo impagável Kurt Russel, Mike é um dublê brucutu e psicopata que dirige um Chevy Nova envenenado e construído para ser à prova de morte. Isto, no jargão dos dublês, significa que o carro é capaz de acelerar loucamente em direção à uma parede de tijolos (ou mesmo contra outro carro, como ele costuma fazer por esporte) até se esborrachar completamente sem matar o motorista.

O filme ainda desfila uma série de outros carros fantásticos, como o Challenger branco do embate final entre dublê Mike e as meninas que ele persegue – uma “tocante” homenagem ao clássico road movie “Vanishing Point” -,  mas nenhum deles consegue arrebatar tanto quanto o sinistro Chevy brutamontes de Mike.

As especificações do carro não são mencionadas no filme, mas o Chevy Nova SS 396 era um típico muscle car americano, equipado com um V8 de 375 cavalos de potência capaz de levar o carro à 273 km/h e acelerar de 0 a 100km/h em 5.8 segundos.

2# 1983 GMC Vandura Cargo Van – “Esquadrão Classe A”

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Os anos 80 foram povoados por uma infinidade de seriados de TV cativantes que hoje em dia ainda são carinhosamente lembrados e cultuados. Alguns, como o Esquadrão Classe A (The A Team), ganharam remakes para o cinema. O carismático grupo voltou com nova roupagem, novos atores e uma temática mais atual.

No entanto, dois pontos fundamentais não mudaram: o furgão preto vestido com roupa de briga e o seu truculento dono, o sargento Bosco Baracus mais conhecido como B.A.

O GMC Vandura ano 1983 era o xodó do senhor Baracus, uma montanha de músculos mal-humorada, carrancuda e mais grossa do que jornal de domingo. Encarnado no filme pelo lutador de luta livre Quinton Jackson e na série pelo Mr. T, ele é um dos personagens mais icônicos da TV.

A máquina era customizada, tinha um motor V8 de 5,7 litros que gerava 350 HP, porta lateral corrediça e uma série de “opcionais” que a tornavam mais furiosa. Quem é mais detalhista vai notar que este não é o modelo utilizado no filme (que era uma GMC G-15), mas sim o original utilizado no seriado.

Ao todo foram construídos 6 modelos para a produção do show, que foi ao ar entre 1983 e 1987. De todos os membros da nossa valorosa listinha, a van da GMC é de longe a menos potente, mas nem por isso menos importante. Durante seus anos de estrelato ela era uma peça fundamental do time e, junto com seu temperamental proprietário, sinônimo de pura força bruta.

1# General Lee – “Os Gatões”

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Agora pare tudo o que você estiver fazendo e venha conhecer um pouco da lenda, do mito, da verdadeira epítome de tudo o que um muscle car quer ser – ou que gostaria de ser: com vocês, o General Lee.

Se você tem mais de 35 anos deve conhecê-lo do seriado The Dukes of Hazzard (que aqui no Brasil ficou conhecido pelo infame título “Os Gatões”), que foi ao ar de 1979 até 1985. Todo mundo que gosta de carro – com raríssimas exceções – idolatra essa máquina com todas as forças.

General Lee é o nome de batismo do Dodge Charger 440 ano 1969 mais furioso – e famoso – já criado. Ele era provido de um clássico motor Magnum V8 4.4 de 375 cavalos e extremamente tosco, como todo muscle car setentão deve ser. Ele era tão ogro que as portas nem sequer abriam: o único acesso era pelas janelas. O carro tinha barras de sustentação interna, como as máquinas da Nascar, suspensão reforçada e carburação de carros de competição.

E o General não conhecia tempo ruim. Ele se enveredava pelas estradas de terra e pedra com a mesma desenvoltura que demonstrava nas estradas. Mesmo com pneus feitos exclusivamente para ele, saía de lado nas curvas como um touro bravo e não tinha nenhum tipo de controle de estabilidade ou ABS. Resumindo, só sendo mesmo muito hombre pra domar uma fera dessas.

O Charger era propriedade dos primos Bo e Luke Duke, caipiras fabricantes de bebida ilegal que vivam sendo perseguidos pela polícia local. Eles não chegavam a ser rednecks cascas-grossas, mas tudo o que faltava neles em brutalidade, sobrava no General Lee.

Recentemente o seriado ganhou um remake para o cinema que infelizmente em nada lembra o original, mas que, pelo menos, trouxe de volta às telas o selvagem confederado para o deleite daqueles que o veneram. Mais de 300 unidades foram utilizadas durante o tempo em que o programa esteve no ar e a maioria – obviamente – foi totalmente destruída durante as filmagens. No final, sobraram apenas 17 modelos totalmente originais que foram leiloados ou comprados por alguns sortudos colecionadores.

Em uma época em que tudo parece errado e ofensivo, nada como recordar os bons tempos em que uma boa briga e uma corrida de carros era o que bastava para nos deixar felizes.