Quando há criatividade e talento se pode tudo. Inclusive unir a antiga cultura egípcia com a cultura pop do século XX e XXI.

Foi o que o artista Zaven Najjar fez em sua série Pharapop. Aproveitando que a forma de escrita dos egípcios utilizava-se, entre outras coisas, de imagens de pessoas, ele teve a brilhante ideia de representar ícones do pop atual por meio de hieróglifos.

Então ele desenhou personalidades como Beyoncé, Mestre Yoda e outros com os traços da escrita egípcia. Ele ainda fez questão de colocar os acessórios típicos de cada artista, como luvas para Muhammad Ali e chapéu para o Michael Jackson.

Antes Najjar, o ilustrador Josh Lane já tivera ideia semelhante, só que, em vez de artistas pop, seu foco foram os super-herois, como você pode ver aqui.

O trabalho de Najjar, no entanto, não se preocupa tanto com detalhes como o papiro, pequenas falhas no desenho para dar um visual antigo ou outros símbolos que não o próprio personagem. Ele é, digamos assim, mais objetivo – é o ídolo que importa e ponto.

Dê uma olhada nos desenho e diga se o cara não é genial.

JAMES BROWN

JAMES BROWN

SNOPP DOGG

SNOOPY DOG

RIHANNA

RIHANNA

PHARRELL WILLIAMS

PHARRELL WILLIAMS

MULHER MARAVILHA

MULHER MARAVILHA

MUHAMMAD ALI

MUHAMMED ALI

MICHAEL JACKSON

MICHAEL JACKSON

KANYE WEST

KANYW WEST

FREDDIE MERCURY

FRED MERCURY

DAVID BOWIE

DAVID BOWIE

DAFT PUNK

DAFT PUNK

BEYONCÉ

BEYONCE

AUDREY HEPBURN

AUDREY HEPBURN