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Os 6 melhores jogos clássicos de construção e gerenciamento

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Quantas horas ou dias você se lembra de ter gastado em uma cidade do seu SimCity favorito? Nesta lista, compilamos os melhores jogos de construção e gerenciamento disponíveis, além de dicas de onde encontrar sua disponibilidade no ano de 2021, sem mencionar todas as expansões disponíveis.

Critérios: Por ser uma lista complexa em virtude aos inúmeros jogos de qualidade, vale ressaltar que o corpo principal do artigo engloba apenas jogos classificados como construção e gerenciamento. Jogos do gênero compartilham inúmeras características com games de simulação e, portanto, estarão inclusos na lista, desde que tenham ênfase no elemento de construção e/ou gerenciamento, visto que jogos de estritamente de simulação merecem uma lista própria.

Para maior abrangência, a lista engloba apenas um jogo de cada franquia.

Constructor (1997)

  • Gênero: Construção e gerenciamento com alguns elementos de RTS.
  • Plataforma: Windows/DOS, MacOS e Console (PS1, PSP, PS3, PS4, Xbox One e Nintendo Switch)

Com uma jogabilidade muito autêntica, Constructor foi muito conhecido pelo público brasileiro, já que passou a ser distribuído pela finada CD Expert aqui no Brasil no final dos anos 90/começo dos anos 2000.

Tendo como características seu humor negro e uma jogabilidade altamente complexa de estratégia em tempo real, você é dono de uma companhia de construção de imóveis residenciais. Ao longo do game, seu objetivo é agradar seus mais diversos tipos de inquilinos (que vão de punks até socialites) das mais diversas e inusitadas formas.

Conforme o jogador avança, ele receberá constantes reclamações dos inquilinos das propriedades, que pedem uma solução para acabar com o cachorro do vizinho, ou porque simplesmente querem que você plante uma árvore no quintal da residência. E se não bastasse, o jogador ainda terá que lidar com a companhia rival, que fará de tudo para que não consiga progredir. Para tanto, você terá que contar com a ajuda de hippies, gangsters, ladrões, e até palhaços para acabar com a companhia inimiga. Além disso, a solicitação de empréstimos é útil para momentos de aperto.

Constructor possui uma curva de dificuldade altíssima, requisitando que o jogador jogue múltiplas vezes até se habituar totalmente à jogabilidade deste clássico.

  • Onde encontrar: Em 2010, Constructor foi relançado para PSP e PS3. Após inúmeros atrasos, o game foi relançado com gráficos totalmente novos para Windows/PS4/Xbox One na versão Constructor HD em 2017. Constructor Plus, uma versão expandida desta última, também chegou para Nintendo Switch em 2019.
  • Expansões: Nenhuma (exceto pelas inúmeras adições e melhorias das versões HD e Plus). Há ainda uma única continuação, intitulada de Constructor: Street Wars, mas por ter uma jogabilidade ligeiramente inferior, não recomendamos.
  • Recomendado para fãs de: Age of Empires (pelos combates e “classes” de personagens) e SimCity (pelo amplo componente principal de construção e gerenciamento).

Theme Hospital (1997)

  • Gênero: Construção e gerenciamento
  • Plataforma: Windows/DOS e PS1

A inglesa BullFrog Productions possuia uma ampla gama de games de estratégia, simulação, e construção/gerenciamento, com títulos clássicos como Populous, Syndicate, e Theme Park. Mas, de todos seus jogos, o clássico Theme Hospital ganha destaque.

Com uma curva de dificuldade mais balanceada que o game anterior da lista, mas também tendo como característica um humor negro muito sutil, você assume o papel de diretor de um hospital, e deve construir em sua instalação equipamentos para exame, contratar médicos e faxineiros (e muitos) e tomar decisões difíceis, como decidir entre mandar um paciente para casa (automaticamente abaixando sua reputação no hospital), ou arriscar buscar uma cura para o mesmo (com a possibilidade de vê-lo perecer), sendo ideal, claro, ter o equipamento necessário para tratamento. Será comum encontrar pacientes com a “King Complex” (uma síndrome em que o paciente se sente fissurado em querer se vestir como Elvis Presley), ou outros com a doença da invisibilidade.

Em agosto de 2018, vimos o lançamento de Two Point Hospital, desenvolvido por dois dos criadores de Theme Hospital, sendo considerado seu sucessor espiritual direto.

  • Onde encontrar: Sendo difícil de achar uma cópia autêntica do game, Theme Hospital pode ser encontrado para computador no site de jogos clássicos, a GOG. Há também a possibilidade de jogar em máquinas modernas com a reimplementação CorsixTH, desde que o jogador tenha consigo a versão completa do jogo – ou ao menos a sua demo.
  • Expansões: Nenhuma.
  • Recomendado para fãs de: Theme Park, Two Point Hospital e Sim City.

