Os 9 melhores hostels do Brasil para ficar na sua próxima viagem

Ei, leitor, você está programando a sua próxima viagem? Que tal ficar num hostel, que além de oferecer um custo menor, traz muita interação com outros hóspedes como parte do pacote?

O Trivago desenvolveu um índice que leva em consideração as avaliações de viajantes em diversos sites para eleger os melhores hostels do Brasil. E, agora, você irá conhecê-los. Ao final deste post, você perceberá que todos são boas apostas: nenhum teve nota inferior a 9,1 do Trivago.

Mas para confirmar essa informação, chequei a página de cada um deles no TripAdvisor. Vi que todos gabaritaram em termos de boa localização, limpeza, conforto e simpatia da equipe. As resenhas são excelentes, sem exceção.

Se você está preocupado com conforto ou segurança, relaxa. Eles oferecem wifi, ar-condicionado, computador, café-da-manhã incluso, sala com TV a cabo, recepção 24 horas, cozinha coletiva, locker individual e muito mais. Isso sem contar a opção de ficar num quarto privativo.

Vamos lá?

1# Motter Home, Curitiba

O Motter Home, em Curitiba, fica numa charmosa casa da década de 1950 que conserva vários detalhes de sua época. Além do ar vintage, o hostel tem grafites, painéis e pinturas de artistas locais para alegrar o ambiente. Você pode se hospedar em quartos coletivos ou suítes privadas, tudo com cama king size. A localização também é privilegiada: o Centro Histórico da cidade está a apenas 15 minutos de caminhada.

  • Nota do Trivago: 94,56/100

1

2# Discovery, Rio de Janeiro

Que tal ficar na residência de férias que a baronesa do Rio Negro usava no século 19? Este é o Discovery, no Rio de Janeiro, cuja casa mantém a fachada original, mas com todas as comodidades que alguém poderia querer em 2016. Ele tem dormitórios compartilhados e quartos privativos. Além do metrô estar ao lado, há vários programas culturais e atrações turísticas na região.

  • Nota do Trivago: 94,51/100

2

3# Bahia Prime Hostel, Salvador

Pertinho da praia, o Bahia Prime Hostel está sediado numa casa colonial de quase 100 anos e 900 metros quadrados, mas equipada com o que há de mais moderno em termos de hotelaria. Há desde quartos coletivos que hospedam 18 pessoas a suítes particulares. 

  • Nota do Trivago: 93,08/100

4

4# Green Haven, Ubatuba

O charmoso Green Haven, em Ubatuba, oferece vista para o mar, quartos coletivos ou individuais, um agitado bar com mesa de sinuca e área de churrasco, entre outras comodidades. Perfeito para quem busca muita animação no litoral paulista.

  • Nota do Trivago: 92,92/100

5

5# Villa Chic, Jericoacoara

Jericoacoara é considerada uma das praias mais belas do mundo. Neste local paradisíaco se encontra o aconchegante e rústico Villa Chic, trazendo uma linda área externa com piscina e churrasqueira. Dormitórios privativos ou coletivos ficam à disposição dos hóspedes.

  • Nota do Trivago: 91,86/100

6

6# Solar63, Porto Alegre

Além da infraestrutura de primeira, o Solar63 fica num dos lugares mais vibrantes de Porto Alegre: a Cidade Baixa, cheia de opções gastronômicas, culturais e de lazer. O hostel também está perto do Centro Histórico e a apenas 50 metros do famoso parque da Redenção. Você pode optar por quartos mistos ou particulares.

  • Nota do Trivago: 91,77/100

7

7# Britânico, Gramado

Gramado é sem dúvida uma das cidades mais charmosas do Brasil. A viagem fica ainda melhor quando você se hospeda num lugar como o Britânico. Mesmo nos dormitórios coletivos você tem privacidade, com camas de estilo podbeds inspiradas nos trens da Europa. O hostel fica numa região central e de fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade. Sua área comum é bem ampla. Um único porém? A cozinha não é de uso coletivo, ao contrário dos outros hostels desta lista.

  • Nota do Trivago: 91,56/100

8

8# Parahyba, João Pessoa

A 200 metros do mar, o Parahyba Hostel, em João Pessoal, encanta pelo ambiente agradável da casa, a localização incrível e todas as comodidades que oferece aos viajantes — entre elas, muitas redes. Há quartos compartilhados ou individuais.

  • Nota do Trivago: 91,38/100

9

9# Concept Design Hostel, Foz do Iguaçu

Como o nome já diz, o Concept Design Hostel, em Foz do Iguaçu, traz uma proposta diferenciada, com ambientes mais modernos e sofisticados. Há piscina, bar e cozinha gourmet à disposição dos hóspedes, que podem escolher entre quartos coletivos ou privativos. O hostel é ao lado da Avenida das Cataratas, um importante corredor turístico da cidade.

  • Nota do Trivago: 91,21/100

10

A lista original do Trivago tinha 10 hostels, com o Campos do Jordão Hostel em 3º lugar. Mas eles acabaram o retirando do ranking depois, talvez porque houve algum erro na avaliação inicial. De fato, ele tem uma nota bem mais baixa do que os outros integrantes desta lista no TripAdvisor.

Mas nem só destes 9 hostels vive o Brasil. Há dezenas de outros lugares incríveis espalhados por todo o país. Se você quiser mais sugestões, o Guia Quatro Rodas fez em 2014 uma seleção com os 50 hostels mais descolados do Brasil. Vale a pena dar uma olhada.