Os 8 melhores baixos de Champignon

Champignon foi algo próximo a um Flea brasileiro. Flea, para quem não sabe, é o baixista do Red Hot Chilli Peppers, considerado por muita gente o melhor do mundo. Champignon foi o benchmark de Flea no Brasil. Habilidoso, de dedos inquietos, criador de grandes frases de baixo. Ele foi um instrumentista de primeira linha. Não era o melhor baixista brasileiro (e nem Flea é o melhor do mundo), mas foi um grande baixista. Um dos melhores. Está provavelmente entre os 10 do mainstream.

E então começo a pensar: tenho para mim que Champignon não poderia ter tocado em outra banda. Se ele estava lá, é porque se identificava com aquilo tudo, das letras de Chorão à sonoridade do todo. Mas acredito que ele poderia ter se beneficiado se estivesse ao lado de um band leader um pouco mais refinado do que foi Chorão.

O baixo é um instrumento de precisão. A guitarra pode ser imprecisa, por exemplo, mas o baixo jamais. E Champignon sempre cumpriu sua função muito bem. Ele fez mais do que a sua função técnica, de manter o grave pulsando – ele também foi criativo no uso do instrumento. Fez contrapontos interessantes à guitarra, por exemplo.

Champignon foi o instrumentista determinante no resultado final do Charlie Brown Jr. Em homenagem a ele, seus 8 melhores baixos criados na banda, independente da letra ou mesmo da música. São os baixos mais interessantes, apenas isso. Que Champignon descanse em paz.

8# Tamo aí na atividade

7# Sheik

6# História Mal Escrita

5# Hoje eu só procur0 a minha paz

4# Escalas Tropicais

3# Aquela Paz

2# O coro vai come

1# O Preço