RollerCoaster Tycoon (1999)

  • Gênero: Construção e gerenciamento
  • Plataforma: Windows, Xbox

Sendo o primeiro jogo criado pelo designer e programador Chris Sawyer, com gráficos pelo artista Simon Foster, o jogo foi responsável pela origem da famosa franquia de construção/gerenciamento, com altos toques de simulação. Aqui, seu objetivo é criar um amplo parque de diversão. Além da criação das clássicas montanhas-russas com ampla variedade de personalização, você precisará contratar funcionários como seguranças, para prevenir o vandalismo em seu parque, e mecânicos, para garantir o melhor funcionamento de seus brinquedos.

RollerCoaster Tycoon foi lançado inicialmente para PC, recebendo duas expansões pouco tempo depois de seu lançamento original, as compilações Gold e Deluxe, e uma adaptação para o primeiro Xbox em 2003 – já com as duas expansões clássicas.

  • Onde encontrar: Além das já mencionadas versões/compilações, o primeiro game da extensa franquia pode ser facilmente encontrado em forma digital pela Steam e GOG.
  • Expansões: A primeira expansão, Added Attractions foi lançada em 1999, sendo posteriormente lançada nos Estados Unidos como Corkscrew Follies. Em 2000, foi lançada a segunda e última expansão, Loopy Landscapes; a versão americana de Loopy Landscapes já continha todo o conteúdo acrescentado na versão Corkscrew Follies.
  • Recomendado para fãs de: SimCity e Theme Park.

SimTower: The Vertical Empire (1994)

  • Gênero: Construção e gerenciamento
  • Plataforma: PC, Mac, Sega Saturn, 3DO, Game Boy Advance, Nintendo DS, iOS (removida da AppStore)

SimTower foi lançado em 1994 como parte da franquia “Sim”, da Maxis, antes mesmo da existência da franquia de simulação mais popular de todos os tempos: The Sims. A lista de jogos da era “Sim” era extensa, tendo clássicos como SimCity/SimCity 2000 e SimAnt, e outros títulos mais obscuros com a marca da companhia, tais como SimHealth, SimFarm, e SimEarth.

SimTower talvez se encaixe como um “meio-termo” pelo fato de não ter tido sucesso igual de SimCity 2000, mas ter se tornado um clássico cult. E diferente da grande maioria dos títulos, SimTower não foi desenvolvido pela companhia de Will Wright (criador de SimCity e The Sims), mas sim por Yoot Saito, conhecido pelo excêntrico Seaman, originalmente visto no Sega Dreamcast.

Como o nome deixa claro, SimTower é um “império vertical”; trata-se de uma espécie de SimCity, mas invés de vários prédios em um amplo mundo, aqui o jogador gerencia um único arranha-céu. Nele, será imperativa a instalação de escritórios, restaurantes, lojas de discos, banheiros, estacionamentos, salas de monitoramento, elevadores, cinemas, e outras instalações, todas habitáveis por inquilinos – com novas instalações desbloqueadas ao conforme a reputação da torre cresce.

Entretanto, as melhores estratégias deverão ser traçadas, já que colocar um escritório ao lado de um cinema não é vista como positiva, visto que isso elevaria os níveis de estresse dos residentes do primeiro lugar mencionado. Além destes problemas, será comum o jogador ser ameaçado por terroristas em troca de dinheiro, podendo também colocar guardas do edifício em busca de alguma ameaça. Uma continuação pouco conhecida, Yoot Tower, foi lançada em 1998, de qualidade igual para superior.

  • Onde encontrar: Uma cópia original de SimTower para PC é difícil de ser encontrada em sites de vendas (ainda mais nacionais), tal como as versões para os consoles da época. Uma versão revisada para GBA, The Tower SP, foi lançada em 2005, contendo novidades como um tutorial não visto na versão original para PC, sendo uma das melhores opções para revisitar o clássico.
  • Expansões: nenhuma
  • Recomendado para fãs de: jogos de construção, estratégia, e simulação em geral.

SimCity 4 (2003)

  • Gênero: Construção e gerenciamento
  • Plataforma: PC/MacOS

Se você ainda não jogou o quarto título da franquia SimCity, você está realmente perdendo horas de diversão. Com quatro títulos principais maravilhosos, e uma espécie de reboot (não tão bem recebido) em 2013, Sim City 4 se destacada por ter praticamente tudo dos títulos anteriores – e muito mais.

Quando lançado, SimCity 4 não rodava muito bem nas máquinas da época, sofrendo de intensos problemas de lentidão, independentemente do horsepower da máquina daquele período. Hoje o cenário é outro, com inúmeros patches de performance lançados, o game ainda tem uma fan-base de mods muito ativa . A popularidade do jogo é tanta que, em 2011, candidatos dos Estados Unidos copiaram abertamente para sua campanha: o sistema padrão de taxação de 9% para todas as propriedades.

