Os melhores destinos do Brasil

Compartilhe

Quem não gosta de uma boa novidade? Para quem está acostumado a viajar existe uma grande chance de o mais do mesmo ter deixado de impressionar – para esses, os destinos que não estão nos guias estão sempre no topo da lista. Mas ao iniciar a vida de viajante é bom seguir as referências para não ter nenhuma surpresa desagradável e sofrer algum trauma inesperado. Se você está nascendo para isso (ou gosta mesmo é do tradicional), portanto, seja bem-vindo, este é o seu post.

A revista Viagem & Turismo realiza todo ano o Prêmio O Melhor de Viagem & Turismo. A premiação conta com a participação dos leitores e de júris compostos por consultores especializados no assunto e pela equipe da Viagem & Turismo e do Guia Quatro Rodas para a escolha dos destinos vencedores. A premiação desse ano aconteceu no último dia 5 e os vencedores já foram anunciados. O Estados Unidos ficou com o título de Melhor País, Santa Catarina de Melhor Estado e Rio de Janeiro de Melhor Cidade. Confira na lista abaixo quais os destinos que lideraram outras categorias interessantes.

Melhor destino de ecoturismo no Brasil: Bonito (MS)

Essa não é uma novidade: Bonito costuma ser o destino vencedor nessa categoria. Caminhadas até cachoeiras, grutas e flutuações em rios são atrações turísticas na cidade. O Abismo Anhumas talvez seja a maior delas – uma caverna onde a única maneira de entrar é fazendo um rapel de 72 metros. Se ainda tiver fôlego ao pisar no chão, mergulhe na lagoa que tem 80 metros de profundidade. O buraco das araras também é um passeio imperdível.

Hotel fazenda do ano: Dona Carolina, Itabita (SP)

Se você gosta de história certamente se identificará com a Dona Carolina, pois trata-se de uma fazenda do século XIX que traz influência da colonização portuguesa em sua arquitetura. O ambiente do lugar te levará a imaginar o cenário das famosas fazendas coloniais de café. Agora, se você gosta de cavalos dificilmente se arrependerá de visitar a Carol (apelido por minha conta): o hotel fazenda é focado em oferecer a seus clientes experiências incríveis sobre o adorável animal, seja por lazer ou esporte. Gosta de cachaça? Dificilmente existe um lugar melhor no Brasil para uma degustação da bebida. O concurso internacional de cachaça que acontece em São Francisco, Califórnia, prêmiou pela 3ª vez consecutiva a cachaça do Dona Carolina como a 2ª melhor do mundo. Ah, o seu negócio é café? A bebida é uma das especialidades do lugar. Mas você gosta mesmo de ecologia? Então…

Resort do ano: Rio Quente Resorts, Rio Quente (GO)

Como é comum entre os resorts, o forte desse Rio Quente é a natureza. O empreendimento oferece mergulho ecológico, a maior praia de águas quentes correntes do mundo (é claro que estamos falando de uma praia artificial, afinal estamos falando de Goiás), um viveiro com diversos pássaros e acesso às pessoas, entre outras atividades. Fora isso, o lugar conta com o maior parque aquático da América Latina, o Hot Park, onde é possível fazer tirolesa, Half Pipe ou ficar descansando numa boa.

Pousada do ano: Pousada Literária, Paraty (RJ)

Essa pousada tem uma proposta artística e cultural, assim como quase tudo em Paraty, cidade referência nesses assuntos. Apesar de ocupar um casario colonial, o lugar tem um desing bem moderno, oferecendo aos clientes o máximo de conforto. É destino ideal para quem quiser relaxar o corpo e exercitar a mente. Lá é possível encontrar uma boa coleção de livros e DVD´s com mais de 500 títulos à disposição dos visitantes. Como a premiação nesse ano ficou limitada com relação aos hotéis e pousadas, relacionamos abaixo os vencedores de outras premiações que podem interessar seu gosto.

Melhor resort de campo do Brasil (2011): Plaza Caldas Imperatriz, Santo Amaro da Imperatriz (SC)

Com um belo SPA e um lago para pesca o ambiente do resort é propício para relaxar. Mas se você também quer um pouco de aventura, encontrará: trilhas ecológicas, arvorismo, trekking, tiro ao alvo e rafting são algumas opções oferecidas para suar o corpo.

Melhor pousada de campo do Brasil (2011): Pousada do Engenho, São Francisco de Paula (RS)

Sinta-se no meio do mato: os seus quartos serão verdadeiras cabanas posicionadas entre árvores e plantas. Perfeito para casais, a pousada proporciona passeios terceirizados que te levarão a cânions, templos budistas, vôos panorâmicos, e um mini-spa para a companheira ficar tranquila enquanto você joga uma partida de tênis.

Melhor resort de praia do Brasil (2011): Nannai Beach Resort, Ipojuca (PE)

Com uma estrutura de impressionar o Nannai proporciona a visão do paraíso para seus clientes. Se você pensou em corpos esculturais fique tranquilo que isso também não vai faltar. Mas a verdade é que a piscina do resort, da forma que é distribuída, parece passear pelo lugar em linhas curvas, alem de ser cercada por muito verde. O seu negócio é atividade física? Ótimo! Jogue tênis, futebol ou vôlei de praia, golfe, faça musculação, ande de caiaque, etc. e tal. Se a preocupação é com o filho, deixe-o no kid’s club. A mulher? SPA, sempre no SPA.

Melhor pousada de praia do Brasil (2011): Pousada Zé Maria, Fernando de Noronha (PE)

A pousada é ótima para quem gosta de fazer mergulho. Fernando de Noronha é conhecido por suas águas cristalinas que facilitam a visibilidade na pratica desse esporte. A visita dos golfinhos é muito comum. Se você também gosta de passeios de barcos e quer fazer um tour pela ilha, esse é o lugar ideal.

Melhor praia do Brasil (2011): Baía do Sancho – Fernando de Noronha (PE)

Um paraíso, simples assim. Obviamente o mergulho e a apreciação da fauna marinha é a principal atividade do lugar. No verão, aproveite a praia branca e as águas cristalinas; no inverno fique encantado com as cachoeiras que se formam com a água da chuva nas paredes verticais. Melhor do que isso? Só se o verdadeiro paraíso realmente existir. Mas como meu comportamento é duvidoso, vou focar nesse aqui.

Thiago Sievers

Co-fundador do El Hombre, é responsável pelo canal do YouTube e pelas parcerias comerciais. Vem trabalhar todo dia de bicicleta e tem um condicionamento de atleta olímpico. É editor também do "Moda Masculina Journal".

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais