fbpx

Os duelos da Champions nas oitavas: o que você precisa saber

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

A UEFA sorteou, agora de manhã, os duelos da Champions League para as oitavas-de-final. Eis o que você precisa saber sobre os jogos — incluindo nossos palpites de favoritismo — para não passar vergonha no bar quando seus amigos começarem a discutir futebol europeu. E, pode ter certeza, em algum momento esse vai virar o tema da mesa:

Gent x Wolfsburg: 25% vs 75%

Você provavelmente nunca ouviu falar no Gent em sua vida. Tudo bem, poucas pessoas ouviram. É um time belga que em 2015 ganhou seu primeiro título nacional em 115 anos. Eles estão fortes na briga pelo bi, aliás. Mas dificilmente vão longe na Champions, apesar de terem escapado dos tubarões europeus nas oitavas. O Gent enfrentará o Wolfsburg, responsável pela eliminação do Manchester United, que ocupa a 4ª posição no campeonato alemão 2015/16. Não é um duelo que vai chamar muita atenção.

Roma x Real Madrid: 10% vs 90%

O Real Madrid fez a melhor campanha na primeira fase da Champions, com 16 pontos em 18 possíveis, incluindo uma sacola de 8×0 na última rodada. Já o Roma foi o pior classificado com míseros 6 pontos e está há 5 jogos sem ganhar no campeonato italiano. Ou seja? Seria uma tremenda zebra o Roma sair vitorioso do duelo.

Paris Saint-Germain x Chelsea: 55% vs 45%

Aqui o negócio começa a ficar sério. Os dois times vivem realidades opostas nas ligas nacionais. Enquanto o PSG é primeiro do francês com muita folga, o Chelsea amarga a 16ª posição na Premier League. Mas quando o negócio é mata-mata a coisa muda de figura, né? Especialmente quando você tem José Mourinho liderando seu time do banco. Então ligeiro favoritismo do PSG, mas com chances reais para o Chelsea.

Arsenal x Barcelona: 15% vs 85%

O Arsenal vive uma ótima fase: primeiro lugar na Premier League e ganhou 3 dos últimos 4 jogos na Champions. O único azar é que pegaram o Barcelona, franco favorito ao título, logo nas oitavas. Dificilmente os ingleses terão força para segurar o trio MSN.

Juventus x Bayern de Munique: 25% vs 75%

Não dá para discutir o favoritismo do Bayern contra qualquer time europeu fora o Barcelona. O time de Pep Guardiola fez 15 de 18 pontos possíveis na primeira fase da Champions e lidera o campeonato alemão tranquilamente. Mas como dizia meu avô, a Juventus é carne de pescoço. Eles vêm de 5 vitórias seguidas no italiano. Acho que a Velha Senhora pode dar trabalho, mas o Bayern provavelmente vence.

PSV Eindhoven x Atlético de Madrid: 20% vs 80%

O Atlético de Madrid atravessa uma fase excepcional: são 7 vitórias seguidas no campeonato espanhol e 2 na Champions League. Eles inclusive estão brigando com os poderosos Real Madrid e Barcelona pelo primeiro lugar do nacional. Deve passar pelo PSV com certa facilidade.

Benfica x Zenit: 50% vs 50%

Com tantos jogos estrelados, um duelo Portugal vs Rússia não chamará tanto a atenção. São dois bons times, que devem fazer um duelo equilibrado — e abandonar a competição na próxima fase, quando pegarem algum dos grandes europeus. Não acho que existe favorito entre Benfica e Zenit.

Dínamo de Kiev x Manchester City: 5% vs 95%

Quem se deu bem no sorteio foi o Manchester City, vice-líder do campeonato inglês, que pegará o modesto Dínamo de Kiev pela frente. Acredito que será o duelo mais fácil das oitavas, com amplo favoritismo do City.

Os jogos começam no dia 16 de fevereiro de 2016