Se você não teve a oportunidade de jogar quando foi lançado lá em 2003, SimCity 4 é o jogo definitivo de construção e gerenciamento não apenas da série, mas do gênero como um todo.

  • Onde encontrar: Embora a versão física do jogo é fácil de ser encontrada, a versão digital de SimCity 4: Deluxe Edition é a melhor forma de aproveitar o clássico, pois além de incluir a famigerada expansão Rush Hour, inclui os patches mais recentes, podendo ser comprada pelos serviços Origin e Steam.
  • Expansões: Além do jogo base, SimCity 4 contempla a expansão Rush Hour, lançada também em 2003. Não oficialmente, a comunidade online de SimCity 4 é uma das mais ativas dos games do gênero, sendo possível baixar uma ampla gama de conteúdo para o jogo gratuitamente.
  • Recomendado para fãs de: todos os gamers (de construção e gerenciamento e gamers em geral).

A franquia The Sims

  • Gênero: Construção/life-sim
  • Plataforma: PC, além de várias adaptações para console e alguns spin-offs.

Ao fazer uma lista com seis jogos de construção e gerenciamento, seria simplesmente muito injusto não incluir a franquia The Sims na lista (embora sua jogabilidade tenha ampla ênfase no aspecto de simulação). Pela subjetividade da pergunta “qual o melhor?” ser um aspecto amplamente discutível entre os fãs mais novos e de longa data, seria extremamente complicado acrescentar um título específico.

O primeiro The Sims (2000) fundou a série e o gênero (praticamente inexistente em sua época), e todas suas expansões foram base para as expansões futuras, além de apresentar um “humor negro” muito distinguível de seus sucessors; The Sims 2 (2004) acrescentou inúmeras ferramentas mais complexas de construção e personalização – tal como a possibilidade de criar casas com um número muito superior de andares – , e marca por ser o primeiro da franquia principal a acrescentar um ambiente verdadeiramente/completamente em 3D; The Sims 3 (2009) se consagrou pela adição de um mundo aberto, totalmente explorável, sendo também uma opinião muito compartilhada pelos fãs de que possui as melhores expansões já lançadas para um título principal; The Sims 4 (de 2014, e talvez o mais controverso da franquia principal) melhorou de maneira drástica a inteligência artificial, e trouxe um complexo sistema de criação de ‘sims’ para a série, sendo até a data o mais vendido da saga. E a cada novo lançamento principal, a EA/Maxis traz funcionalidades nunca vistas antes.

  • Onde encontrar: Praticamente todo título da franquia é fácil de se encontras pelas vias de mídia física e digital – neste último meio pela Origin ou Steam. Há ainda a reimplementação de The Sims: Online feita por fãs, intitulada de FreeSO.
  • Expansões: Até a data deste artigo, a franquia contempla 4 títulos principais, 41 pacotes de expansão (para os quatro títulos principais), 36 stuff packs (número compartilhado entre TS4, TS3 e TS2), 10 game packs (lançados para o TS4), e 13 spin-offs (começando com Bustin’ Out, mas não incluindo o número de expansões que foram lançadas para estes spin-offs), e inúmeras adaptações para videogames/portáteis com várias diferenças entre si.
  • Recomendado para fãs de: SimCity (especialmente considerando o complexo sistema de construção de casas e ambientes), Animal Crossing, Harvest Moon/Story of Seasons, e Stardew Valley.

Menções (muito) honrosas

  • Stardew Valley – Não se classifica como “construção e gerenciamento”, mas por ser um jogo de simulação de alta qualidade que compartilha de várias características de jogos como The Sims, vale a pena mencionar
  • Tropico 4 – Ideal para jogadores fãs de games das franquias SimCity e, em certa medida, Civilization.
  • Cities: Skylines – Quase como uma resposta ao fracasso do “SimCity 2013”, Skylines é o título de ouro da finlandesa Colossal Order, tendo tudo o que fãs de SimCity queriam em um jogo moderno do gênero. Também está disponível para os consoles da atualidade.
  • ANNO 1800 – Com lindos gráficos e com os moldes de SimCity, este exclusivo para PC promete lhe deixar horas plugado no computador.
  • A franquia A-Train – Clássico jogo de construção e gerenciamento/simulação econômica de trem. Com mais de 20 jogos lançados em inúmeras plataformas, difícil escolher um único.
Dmitry Nardelli

Músico de dois extremos (aficionado por metal progressivo e música clássica), Dmitry se dedica a escrever sobre um dos seus hobbies favoritos: videogames.

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