- 11 feriados nacionais com potencial para emendas em 2026, ampliando janelas de descanso.
- Muitas datas caem em segundas, sextas ou quintas, facilitando viagens curtas e bem organizadas.
- De certa forma, o calendário favorece o setor de turismo, com chance de aquecer a prática de viagens pequenas e internacionais.
A chegada de 2026 traz um alívio para quem planeja conciliar trabalho e lazer: o calendário de feriados nacionais promete oferecer ao menos 11 oportunidades para emendas, favorecendo os trabalhadores que desejam aproveitar folgas sem comprometer muitos dias de férias. Isso representa um cenário mais generoso do que o observado em 2025, quando muitos feriados caíram em fins de semana, reduzindo as chances de folgas prolongadas.
Além do conforto para descanso, essas janelas de feriados tendem a impulsionar o turismo, tanto no Brasil quanto em destinos internacionais. Com datas estrategicamente posicionadas ao longo do ano, o planejamento de viagens ganha mais flexibilidade e atratividade.
Feriados mais favoráveis a emendas
A lista de feriados nacionais de 2026 com maior possibilidade de emendas inclui:
- 1º de janeiro (quinta-feira): Confraternização Universal/Ano Novo.
- 16, 17 e 18 de fevereiro (segunda-feira, terça-feira e quarta-feira) — Carnaval.
- 3 de abril (sexta-feira) — Sexta-feira Santa.
- 21 de abril (terça-feira) — Tiradentes.
- 1º de maio (sexta-feira) — Dia do Trabalho.
- 4 de junho (quinta-feira) — Corpus Christi.
- 7 de setembro (segunda-feira) — Independência do Brasil.
- 12 de outubro (segunda-feira) — Nossa Senhora Aparecida.
- 2 de novembro (segunda-feira) — Finados.
- 20 de novembro (sexta-feira) — Consciência Negra.
- 25 de dezembro (sexta-feira) — Natal.
Desta forma, são 11 datas com possibilidade efetiva de emenda, sendo possível planejar viagens e passeios.
Estratégias de uso das folgas
Com esses feriados bem distribuídos ao longo do ano, trabalhadores têm a chance de formar mini-férias ou escapadas de fim de semana usando poucos dias de férias. Por exemplo: juntando a sexta e o fim de semana, 1º de maio proporciona quatro dias seguidos de descanso; já Corpus Christi, em 4 de junho, pode gerar um feriado de quatro dias com apenas uma folga. Situações semelhantes se repetem em outras datas como 1º de janeiro ou 21 de abril.
Além da economia de dias, esse cenário oferece ganhos ao setor de turismo: mais turistas em destinos nacionais acreditam gerar aumento na ocupação hoteleira, transporte e gastronomia.
A diferença em relação a 2025
Em 2025, muitos feriados nacionais estão caindo em fins de semana — como a Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) — limitando as emendas. Em contrapartida, 2026 traz uma programação mais alinhada com as expectativas de descanso prolongado, especialmente por permitir emendas eficazes em diversas datas.
Esse alinhamento entre datas e oportunidades reforça a importância de consultar o calendário com antecedência, ideal para quem quer planejar viagens ou atividades de lazer com estratégia, sem desperdício de dias de folga.