fbpx

Os 9 principais jogos premiados no “Oscar dos games”

Pedro Cohn
Pedro Cohn Diretor de Negócios

Na madrugada do dia 6 aconteceu em Las Vegas o The Game Awards (TGA), conhecido por todos como o “Oscar dos videogames”.

O evento acontece desde 2003 e sempre teve como organizador o canal de TV americano Spike. Naquela época a premiação tinha outro nome: Videogame Awards (VGA). E assim foi até 2013, quando passou a se chamar VGX.

E então esse ano a Spike anunciou que não iria mais organizar o VGA (ou VGX, como quiserem). Aproveitando a oportunidade, Geoff Keighley, um jornalista americano especializado em games e que acompanhou toda a jornada do VGA, decidiu assumir a bronca e tomou conta do evento.

Assim, o The Game Awards surgiu como uma continuação do VGA/VGX, com a mesma credibilidade e prestígio.

Agora dá uma olhada nos vencedores das principais categorias do TGA desse ano e prepare para golpear o bolso.

  • JOGO DO ANO: “Dragon Age: Inquisition”

dragon-age-inquisition-el-hombre

Esse action RPG é o terceiro jogo da franquia Dragon Age, da desenvolvedora Bioware. Depois do fracasso do segundo título, havia dúvidas de como o “Inquisition” se sairia. E o resultado foi impressionante.

O jogo conta a história do mundo de Thedas, que vive uma grande guerra estabelecida pelos diversos grupos que lá se digladeiam. E para tornar o cenário ainda mais tenebroso, um portal é aberto e permite a entrada de demônios no meio dessa confusão.

“Inquisition” ganhou na categoria de Melhor RPG também.

  • MELHOR JOGO INDEPENDENTE: “Shovel Knight”

shovel-knight-el-hombre

Esse jogo de plataforma foi desenvolvido para Windows, Nintendo Wii U e 3DS. Ele tem um audiovisual totalmente retro, lembrando os games da geração 8bits.

O “Shovel Knight” é daqueles games viciantes em que você não precisa mais do que alguns poucos botões e muita atenção e paciência. E é mais viciante ainda por conta de seu alto grau de dificuldade.

  • MELHOR JOGO PARA MOBILE/PORTÁTIL: “Hearthstone: Heroes of Warcraft”

hearthstone-heroes-of-warcraft-el-hombre

Desenvolvido pela Blizzard, esse é um jogo de cartas online. É o primeiro game da desenvolvedora criado para plataformas portáteis.

Inspirado no jogo de cartas colecionáveis “Magic: The Gathering”, o “Hearthstone” também tem o apelo de possuir personagens que já contêm histórias conhecidas por trás de seus nomes, uma vez que eles são os heróis de “World of Warcraft”.

  • MELHOR VERSÃO REMASTERIZADA: “Grand Theft Auto V”

gta-V-el-hombre

Essa franquia dispensa qualquer comentário. Qualquer jogo do GTA faz sucesso com público e crítica. E com o “V” não foi diferente.

Mas os caras da Rockstar acharam que dariam para melhorá-lo ainda mais. E estavam certo. A versão remasterizada do “GTA V” trouxe modificações no visual, no estilo de jogo (foi introduzido o modo em primeira pessoa), no modo online, nas músicas das rádios, nas missões, nos veículos e fez muito sucesso.

Tanto que, para conquistar o prêmio, superou jogos como “The Last of Us” e “Halo: The Master Chief Collection”.

  • MELHOR JOGO DE TIRO: “Far Cry 4”

far-cry-4-el-hombre

Esse é o quarto jogo da franquia de sucesso da Ubisoft. É um game FPS (tiro em primeira pessoa) com alguns elementos de RPG em mundo aberto.

A história se passa na nação fictícia de Kyrat (inspirada no Himalaia), um lugar selvagem que é comandando por um rei tirano, no meio de uma guerra civil.

  • MELHOR JOGO DE AÇÃO/AVENTURA: “Middle-Earth: Shadow of Mordor”

middle-earth-shadow-of-mordor-el-hombre

A história desse RPG se passa entre os acontecimentos de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis.

Você controla um personagem chamado Talion, que tem o objetivo de se vingar das tropas de Sauron, que matou a ele e sua família. Portanto, Talion retorna das cinzas em busca de vingança e você tem que fazer isso acontecer.

  • MELHOR JOGO DE LUTA: “Super Smash Bros. Wii U”

super-smash-bross-wii-u-el-hombre

Desde o lançamento de sua primeira versão, em 1999 para Nintendo 64, o “Super Smash Bros” se tornou um grande sucesso.

E a última versão, a desenvolvida para Wii U, ganhou o prêmio de Melhor Jogo de Luta. Vários personagens foram acrescentados nessa nova versão, como Mega Man, Greninja, Rosalina, Browser Jr. e até o Pac-Man.

  • MELHOR JOGO DE ESPORTE/CORRIDA: “Mario Kart 8”

mario-kart-8-el-hombre

Outro jogo histórico que data de 1992 e não cansa de consumir prêmios e mais prêmios.

A última versão do Mario Kart, essa mesma que estamos falando, foi desenvolvida também para Wii U. Esse jogo traz pistas já consagradas nas versões anteriores, mas totalmente remasterizadas, e circuitos novos.

Uma grande novidade foi a introdução do recurso Mario Kart TV, que permite os jogadores a assistirem replays de diversos ângulos das corridas, além de salvar partidas e subi-las no YouTube.

Esse jogo também ganhou o prêmio na categoria Melhor Jogo Para Família.

  • MELHOR EXPERIÊNCIA ONLINE: “Destiny”

destiny-el-hombre

Nesse jogo você é um soldado que vive num futuro distante em 700 anos, quando a humanidade explora e coloniza planetas no Sistema Solar.

Tudo é muito pacífico até que acontece o “Colapso”, que extermina praticamente toda a humanidade. Você, junto dos seus amigos, tem de lutar para salvar a humanidade.

Esse é o enredo de Destiny, que, segundo o TGA, oferece a melhor experiência online entre todos os jogos eletrônicos.